LOFTIN-WHITE IIa
Continuação
Os Triodos de Potência mais utilizados atualmente são as válvulas 300 B, 2A3, 45 conhecida como a mãe das válvulas e também a 845.
Em pura classe A, os seguintes triodos proporcionam os Watts RMS que se indicam abaixo:
Tríodo |
Watts RMS |
10Y |
1.3 watts |
45/50 |
2 watts |
2A3 |
3.5 watts |
300B |
8 watts |
845 |
18 watts |
As opiniões diferem quanto a sonoridade de cada triodo.
A favorita de Paul Klipsh era a válvula 2A3, outros melómanos principalmente os de rock and roll, preferem a 300B pela sua maior potência.
Os puristas dizem que a #45 (a #50) e a #10Y (VT-25 versão militar) como “la creme de la creme”.
Pessoalmente indico a 2A3 ou 6B4 pelo seu realismo, presença e balanço dinâmico nos médios, graves claros e suaves e agudos excepcionais; também a 300B em seu lugar quando desejamos algo profissional. Lembre-se que a 300B era o padrão dos grandes auditórios de cinema no final dos anos ’30 até os ’50. A EL34 em conexão triodo tem também grande sonoridade porém um pouco mais seca que a 2A3/6B4.
A 6AS7/6080 é também excepcional, mormente com os dois triodos em paralelo.
Circuitos L-W recomendados para ensaios de audição.
Entre os modelos que apresentei até agora, recomendo para montagem caseira o de Brusnikin com EL34 apresentado no segmento anterior, o de Sergeev com 6Ê5P com reator, que pode ser substituída por uma EL84, os circuitos tipo Darling incluindo o de John Day, e para quem quiser algo diferente, tentar o 8B8 de Nogushi. Lembre-se que são críticos em questão dos transformadores. Finalmente o Darius L-W para quem aprecia “o fino da elegância em acústica e eletrônica”. Abaixo apresento quatro versões de L-W por mim desenvolvidos para variados gostos e bolsas. O Ekstazy porém, informo, não é para principiantes.
O modelo econômico de, com EL34 é mais que satisfatório. O leitor vai se deliciar com seus resultados em salas de apartamento até uns 45m3 de volume. O modelo de mais baixo custo é o MICRON da EL84 que realmente apresenta um resultado surpreendente. Este é calcado no Boletim da Mullard de 1954 quando apresentado o Mullard 3/3 que é uma versão pentodo com desempenho bem próximo do L-W original de 1930 e até ligeiramente mais potente, e indiscutivelmente muito menor e extraordinariamente mais barato. O NON PLUS ULTRA é resultado da aplicação do excepcional Darius L-W ,que leva minha recomendação especial, com algumas simplificações. Da mesma forma que o peso pesado EKSTAZY usa acoplamento a reator para melhor eficiência. Na versão EKSTAZY usamos um sistema de transformador para assegurar a resposta totalmente plana e o sistema de duplo transformador de saída para extensão da resposta sem saturação do núcleo. Aqui vamos ter até 34 Watts de pico, mas exige cuidados na montagem devido às altíssimas voltagens. São 1000 Volts contínuos e é perigoso para quem não está habituado com estas montagens. A 845 é válvula de transmissão, portanto muito poderosa em áudio. Espaço e material de primeira são importantíssimos nas isolações.
Amplificador L-W Mícron. A fonte é para duas unidades amplificadoras.
A EL 84 poderá ser substituída pela SV83 que é ligeiramente mais robusta.
Amplificador L-W Econômico. A fonte é para duas unidades amplificadoras.
Nos dois circuitos anteriores a EF86 poderá ser substituída pela 6J7 exigindo blindagem global do estágio.
A saída com EL34 em triodo dá a mesma potência da EL84 em pentodo mas oferece resposta plana estendida na região dos graves e dos agudos.
Amplificador L-W Non Plus Ultra. A fonte é para apenas uma unidade amplificadora.
S1, S2 e S3 controlam o nível de reforço dos graves.
A 300BTLS poderá ser substituída com vantagem pela moderna
3CX300A1.
A 6N1P poderá ser substituída com vantagem pela moderna 6N30P.
Amplificador L-W Ekstazy. A fonte é para apenas uma unidade amplificadora.
Montagem apenas recomendada para pessoal experiente!
Nota: Os capacitores de filtro para filamento são todos de 10.000 uF.
Recomendações finais.
