(“O
PORTRAIT” -1ª PARTE)
POR OTTO RICHTER
TRADUÇÃO DO
RUSSO: J ANTONIO BUENO
CORTEZIA DE POISKFOTO
FOTOSHKOLA
Na
criação do retrato ao ar livre os problemas giram
em torno da iluminação oferecida pelas
condições do dia, se de luz forte e com sombras ou
se de luz suave em dia nublado. Idem se estamos ao meio dia provocando
fortes sombras, que transformam os rostos das pessoas em “Mascaras de
Quatis” (guaxinim). Por outro lado, a luz do sol é
grátis. Descrevemos aqui alguns métodos de fotografia no
campo.
As
melhores fotos são conseguidas em tempo nublado em que
não se há a visão direta do sol.
A luz
solar passa pela nuvem como através de um filtro,
executando uma função de “chapa de reflexão” e a
luz será branda.
É
necessário observar se as sombras produzidas nos rostos
das pessoas estejam bem iluminadas (área dos quatis).
Fotografias contra luz, normalmente não dão bons
resultados e exigem muito trabalho na ampliação.
Bons
retratos são conseguidos posicionando o modelo tendo como
fundo paisagens de campo, de cidade, florestas, matos, ou
várzeas. Conseguimos também bons resultados com fundos
cinzentos tais como pedras ou cimento texturado, às vezes,
também com um fundo com uma cor que harmonize com o modelo.
Grandes
resultados são também conseguidos com fundo de
céu azul, mantendo o modelo à sombra e compensando com
uma iluminação de um pequeno flash ou rebatedor. Se o
céu estiver cinzento, a fotografia ficará ótima em
filme preto e branco.
A
iluminação direta do sol deve sempre ser evitada, pois
a mesma provoca contraste excessivo, produzindo resultados
inferiores.
A
fotografia artística, é algo muito subjetivo.
Lá, ressalta-se a mensagem do fotografo através de um
impacto visual propositalmente escolhido
Sugerimos
para tanto, uma pequena pesquisa: Fotografe um modelo num
mesmo lugar nas seguintes circunstâncias.
*Luz
solar direta frontal.
*Luz
solar direta frontal agora suavizadas pela luz refletida por um
rebatedor de superfície dourada, prateada ou branca.
*Luz
solar direta frontal complementada pela luz de flash (N° guia
8) usando diafragma 11.
*Luz
solar iluminando a câmara (contra luz). A câmara agora
fotografando através de um furo no rebatedor. (As sombras
são suavizadas pela superfície refletora).
*Modelo
na sombra, fundo iluminado pelo sol.
*Sol
encoberto pelas nuvens, sombras suavizadas.
Coloque
diante de si as fotos obtidas. V. agora conhece cada
técnica para cada efeito, para repeti-las, use a técnica
adequada para cada efeito.
Uma
dica interessante: A utilização de roupa branca pelo
modelo, minimiza os contastes em seu rosto quando fotografado a luz
solar.
Na
verdade podemos considerar qualquer fotografia como Retrato e o
modelo o objeto principal, relacionando-se com os demais elementos de
composição da foto.(fundo,etc) A
iluminação é sempre importante e especial
atenção deve sempre ser notada aos níveis de
sombra.
A regra
mais importante, é que o modelo é sempre o
objetivo mais importante, conseqüentemente a
exposição correta deve dar-se apenas ao modelo principal.
Varias fotos são obtidas por exemplo, em que a bicicleta esta
mais nítida que o ciclista, em que vemos flores em primeiro
plano e o modelo bem longe perdido na cena, e quando de perto, os olhos
desfocados.
Nos
Retratos, o uso de filtros também promovem interessantes
efeitos.
Em
preto e branco, os filtros vermelho e laranja ajudam a escurecer o
céu e clarear o tom da pele do modelo. O filtro verde, limpa a
pele de manchas e defeitos aparentes enquanto o azul ajuda a clarear as
sombras criadas pela luz solar.
Existem
ainda o filtro sépia que dá no retrato a cores um
tom nostálgico, e os filtros Duto, Soft,, Center-Spot , e
Center-Mirror, além dos de efeitos especiais, que aqui
não cabem descrever. Estes filtros criam imagens bem
particulares como suavizar rugas, criar aureolas, mudar o brilho dos
olhos e jóias etc.
Particularmente
eu uso uma técnica que chamo de “Capa de
Agenda”. Uso uma capa dessas de plástico que cobrem agenda A-4 e
controlo a luz solar que ilumina o rosto do modelo, assim posso
através da luz-e-sombra, criar um rosto mais estreito, ou
embutir um efeito especialmente diferente na imagem, algo que
não havia no modelo original, este método pode
também ser aplicado controlando luz de refletores de
lâmpada ou rebatedores. Cada caso é um caso particular.
Retratos
tendo como fundo: janelas que brilham, vitrines iluminadas,
paredes de casas com pedras brilhantes ou ladrilhos criam um
interessante efeito ao retrato porque também alteram a
iluminação do rosto do modelo.
Este
efeito gerado pela luz de fundo é muito explorado pelas
fotografias de modas Aqui cabe dizer que a luz de fundo não deve
ser superior a luz do modelo, mas diferenciar-se entre 1 e ½
ponto de diafragma para menos da iluminação do
modelo, e neste caso, devemos gerar a compensação
através de iluminação artificial complementar.
As
sombras devem ser continuas e não deve haver
iluminação nem excessiva do rosto, nem contrastada. Isto
se controla com os rebatedores, e deve ser competência do
assistente controlar esta iluminação. Note-se que aqui a
grande diferenciação entre a foto de Retrato e a de Moda,
é que na primeira o Rosto do modelo deve sempre levar a
exposição correta, lida por um fotômetro de
mão, sem muito diretamente se importar como resto, enquanto na
segunda, o corpo todo do modelo deve estar igualmente iluminado. Ai, as
cores das vestimentas e a maquiagem são decisivas na
medição de luz e especialmente o fundo deve estar sempre
na relação de ½ a 1 ponto a menos na
exposição. Em casos especiais de
dramatização e impacto visual, poderemos diferenciar em 2
pontos o fundo do modelo. Indiscutivelmente as decepções
serão controladas após varias experiências
devidamente anotadas. O aprendizado, se faz melhor, visualizando-se os
resultados em filme de transparências (slides).
O
Retrato é uma atividade essencialmente criativa e de grande
satisfação. Eu particularmente me encanto quando a
realizo junto à natureza.