A história do Su-27 começou no fim dos anos
sessenta. Sob a influência das informações sobre os caças russos mais novos
(versões avançadas do Mig-21 e primeiros protótipos do Mig-23), os americanos
começaram uma competição por uma geração de caças inteiramente nova que
deveria ser uma resposta aos russos. Três aviões diferentes nasceram desta
competição; dois caças leves: o F-16 Fighting Falcon e o F/A-18 Hornet, e um
caça-interceptador pesado, o F-15 Eagle.
Em resposta aos americanos, os russos (em 1969) definiram também seus próprios
contextos para desenvolvimento de novos caças. Na competição participaram
todos os Burôs de desenvolvimento significantes: Yakovlev com o Yak-45,
Mikoyan com o primeiro projeto do Mig-29 e Sukhoi com o protótipo do Su-27
(T-10). Mais tarde foi decidido que dois aviões deveriam ser desenvolvidos: um
oponente leve do F-16 (Mig-29) e um interceptador pesado como oponente do F-15
(Su-27). Um fator muito importante no fim do desenvolvimento do Su-27 foi o
domínio russo em materiais com tecnologia avançada (titânio) e também
conhecimento dos sistemas fly-by-wire que tinham sido testado nos antigos T-4
(S-100) da Sukhoi.
O primeiro protótipo do Su-27, T-10-1 fez seu primeiro vôo em 20 de maio de
1977 da pista do Instituto de Teste de Vôo em Zhukovski. Pouco tempo depois do
primeiro vôo, o avião foi fotografado pela primeira vez por um satélite
americano e recebeu o codinome de RAM-K, mais tarde recebeu o apelido de
Flanker-A pela OTAN.
Análises das capacidades do primeiro protótipo mostraram que o Su-27 era
inferior ao seu oponente. Após esses resultados os projetistas desenvolveram
o, quase novo, T-10S. Graças as mudanças as diferenças entre o F-15 e o Su-27
mudaram, sendo o russo considerado por muitos superior. A produção do Su-27
Flanker-B iniciou em 1982, e a primeira unidade operacional recebeu a aeronave
em dezembro de 1984.
Ficha Técnica
Sukhoi Su-27
Flanker
Comprimento (m): 21,94
Envergadura (m): 14,95
Altura (m): 5,94
Motores/Empuxo: 2x Saturn/Lyulka AL-31F (12.500kg)
Peso max. decol (kg): 33.000
Vel. cruzeiro: Mach 0.95 a Mach 1.2
MMO/VMO: 2.300km/h
Alcance (km): 4.000
Teto de Serviço: x
Tripulação: 1
Armamento: 1 canhão GSh-301 de 30mm com 150 tiros, e mísseis ar-ar AA-8,
AA-10, AA-11, AA-12, mísseis ar-superfície, foguetes, bombas convencionais,
bombas guiadas e mísseis cruise.
Principais Operadores: Russia, China, Ucrânia.