Como recomendações finais faremos uma recapitulação:
Em primeiro lugar lembramos que o sistema de acoplamento direto produz um alto ganho, o máximo que se pode obter num circuito valvulado. O ganho elevado torna-se, portanto sujeito à zumbido de rede. Lembre-se que o primeiro LW possuía uma realimentação anti-hum . Em baixas potências (até 2-3W) não há necessidade de cuidados especiais, a partir destes valores recomenda-se alimentação de corrente contínua no filamento da pré-amplificadora. Recomenda-se sempre especial atenção à dupla alimentação de filamentos uma para o pré, e outra para a unidade de saída uma vez que o catodo desta sempre vai trabalhar em potencial bem mais elevado que a pré-amplificadora. Todas as ligações de terra na etapa de áudio devem partir de um único ponto. O passe valvulado apresenta distorções baixíssimas, portanto é necessário que o transformador de saída seja sempre da melhor qualidade. Lembre-se que o LW “Real” não possui realimentação negativa compensatória. Qualquer economia no transformador de saída resultará numa reposta deficiente.
O circuito também é suscetível de grandes excursões de corrente de placa o que exige uma fonte de baixa impedância interna e bem regulada. Na prática deve-se utilizar um transformador de força estipulado para o dobro da corrente necessária aos circuitos equivalentes não LW. A regulação e o amortecimento são também valiosos, portanto uma filtragem com grandes capacitores, um amortecedor capacitivo entre fonte e catodo da válvula de saída e choque de filtro são também altamente recomendados. A particular propriedade de alta variação de corrente na placa da válvula de saída proporciona uma “Audição Vívida” que não é oferecida por outros tipos de circuitos conhecidos. Não se impressione com os baixos níveis em watts. A dinâmica destes amplificadores compensa plenamente esta perda. Os níveis baixos e altos são bem mais diferenciados, trabalhando como se tivéssemos um expansor de volume. Os níveis se aproximam da realidade. Potências maiores exigirão fontes muito maiores. Segundo especialistas, a aparência em volume sonoro de um LW de 8W equivale a um equipamento de estado sólido de 40W, e ainda com maior presença e vivacidade no som. Recomenda-se audição em caixas do tipo Klipsch.
Abaixo tabelas de Válvulas usáveis no circuito LW.
Comparação dimensional entre 3CX300A1 e 6N1P
SED™ 3CX300A1 Low-Mu Ceramic Power Triode
A válvula SED™ 3CX300A1 ´w um triodo de potência do tipo cerâmica-metal com um mu de 9. è uma grande escolha para etapas de potência em alta fidelidade devido a sua linearidade, baixa microfonia e grande resistência mecânica. Um par de 3CX300A1, operadas abaixo de seus limites, faz o mesmo trabalho que dez 6550s ou KT88s em push-pull, ou quatro 845s em push-pull. A válvula SED™ 3CX300A1 é tampem usável em linhas de alimentação em fontes reguladas. (seu destino original). Interessante notar que suas curvas se sobrepõem às da 300BXLS, porém com maiores poder de dissipação de placa e limites de altas tensões, alem de possuir dimensões bem mais reduzidas.
Curvas comparativas entre a 300BXLS e a 3CX300A1
Тетрод выходной лучевой для работы в выходных каскадах
строчной развертки телевизионных приемников цветного изображения с отклонением
луча 110 градусов.
Оформление - в стеклянной оболочке. Масса 140 г.
Входная 55. Выходная 20. Проходная не более 1.5.
при Uн = 6.3 В, Uа = 50 В, Uс2 = 175 В, f = 50 Гц и Uс1имп = -10 В
Ток накала, А |
2.5 +- 0.2 |
Ток анода в импульсе (при Q = 10), мА |
не менее 800 |
То же при Uн = 5.7 В, мА |
не менее 700 |
Ток анода в начале характеристики (при Uс1 = - 200 В), мкА |
не более 100 |
Ток 2-й сетки в импульсе (при Q = 10), 150 мА |
не менее 150 |
Обратный ток 1-й сетки (при Uа=200 В, Uс2 = 280 В, Rн = 180 Ом и Rс2 = 3 кОм), мкА |
не более 2 |
Отношение тока анода к току 2-й сетки в импульсе |
не менее 7 |
Внутреннее сопротивление, кОм |
не более 2.5 |
Время разогрева катода, с |
не более 90 |
Наработка, ч |
не менее 5000 |
Критерии оценки: |
|
обратный ток 1-й сетки, мкА |
не более 10 |
ток анода в импульсе, мА |
не менее 640 |
Электрическая прочность при Uа = 400 В, Uс2 = 300 В, Uс1имп = 200 - 250 В, Uа.имп = 6 - 7 кВ, Iк.ср = 380 мА, Rс1 = 2.2 МОм, Rс2 = 5 кОм, f = 16000 +- 4000 Гц, тимп = 15 +- 3 мкс |
сохраняется |
Напряжение накала, В |
5.7 - 6.9 |
Напряжение анода, В |
400 |
Напряжение анода при включении лампы, В |
700 |
Напряжение 2-й сетки, В |
300 |
То же при включении лампы, В |
700 |
Напряжение анода в импульсе (при т = 18 мкс), кВ |
8 |
Напряжение 1-й сетки отрицательное, В |
300 |
Напряжение между катодом и подогревателем, В |
+- 100 |
Напряжение на лучеобразующих пластинах, В |
50 |
Ток катода (средний), мА |
500 |
Мощность, рассеиваемая анодом, Вт |
35 |
Мощность, рассеиваемая 2-й сеткой, Вт |
5.5 |
Сопротивление в цепи 1-й сетки, МОм: |
|
при фиксированном смещении |
0.5 |
в схеме строчной развертки со стабилизацией |
2.2 |
Температура баллона, град. С |
260 |
Устойчивость к внешним воздействиям: |
|
ускорение при вибрации на частоте 50 Гц, g |
2.5 |
интервал рабочих температур окружающей среды, град. С |
от -60 до +70 |
Материал подготовлен по данным [5, с. 330-331].
