Pentacanal Audio Stereo.

 

Em 1930 Alan Brumlein da EMI patenteou métodos de gravação estereofônicos em filmes e discos, na mesma época foi também o primeiro a demonstrar e patentear o processo Surround Sound.

 

Em 1934, o departamento de Pesquisas da Bell Telephone Laboratories concluiu que só existem dois meios de reproduzir corretamente a sensação real de direção espacial do som gravado:

 

1. Binaural – através de gravações feitas a partir de uma cabeça artificial e  reproduzidas através de fones de ouvido. Tudo bem - mas não é comercial.

2. Múltiplos canais –

• Quantos? - Mais unidades melhor!

• O mínimo realístico? - Três à frente para reproduzir apenas o palco, não o ambiente.

•Portanto,quantos devemos ter?- Durante 50 anos permaneceu a idéia dos dois canais inaugurada comercialmente nos anos 50.

Nas primeiras gravações multicanais eram empregadas pistas separadas

com gravação concomitante em filme fotográfico de alto contraste.

A leitura era realizada por meio de células foto-elétricas.

No final dos anos 60 inicio dos anos 70 tentou-se a introdução dos quatro canais.

Finalmente ainda nos anos 70 surgiram as matrizes Dolby de 13 canais para cinema.

O sistema desenvolveu o processo “Pro-logic” para uso doméstico em múltiplos canais.

Porém as gravações comerciais continuam em estéreo de dois canais e assim são até hoje a vasta maioria dos CDs e os tradicionais  LPs de vinil.

Para esta imensa maioria de gravações que circulam no mercado foram propostos muitos circuitos que mimetizam a ambiência na reprodução.

 

Histórico do sistema multicanal.

http://www.av-outlet.com/images/techinfo/infinity_multichannel_rooms_1.pdf    

 

É extraordinário e fato digno de nota que a primeira reprodução estereofônica que se tem notícia e também reprodução multicanal, foi realizada em 1881 por Clément Ader usando os recém inventados telefones. Não havia ainda gravações elétricas apesar de gravações mecânicas terem sido inventadas em 1877 e muito menos amplificadores, válvulas ou transistores,

As reproduções musicais eram transmitidas de concertos ao vivo do Opéra de Paris para suítes preparadas no Palais de l’Industrie onde se realizava a Exhibition Eléctrique de Paris.

 

Abaixo esquema das distribuições elétricas no projeto de Clément Adler

 

 

 

Sistema de gravação utilizado em cinema: Aqui vemos os canais de som e a codificação utilizada. Os DVDs utilizam técnica semelhante porem não podem ser visualizadas claramente em função do meio empregado.

 

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Finalmente apresentamos nosso primeiro sistema de multicanal para reprodução de discos convencionais em Estéreo.

 

A primeira proposta vem de Maxim Moshkov idealizador do projeto e Pavel Petrenko construtor.

“em seu site “Musicalnyi Hosting” " Музыкальный Хостинг"  (music.lib.ru) onde são guardadas milhares de clássicos e folclóricos. Sendo este um equipamento para “Sentir a Música”, e não para simplesmente “ouvi-la”.

 

Este primeiro sistema é constituído por dois amplificadores gêmeos de timbres diferenciados (uma etapa PP e uma etapa SE) em conjunto com um canal de graves. Os amplificadores de timbres diferenciados podem operar uma ou duas caixas cada um, o nível acústico de ambos é muito semelhante apesar da potencia não o ser. A presença dos harmônicos impares na etapa SE propicia uma dinâmica mais ativa aos SE ressaltando certos detalhes não definidos no PP, e desta forma gerando a diferenciação “ambiônica” do sistema estéreo. O canal de graves oferece o realismo necessário para a reprodução mais perfeita. A seguir o circuito proposto e transformadores que possam ser adquiridos no mercado brasileiro caso alguém se interesse em testa-lo.

 

Canais gêmeos de estereofonia

 

Canal de graves

 

TF220VA

127 / 220Vac

355Vac CT 350mA, 55Vac Polarização Fixa (Bias), 6,3Vac CT 9A, 5V 6A.

4 x EL34 ou 4 xKT88, 4 x 12AX7, 2 x 5U4 - 100 Watts (Mesa Dual Rectifier)

A5-48-7

5KOhms

4 e 8 Ohms

Classe A 7W 55mA - EL84, 6V6

AB8-48-18

8KOhms PP

4 e 8 Ohms

Classe AB 18W 110mA - EL84,6V6

UL8-48-18*

8KOhms PP

4 e 8 Ohms

Ultralinear 18W 110mA - EL84, 6V6

AB6-48-35

6KOhms PP

4 e 8 Ohms

Classe AB 35W 140mA - EL34, KT66, 6L6

UL6.6-48-35*

6,6KOhms PP

4 e 8 Ohms

Ultralinear 35W 140mA - EL34, KT66, 6L6

CH103

10Hy

300mA

 

 

 

*Ultralineares

 

Transformadores recomendados

 

Fonte de alimentação

A utilização da 6D22S na retificação é bem vantajosa. Primeiramente possui uma baixa resistência interna que oferece um natural reforço de gravessem possibilidades de perda nas potencias máximas. Depois é uma válvula projetada  para início de emissão retardada o que dá uma sobrevida não só aos eletrolíticos como também a todos os componentes do sistema e é claro às válvulas  de saída empregadas.

