LOFTIN-WHITE DIRECT COUPLED AMPLIFIERS.

SHIFT=ZERO   (2)

 

 

 

 

A seguir apresentamos as válvulas em uso no L-W original.

 

448_12.png

 

 

171_2.png

 

 

 

 

ux281_so.png

 

 

 

 

No diagrama abaixo enviado por nosso mestre em LW Darius Mottaghian observamos que tendo ele estudado o circuito original, coloca a nossa disposição os pequenos segredos não revelados nos artigos originais, quebrando por completo os detalhes de polarização para que o amplificador funcione corretamente. velados nos artigos originais, quebrando por completo os oca a nossa disposiao  Logo abaixo    Logo abaixo, um novo circuito será proposto com válvulas e componentes que se possam adquirir normalmente no mercado.

 

 

 

 

Eis que aqui temos o diagrama original  do Loftin-White de segunda edição (aperfeiçoado). Neste diagrama são alertados os pontos críticos: Observe a eliminação do potenciômetro de dois cursores e a sua reposição por dois resistores de 440 e 460 Ohms respectivamente.

Rc é a resistência de carga do tetrodo #24. Dela dependerá a linearidade de resposta da válvula de saída #50

C2 condensador do +B ao catodo da válvula de saída #50. Deste dependará a resposta nos graves.

Chb “capacitor for hum blocking” ou capacitor de bloqueio de zumbido. Valor sugerido: 0.1 microfarads.

Seu valor dependerá do ganho do próprio tetrodo #24. Ao alterarmos Rc, o ganho será alterado exigindo ajuste no Chb.

P. potenciômetro de anulação. Por intermédio de seu ajuste, trabalharemos uma realimentação negativa na faixa dos 60Hz  o ajuste exato anulará o hum. Pouca realimentação deixará o amplificador com zumbido, muita realimentação deixará o amplificador instável.

 

Nota: a resistência Rc possui maior faculdade de ajuste da polarização da #50 que a proposta de ajuste em R1 (25.000 ohms) no catodo da #24, apresentado no artigo russo.

 

Comparação entre os circuitos:

 


O Loftin-White de primeira versão Publicada na Radio News de Janeiro de 1929 (com valores de circuto)


O Loftin-White de segunda versão vendida em kits da Amplex (1930). Observe a grande resistência R1 com as derivações e a mudança da válvula #50 pela #45.

Verifique outras diferenças:

Primeiramente a fonte de onda completa; os filtros também diferem em sua configuração e valores.

O grande resistor R1 tem agora um ponto fixo de derivação (R1a).

Não mais possui o resistor de 20.000Ohms na entrada e R5 muda de valor para 50.000Ohms.

 

   Primeiras impressões: as qualidades sónicas deste amplificador são espectaculares! Nota-se uma diferença para melhor em relação ao KT88, com uma linearidade sublime em toda a gama de frequências. Os baixos estão presentes no seu esplendor, os médios e os agudos igualmente deliciosos

 

Novas propostas de válvulas;

 

Nos dias atuais nem mais poderemos pensar nas válvulas originais para a montagem de um novo L-W, por esta razão,

introduzimos duas novas válvulas com características elétricas similares às UY224 e UX250 que praticamente no mesmo circuito vai nos proporcionar 17 W de saída, em vez dos acanhados picos de 4.6W do circuito original de 1929. Estas serão utilizadas no LW-Volná  que será posteriormente descrito. Os projetistas em geral tem dado preferência aos triodos no lugar do tetrodo #24 original., Na verdade os triodos modernos de alto mu  se comportam como os antigos tetrodos (ou pentodos) na transferência de tensão de placa, com as vantagens das menores distorções intrínsecas e menor resistência interna. Por enquanto vamos apresentar um pentodo e um triodo de potência.

 

 

 

Acima, a EF86/6267 de fabrico inglês e a EF806 de idênticas características com contactos de ouro de fabrico russo.

Os contactos em ouro visam a não oxidação e conseqüente menor ruído e eliminação de panes por falta de contacto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A nova #300BXLS é super-dimensionada para ter o máximo de rendimento e durabilidade.

É fornecida em duas versões; com placa lisa ou com placa em rede (grade) para melhor retenção dos elétrons, com isto eliminando possíveis oscilações.

 

 

Nas duas imagens acima vemos as construções das versões citadas. Sempre à esquerda a versão de placa em rede (Mesh-Plate) a direita o tipo convencional. Estes tipos são os “Premium” com contactos de ouro. Todas de produção Tcheca.

 

A Versão “Mesh” da #300B é considerada a “Non Plus Ultra” da reprodução de som. Na verdade elas custam uma fortuna. Só a válvula é mais cara que um amplificador inteiro de alta qualidade. Em compensação V. terá uma válvula para toda a vida.