|
6P45S |
||||||||||||||||||||||||||||
|
Обозначения:
а - анод, с1 - сетка первая, с2 - сетка вторая, лп - лучеобразующие пластины, к - катод, п - подогреватель катода.
Os tetrodos e pentodos de impulsão.
S |
Ri |
Cвх |
Cвых |
Cпр |
12 |
4.6 |
5.3 |
4.2 |
0.24 |
|
6S2P |
||||||||||||||||||||||||||||||||
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Схема соединения электродов лампы 6Э5П / 6Э5П-И со штырьками: 1 и 6 - подогреватель (накал); 2 - анод; 3 и 7 - свободные; 4 и 9 - катод и экран; 5 - вторая сетка; 8 - первая сетка.
Схема соединения электродов лампы 6Э6П со штырьками: 1,3 и 6 - катод и экран; 2 - первая сетка, 4 и 5 - подогреватель (накал); 7 - анод; 8 - свободные; 9 - вторая сетка.
Os duplo triodos de impulsão (drivers)
Except for higher heater current, the 6N1P is similar to 6DJ8, ECC88 or 6922 types and may substitute for these types in some high level audio applications.
The 6922 / 6DJ8 tube type is equivalent to the European ECC88 / E88CC tube and can be used in any 6922, 6DJ8 or ECC88 circuit.
A 6L6/5881 em conexão triodo pode ser uma boa sucedânea da EL34 em conexão triodo.
A 6V6 em conexão triodo pode ser uma boa sucedânea da 1626.
A 6V6 em conexão pentodo pode ser uma boa sucedânea da EL84 ou SV83.
Dará, porém um som mais macio.
Para quantos queiram se aprofundar em LoftinWhite, Estes são os melhoers em minha opinião.
1. Loftin-White mit PL84 in Pentodenschaltung von Mario Benndorf
"29. Juni 2003
... Ein weiterer Fakt lies die Entscheidung der Endstufenschaltung auf einen
Loftin- White - Folger fallen, da somit ein extrem geringer ..."
www.jogis-roehrenbude.de/Leserbriefe/Benndorf-Gegentakt-Parallel-PL84/Beschreibung.htm
2. Bauanleitung für einen Invers Futtermann OTL mit ECC88
"Bauanleitung
für einen Loftin-White - Class A - Verstärker mit 2 x PL 84 ...
Die Schaltung ist eine
einfache Loftin-White Schaltung, Klasse A. Die ..."
www.jogis-roehrenbude.de/Leserbriefe/Benndorf-PL84/Benndorf-PL84.htm
3. Volker Jeschkeit's Röhrenverstärker
"Eigentlich
gedacht war die Schaltung als Treiber mit Trafokopplung für Sendetrioden: Um
Koppel ko´s zu sparen berechneten wir die in loftin white - und ..."
www.jogis-roehrenbude.de/Leserbriefe/Jeschkeit-Amps.htm
4. 838 - SE-Amp
"Bei der Wahl
der Eingangsschaltung ergab die Verwendung der Doppeltriode 6EA7/ 6EM7 in
Loftin-White Schaltung eine platzsparende Lösung, da es das Ziel war ..."
www.jogis-roehrenbude.de/Leserbriefe/Jeschkeit-838-Amp/838-Amp.htm
5. OTL-Verstaerker mit 8 x 6AS7G von Robert Kunz
"Schaltung
Loftin-White mit PL84 in Pentodenschaltung (Mit der Maustaste das Bild
anklicken, es wird dann in voller Auflösung dargestellt.)
..."
www.jogis-roehrenbude.de/Leserbriefe/Kunz-Amp/beschreibung.htm
6. Leserbriefe-Beitraege_und_Zuschriften
"Mario
Benndorf, von dem schon einige hochinteressante Bauanleitungen auf dieser Seite
existieren, sandte mir sein neuestes 'Werk' zu - den Loftin-White ..."
www.jogis-roehrenbude.de/Leserbriefe.htm