Tupulëv ANT 20

 

Avião comercial projetado e produzido por Andrei Tupolev. Teve seu primeiro vôo em 3 de Abril de 1934.  Capacidade de 72 passageiros.  Comprimento 33 metros. Envergadura 63 metros. Altura 12,8 metros. Velocidade máxima 220 km/h Altura máxima de vôo 4.500 metros Peso máx. decolagem 42.000 kg

 

O Tupolev ANT-20 - foi considerado o maior avião dos anos 30. Foi o único construído totalmente pelos soviéticos.

 

 

 





O ANT-20 foi desenhado por Andrei Tupolev e construí­do entre 1933 e 1934. A aeronave recebeu o nome em homenagem ao escritor e estadista Maxim Gorky. Possuía a aeronave com 8 motores. Seis nas asas e dois na parte superior da fuselagem. Foi destinado para fins de propaganda stalinista e, portanto, equipado com um poderoso conjunto de rádio chamado "Voz do céu", máquinas de impressão, estação de rádio, laboratório fotográfico, projetor de filmes para mostrar filmes em vôo, biblioteca etc... O avião podia ser desmontado e transportado por ferrovia, era o recordista em capacidade de passageiros na época.

 

O ANT-20 Sobrevoando as torres do Kremlin

 

Pousado. Uma das variantes com apenas seis motores.

O Tupulev ANT-20 foi uma evolução para uso civil dos bombardeiros ANT-6 e ANT16.

 

Tupolev ANT-6 (Tupolev TB-3) Тяжёлый Бомбардировщик,

ANT 16 com dois  Polikarpov I-16

 

 

ANT 16 levando um tanque T-27

 

Tupolev ANT-16 (Tupolev TB-4)

 

O Bombardeiro pesado experimental ANT -16 foi projetado e testado na União Soviética no início dos anos 1930. Desenvolveu-se a partir do bombardeiro TB-3, O ANT-16 foi projetado sob o princípio que tamanho e capacidade de carga eram mais importantes do que velocidade pois um bombardeiro poderia se defender com o armamento defensivo de seu arsenal. Duas baias de 5×1.8×1.8 m porta bombas eram as maiores do mundo à época em que foram apresentados e o projeto apresentou vários desafios para preservar a rigidez estrutural necessária de toda a fuselagem.

 

Tu104

 

 

O Tupolev Tu-104 (nomenclatura NATO: Camel) é um jato puro bimotor ; e foi o primeiro avião de passageiros a jato puro de sucesso absoluto. Foi o quarto a ser lançado no mundo. (O primeiro o British de Havilland Comet, o segundo o Canadense Avro Jetliner, e o terceiro o Francês Sud Caravelle), O Tu-104 foi porém o segundo a entrqar em serviço regular (na Aeroflot) e o primeiro a manter serviço sustentável  pois o Comet foi retirado de serviço devido a uma série de acidentes oriundos de um defeito estrutural. O Tu-104 foi o único jato puro a operar no mundo entre 1956 e 1958.

 Em 1957, a Czechoslovak Airlines - ČSA, (agora Czech Airlines) foi a primeira companhia a operar exclusivamente com jato puro através da variante Tu-104A. O Tu-104 em serviço civil transportou mais de 90 milhões de passageiroa na Aeroflot (na época a maior companhia do mundo), outros muitos na ČSA, O Tu-104 também operou na Força aérea Soviética. Seus sucessores incluem o Tu-124 (a primeira aeronave em turbofan), o Tu-134 e o Tu-154.

Primeiro vôo em 17 Junho de 1955 posto em serviço em 15 de Setembro de 1956 na Aeroflot Aposentado em 1986 Pricipal usuário: Aeroflot
Produção Checa para ČSA 1956-1960 – 200 unidades construídas  Desenvolvidas a parir do Tupolev Tu-16.

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