4º LIVRO
A partir da
fotografia comum que registra apenas uma imagem sob um único ponto de vista,
estudiosos de outrora desejaram dar vida ás mesmas e eram necessárias duas
outras informações o Relevo -- (estereoscopia) e a Cor -- (cromia).
Iniciamos
com a estereoscopia que é a visualização em volume dos objetos. A técnica era
já conhecida pelos egipcios, na antiga grecia, pelos aztecas e foi enunciada
por aristoteles, ptoomeu galileu alhazen e muitos outros sábios.
No século XX
tecnologias alternativas para a visão em terceira dimensão foram desenvolvidas
a partir dos conceitos de estanave que culminaram com a kinoestereoscopia e a kinoholografia nas quais
o movimento nos da a sensação de volume.
O processo
de lippman, com a tela lenticular, e o método de barreiras geraram processos como a stereokino, o
cyclo estereoscope e a interessante objetiva de maurice bonnet.
A
estreoscopia ganhou grandes aplicações durante a II guerra com a vectografia
para aprendizado tecnico rápido .
Após este periodo,
a estereoscopia ganhou grande terreno não apenas em sistemas adaptadores para
cÂmaras existentes como num imenso segmento de novas cÂmaras que surgiram no
mercado.
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