 

Disposições possíveis dos gabinetes acústicos no projeto de Maxim Moshkov e Pavel Petrenko.

 

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Inspiração.

 

Fig13

 

Fig14

Acima vemos dois circuitos publicados na revista eletrônica “Radio” da União Soviética. Ambos são circuitos de divisão eletrônica, em dois métodos distintos. O primeiro trabalha com um so canal dividido e o segundo com dois canais distintos. Ambos possuem grande presença e definição do som reproduzido.

 

 

No esquema da fig13:  ВЧ= agudos. Тр1=Transformador de saída. Ferro tipo Ш9х12. primário 2000  espiras fio 0.12, secundário 23 espiras fio 0.51. НЧ=graves. Тр2=Transformador de saída. Ferro tipo Ш16х24. Primários: I -2900 espiras, II -90 espiras, III-580 espiras. fio 0.12; Secundário: IV 40 espiras fio 0.8.

 

No esquema da fig14:  Тр1=Transformador de saída. Ferro tipo Ш22хЗО. primário 1140+860+860+1140  espiras fio 0,16, secundário  140 espiras fio 0.64. Тр2=Transformador de saída. Ferro tipo Ш16х30. entreferro 0.1mm Primário: 1000 espiras.fio 0.18; Secundário: 20+30 espiras fio 0.59.

 

Equivalência e válvulas:

6Ж1П=6AG5

6Н2П=12AX7

6П14 П=EL84

 

Fonte para os circuitos acima. Potenciômetro=100R Retificadora EZ81

 

http://www.novacon.com.br/audiodopdin.htm

 

 

Adendo à primeira parte:

 

 

Com uma filosofia diferenciada, mas que casa com a ideologia de nosso artigo, Sergei Sergeev nos brinda com este interessante circuito de 20W compacto, ideal para sistemas multicanais. Sergei encontrou um artigo de Klauss “Variantes sobre a polarização fixa” e decidiu experimentar com a 6п45с em conexão triodo. O resultado foi bem satisfatório. A variação de sinal na 6п45с é de 125V e está longe dos 72V estabelecido no manual. Alterando-se a tensão de alimentação de 160 para 250 V, a potência sobre o anodo torna-se praticamente constante.

O ajuste

O ajuste consiste na seleção apropriada dos resistores R4 para a grade 2 da 6п14п para o máximo de ganho e o ajuste de corrente do anodo da 6п45с através do potenciômetro R10 para que haja uma diferença de tensão entre os terminais de R8- de 0,165Volt.

O transformador de saída para 6П45С.

Impedância – 1,31 Kom.

Primário – Total de 1680 espiras  ПЭВ-2 de 0,425 mm, (dupla camada de fio #26) três seções (4+8+4 camadas de 105 espiras cada uma).

Resistência à CC – 54 ohm.

Secundário – 138 espiras com fio de 0,93 mm. (camada simples fio #19) Duas seções de três camadas, em cada camada 46 espiras. Derivação na 92ª espira para 4 ohm a partir do término da segunda camada.

Resistência à CC – 0,46 ohm.

RENDIMIENTO = 90,7 %.

Algumas notas de esclarecimento.

Se o secundário for realizado em três capas, é conveniente fazer a derivação para 4 ohm a partir do final da segunda capa (0,667 do total, bem próximo dos exigidos 0,707). Veja posteriormente em “Virtual 4”.

Se forem feitas quatro capas,  derivação pode ser tomada na terceira capa (0,75 do total também próximo 0,707).

A pequena diferença da resistência de carga do anodo, não é muito gritante porque neste caso, nosso amplificador a triodo é mais ou menos insensível aos “desvios “ de valores de carga.

Considerando-se uma corrente de 150 ма – um “gap” de cerca de 0,2 mm é o ideal.

 

Dimensões do ferro: ferro E= 98 x 64   I= 98 x 16  empilhamento 52

 

A fonte de alimentação

 

A fonte de alimentação é bastante convencional por isto não necessita de grandes comentários. A sua particularidade é a relativa baixa tensão e alta corrente necessária para o funcionamento da unidade de amplificação. A retificação é feita por onda completa e tem um choque de filtro e dois capacitores também no tradicional estilo “Pi”.  A polarização negativa para as grades de sinal das válvulas de saída   bem como para seus filamentos exigem dois transformadores a parte. Cada unidade de alimentação descrita deve apenas alimentar um só amplificador.

