A História do SU-27

 

     

A história do Su-27 começou no fim dos anos sessenta. Sob a influência das informações sobre os caças russos mais novos (versões avançadas do Mig-21 e primeiros protótipos do Mig-23), os americanos começaram uma competição por uma geração de caças inteiramente nova que deveria ser uma resposta aos russos. Três aviões diferentes nasceram desta competição; dois caças leves: o F-16 Fighting Falcon e o F/A-18 Hornet, e um caça-interceptador pesado, o F-15 Eagle.

Em resposta aos americanos, os russos (em 1969) definiram também seus próprios contextos para desenvolvimento de novos caças. Na competição participaram todos os Burôs de desenvolvimento significantes: Yakovlev com o Yak-45, Mikoyan com o primeiro projeto do Mig-29 e Sukhoi com o protótipo do Su-27 (T-10). Mais tarde foi decidido que dois aviões deveriam ser desenvolvidos: um oponente leve do F-16 (Mig-29) e um interceptador pesado como oponente do F-15 (Su-27). Um fator muito importante no fim do desenvolvimento do Su-27 foi o domínio russo em materiais com tecnologia avançada (titânio) e também conhecimento dos sistemas fly-by-wire que tinham sido testado nos antigos T-4 (S-100) da Sukhoi.

O primeiro protótipo do Su-27, T-10-1 fez seu primeiro vôo em 20 de maio de 1977 da pista do Instituto de Teste de Vôo em Zhukovski. Pouco tempo depois do primeiro vôo, o avião foi fotografado pela primeira vez por um satélite americano e recebeu o codinome de RAM-K, mais tarde recebeu o apelido de Flanker-A pela OTAN.

Análises das capacidades do primeiro protótipo mostraram que o Su-27 era inferior ao seu oponente. Após esses resultados os projetistas desenvolveram o, quase novo, T-10S. Graças as mudanças as diferenças entre o F-15 e o Su-27 mudaram, sendo o russo considerado por muitos superior. A produção do Su-27 Flanker-B iniciou em 1982, e a primeira unidade operacional recebeu a aeronave em dezembro de 1984.

 

Ficha Técnica


Sukhoi Su-27 Flanker

Comprimento (m): 21,94
Envergadura (m): 14,95
Altura (m): 5,94

Motores/Empuxo: 2x Saturn/Lyulka AL-31F (12.500kg)

Peso max. decol (kg): 33.000
Vel. cruzeiro: Mach 0.95 a Mach 1.2
MMO/VMO: 2.300km/h
Alcance (km): 4.000
Teto de Serviço: x

Tripulação: 1
Armamento: 1 canhão GSh-301 de 30mm com 150 tiros, e mísseis ar-ar AA-8, AA-10, AA-11, AA-12, mísseis ar-superfície, foguetes, bombas convencionais, bombas guiadas e mísseis cruise.

Principais Operadores: Russia, China, Ucrânia.

 
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