6º LIVRO
Chegamos
finalmente à cor que durante milenios fascinou a humnidade e o desejo em
reproduzi-las.
o
escaravelho foi igualado à divindade porque NO Egito antigo que dominava a
produção das cores simuladas, não as conseguiam imitar.
muitas
teorias antigas sobre a formação das cores foram apresentadas. entre as mais
interessantes estão as de Newton e van goethe para a decomposição da luz ranca.
a fidelidade
na reprodução das cores depende de objetivas de boa qualidade que não favorecem
ou decompõem a luz do objeto iluminado. assim devem ser acromáticas, e
explicamos como são as mesmas construidas.
veremos que
levi hill foi o primeiro a obter daguerreotipo em cores e alcançou a expressão
máxima no sistema de tricromia de prokudin-gorski.
A impressão e
a reprodução das cores passou a ter como base principios constatados na genética das
cores.
em 1903 foi
introduzido o primeiro filme comercial a cores, o Lumière e em 1916 passou a
ser largamente conhecido atraves da introdução do technicolor no cinema.
a partir dos
anos 1930 nasceram os procedimentos quimicos para obtenção do filme a cores que
permanecem ate os dias atuais. a partir dos anos 1950 entraram no mercado os
medidores de temperatura de cor.
xxxxxxxxxxx