 

 

 

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A Segunda  proposta foi desenvolvida por mim mesmo tendo construído o equipamento descrito em 1980. este sistema usa duas caixas Universitytipo S8 Classic e mais duas caixas General Electric de pórtico distribuído. Os graves são localizados em caixa central de projeto Altec. Na versão original usei quatro transformadores EASA e nos graves um UTC

Este sistema foi construído em 1980 e é de reprodução impressionante. Foi desenvolvido a partir de um outro projeto experimental que foi minha primeira grande experiência em quadrafonia virtual.

 

Quadratrix

 

Aqui apresentamos os módulos dos amplificadores usados no projeto. Foram empregados dois chassis de bandeja conforme os demonstrados em     as medidas eram: para a plataforma dos cinco amplificadores e    para a fonte de alimentação. Desenvolvemos uma estante especialmente preparada para o conjunto que também incluía o reverberador e o seletor de entradas. Nesta primeira etapa mostramos os módulos amplificadores.

 

Diagrama dos amplificadores esquerdo direito traseiros 6V6

Os capacitores Cn são de 20 a 50pF e devem apenas ser colocados em caso de instabilidade provocados por erros de disposição na montagem (fios longos).

 

 

 

Diagrama dos amplificadores esquerdo direito frontais 6L6

Os capacitores Cn são de 20 a 50pF e devem apenas ser colocados em caso de instabilidade provocados por erros de disposição na montagem (fios longos).

 

 

 

 

Diagrama do amplificador de graves 807

 

 

 

AB8-48-18

8KOhms PP

4 e 8 Ohms

Classe AB 18W 110mA - EL84,6V6

UL6.6-48-35

6,6KOhms PP

4 e 8 Ohms

Ultralinear 35W 140mA - EL34, KT66, 6L6

PB3.6-48-50

3.6KOhms PP

4 e 8 Ohms

PowerBass 50W 180mA - EL34, KT66, 6L6

A5-48-5

5KOhms

4 e 8 Ohms

Classe A 5W 45mA - EL84, 6V6

TF220VA

127 / 220Vac

355Vac CT 350mA, 55Vac Polarização Fixa (Bias), 6,3Vac CT 9A, 5V 6A.

4 x EL34 ou 4 xKT88, 4 x 12AX7, 2 x 5U4 - 100 Watts (Mesa Dual Rectifier

TF110VA

127 / 220Vac

325Vac CT 210mA, 55Vac (Bias), 6,3Vac CT 5,5A - 5Vac 3A.

2 x EL34 ou 2 x 5881, 4 x 12AX7 50 Watts Bassman 5F6A

CH103

CH103

300mA

 

 

 

 

 

Diagrama dos pré-amplificadores 1 e 2

 

 

Nesta segunda etapa mostramos o seletor de entradas e a matriz defasadora para conexão dos quatro amplificadores principais. O amplificador central é exclusivamente usado para reforço dos graves.

Configuração do seletor de entradas

 

 

Configuração das conexões entre as unidades de potência e a Matriz defasadora

 

 

Matrix 1

 

Matrix 2

 

 

 

Fonte de alimentação

 

 

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No mercado mundial encontramos um único sistema multicanal disponível industrialmente. Trata-se do Audion fabricado na França.  Transcrevemos o anúncio para demonstrar a similaridade de conceito para com o nosso projeto.

 

Audion New Products - TRIO - 3 Channel Power Amp

 

 

 

 

 

Audion Trio1sml

 

Audion Trio2sml

 

Audion Trio3sml

 

 

 

 

 

 

 

 

Audion Trio4sml

 

 

The Audion TRIO has been designed primarily for the 2 channel user who wants to add a home cinema setup to his/her system without compromising their current system in any way. The three channel TRIO amplifier is designed to add centre and rear two channels to an existing system to give a 5.1 system or by adding 2 x Audion TRIO amplifiers giving a full 6 channels for a 7.1 surround sound system.

With 3 seperate volume controls setup is a cinch - easy and uncompromised.

 

 

 

 

 

 

 

The Audion Trio has been designed as a 3 channel triple mono amplifier, using 6 x EL34 tubes running in pure Class A push/pull configuration. The Audion TRIO measures just 44cm x 44cm x 18cm tall, meaning that it should easily fit into your system.

There is a safety cage fitted as standard with this amp to protect the tubes and young ones fingers

 

 

 

 

 

 

 

7.1 Home cinema is currently considered to be the best sound available and with 2 Audion TRIO’s powering your speakers - the best just got better. High end, high definition amplification for your high def. world.

We believe that high definition should be for your ears as well as your eyes.

 

 

 

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