Pentacanal Audio Stereo
II
Construção do chassis
http://www.novacon.com.br/audiochassis.htm
O equipamento básico é constituído de três peças principais: -O chassis principal incorporando os cinco amplificadores, a matriz defasadora (removível), e as matrix 1 e matrix 2, montadas no painel frontal; -O chassis das fontes de alimentação e -O seletor de entradas.
Disposição do chassis principal. Dimensões: C=70; L=42: P=8. cm.
Disposição do chassis da fonte. Dimensões: C=55; L=38: P=7. cm.
Seletor de entradas, Matrix 1 e Matrix 2 (seletores de volume)
O cabo em aberto é para conexão às saídas das 12SC7.
E este é o gabinete que engloba todos os componentes.
Dimensões:H=90; L=63: P=52. cm.
Evidentemente que o Quadratrix teria que ter um reverberador. Este é o circuito.
5(7) e 6(8) são os pontos de saída da unidade de molas do reverberador mecânico.
Nesta nova versão usamos a amplificação do 1º triodo da 12AX7 com grade à massa.
As cantoneira “L” são para fixação do chassi no rack. Comprimento:
E aqui o chassi com a disposição dos componentes,
Dimensões: C=30; L=20: P=5. cm.
Cantoneira: C=54 cm. Perfil “L”.
Distribuição geral dos componentes na montagem da unidade.
Foram utilizados painéis laterais de aglomerado com espaçadores corretores (a, b, c) em pranchão de madeira maciça.
O acabamento interno foi feito com espessa camada de tinta martelada e a externa foi forrada com papel de parede (plástico) de alta qualidade. As beiradas foram reforçadas com perfil de alumínio polido o que dá uma aparência altamente profissional. A parte frontal do gabinete formado foi acabada com treliça pronta comprada em lojas de material de madeira.
Estas foram as caixas usadas no sistema que descrevemos:
As quatro caixas principais são projetos da Jensen Conhecidos como Ultraflex.
Usamos duas caixas horizontais para os amplificadores de 6L6 e duas verticais de menor cubagem para os amplificadores de 6V6. versões 1 e 4 respectivamente.
As Figuras 1 e 2 logo abaixo mostram a construção dos gabinetes Jensen Ultraflex.
A Figura 1 mostra a versão horizontal shows. Os procedimentos de montagem são evidentes a partir do desenho apresentado e o painel frontal é removível para facilitar a colocação dos componentes.
A Figura 2 mostra o formato vertical do mesmo gabinete. Torna-se evidente que a sua forma final não influencia o desempenho. O importante é o Volume interno, a área do duto e sua profundidade.
A Tabela 1 apresenta vários valores dimensionais deste tipo básico de gabinete. Qualquer outra forma poderá ser experimentada desde que sejam mantidos os requisitos básicos do projeto original. Sendo a altura A, largura B e profundidade C, o volume interno será A x B x C que deve ser igual a 13,300 polegadas cúbicas. A partir do principio que o duto terá a mesma altura A, calcularemos a largura do duto D de tal modo que a área dos dois dutos 2 x A x D seja igual a 134 polegadas quadradas. A profundidade do duto será sempre 8". Ao gerar uma nova caixa escolha as dimensões de forma que nenhuma delas seja o triplo da menor; isto cria uma tendência à uma ressonância desagradável.Use matéria de absorção acústica no topo e fundo. Existe também a possibilidade de criarmos uma versão para cantos que pode ser visto neste mesmo segmento.
Detalhes construtivos:
Observe que o Quadratrix possui quatro amplificadores Full-Range e um extra só para graves.
Não é um amplificador multi canal com faixas separadas de freqüências. Os quatro amplificadores trabalham apenas com rotação de fase A-90º A+90º e B-90º B+90º. O amplificador de graves é usado apenas como reforço de uma gama de freqüências em que a rotação de fase não altera o produto final. (abaixo dos 500Hz)
Por esta razão, estas quatro caixas principais de reprodução devem ter alto-falantes de 15” coaxiais ou complementados com os falantes adequados de médios e agudos e seus respectivos divisores de freqüências.
Uma nota importante é que os mesmos gabinetes devem ser preparados para receberem um falante de reverberação simples do tipo de 5” ou 6”.ou mesmo ovais simples do mesmo tipo dos usados em televisores. Estes devem estar isolados acusticamente dos demais falantes de reprodução. -Acredito que a melhor montagem, porém, é usar um sistema de três vias com divisor, (graves, médios e agudos) montando os falantes de reverberação coaxialmente aos falantes de 15”.
A título demonstrativo anexamos a versão de canto do mesmo projeto.
Um exemplo de caixa Jensen tipo Ultraflex de construção doméstica,
http://www.studiomaudio.info/onken_files/audiophile1977.pdf
Para o canal de graves usei a tradicional projeto Altec o famoso Monitor 500A com dois sistemas de radiação. Esta corneta é considerada histórica e remonta a 1935 com projeto em parceria de Olsen e Massa para auditórios de médio porte. O projeto foi aproveitado pela Altec que passou a incluír um segundo andar para a colocação de uma corneta multicelular para graves e agudos; a primeira que apareceu no mercado mundial. Em nosso projeto eliminamos esta parte, voltando à configuração original e aproveitamos para construir um sistema “Janus” onde as faces estão contrapostas. O projeto da corneta dobrada é extremamente simples e na união colocamos espuma para amortecer as vibrações entre as duas cornetas intimamente unidas, especificamente para uma difusão homogênea e harmoniosa dos sons graves. Resultou uma caixa exclusivamente para baixos que é operada pelo amplificador central de duas 807. A sua geometria se presta sobre maneira para que cubramos o conjunto com uma pedra mármore, um granito de 30 mm de espessura ou mesmo uma prancha de madeira de lei, e realizarmos uma elegante mesa de centro que é ao mesmo tempo uma excepcional caixa de graves.O tampo do conjunto deve estar isolado com um feltro espesso ou um tapete grosso e macio, para evitar qualquer transmissão de vibrações. Os mármores são preferenciais em função de seu peso específico. Usamos apenas dois sub-Woofers de 15”em paraleleo; um para cada corneta. Um LUXO! Teoricamente neste tipo de circuito o canal de graves poderia ser até dispensável, mas a vida e presença numa verdadeira “Abertura 1812”é algo notável! -Os canhões na verdade são gravados com compressão para evitar a distorção dos demais instrumentos na gravação, timbres dos sinos etc. algumas orquestras o substituem por tambores de graves. Neste sistema apresentado criamos um sobre realismo -Extraordinário!
O desenho das cornetas também de alta simplicidade demonstra intuitivamente a sua técnica construtiva.
Lansing Manufacturing Monitor System 500A. Exemplo de construção doméstica.
Modelo completo com driver multicelular para médios e agudos.
Outro exemplo em: http://www.novacon.com.br/audioafca2tm2.htm
Visão frontal (acima) e perspectiva (abaixo) da caixa Monitor da Altec.
Não são demonstrados os reforços frontais e laterais.
Esquema geral de ligações entre as caixas.
O protótipo apresentado pode ser considerado um alto padrão de áudio. Na verdade está acima dos grandes produtos comerciais apresentados como tal. Neste projeto, que podemos considerar como padrão “A”, desenvolvido para evoluir e poder ser adaptado de acordo com o desejado, propomos um complemento que é o reverberador com o cubo de tempo de Cooper.
Antes de retornarmos ao estudo deste projeto com a nova adaptação, e prosseguirmos numa terceira fase em que vamos demonstrar o novo equipamento descrito, vamos demonstrar o sistema antecessor que foi o pai e origem do projeto que ora apresentamos.
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