Diagrama de base

Abaixo comparação #50 versus #300

 

 

 

300BXLS plate characteristics

Três opções de menor custo que a #300B (1/10 de seu valor) com pouquíssima perda no desempenho, mas também de elevados resultados técnicos e auditivos serão as  6B4G/6S4S; a 6080/6AS7/6N13S com os triodos em paralelo e a EL34/6CA7 esta em conexão triodo. No próximo segmento apresentaremos alguns circuitos que as usam.

Características.

 

 

 

 

 

 

Nos quadros abaixo demonstramos as curvas comparativas das válvulas  substitutas atuais em relação à UY224, que é a chave do sistema LW.

Mostramos gráficos comparativos de três válvulas candidatas à substituição da #24A. Como poderemos notar, as 24 e 6K7 são válvulas de corte remoto enquanto a EF86 e a 6J7 são válvulas de corte agudo.

O reconhecimento é simples.As de corte remoto aceiram largas excursões da voltagem de grade com pequena alteração na corrente de placa enquanto as de corte agudo são saturadas com pequenas variações das tensões em grade.

As válvulas de corte agudo ou corte rápido proporcionam maior ganho e os pentodos de corte remoto possuem ganho similares aos triodos de alto mu (alta amplificação). Daí o comportamento adequado de uma 12AX7 no circuito L-W.

 

 

Similaridade de ganho entre a #24ª e a 12AX7: A variação de tensão na grade de controle de 0 à -1.5V proporciona uma variação de corrente de placa de aproximadamente 2.5mA

 

 

 

 

Aqui as curvas das #24 e 6SG7 também usadas em novos circuitos.

 

Darius Loftin White

Neste segundo diagrama Darius Mottaghian propõe um novo L-W com 12AX7 (ECC83) e a válvula #300BXLS anteriormente apresentada. O novo projeto apresenta várias vantagens sobre a primeira proposta (original de L W). A primeira delas é que somos apresentados a um amplificados bem mais “civilizado” pelo fato de não mais possuir um terra “flutuante” como no circuito original e possuir um controle de volume igual à todos os demais circuitos comerciais. A segunda vantagem é a obtenção de uma potência de áudio 7.4 Watts contínuos contra 2.4 Watts contínuos no L-W original. Tensão de alimentação bem mais baixa e assim mesmo usando um protetor de centelha (X) no transformador de saída. Válvulas de fácil aquisição não precisarão ser mencionadas. Eis que o circuito não dispensa o “famoso” Chb em função da configuração do circuito de acoplamento direto. C1 e C2 são os responsáveis pelos graves. O mais importante, porém é o acoplamento via seguidor de catodo.

No circuito original, a remoção da válvula excitadora, sua queima ou súbita parada de emissão leva a grade da válvula de saída a um potencial positivo podendo causar um “defeito catastrófico”, comum nos equipamentos transistorizado, levando à queima da válvula de saída, o transformador de saída, a retificadora, e até o transformador de alimentação; só que nas válvulas isto não é instantâneo como é no estado sólido dando um tempo para se desligar o equipamento.

Eis que, portanto, o Darius Loftin-White é um aparelho absolutamente seguro. O circuito é extraordinariamente simples e nele são indicadas as corretas tensões de funcionamento. Chamamos atenção para a impedância de carga do transformador de saída: Z=2000 Ohms. Realimentação negativa externa=zero. Nota: 260V é medido entre o +B e o catodo da #300B. O circuito utilizado não influi na variação de polarização do primeiro triodo (12AX7).

 

Mostramos gráficos comparativos de três válvulas candidatas à substituição da #24A. Como poderemos notar, as 24 e 6K7 são válvulas de corte remoto enquanto a EF86 e a 6J7 são válvulas de corte agudo.

 

 

A segur apresentamos dois interessantes circuitos apresentados por Charles Darchevelle na revista “Toute la Radio”

O primeiro data de 1955 O triodo 2A6 é similar à 6Q7, 6SQ7,6AQ6,6AV6 e uma metade de 12AX7 a 2A3  continua convencional e é idêntica à 6B4.

O segundo é o único L-W em configuração push-pull conhecido. Não resta duvida dá potência de áudio mas mata os harmônicos pares presentes na configuração simples que é o “quente” do som L-W. A válvula #45 é irmã da 2A3 e bem similar A configuração segue o famoso Williamson eliminando os capacitores, consequentemente estendendo a resposta de freqüências.

 

 

 

 

 

No próximo segmento demonstraremos alguns circuitos novos com a mesma filosofia LW

 

 

CONTINUA>>>>>>>>>>>>