CROSLEY 106CS
Móvel e Toca discos.. do manual de instruções.
Fotos obtidas no Ebay
Toca discos VM série 200 original do equipamento
Nostalgia
Este é o que chamávamos de Radio Vitrola. Exatamente deste modelo foi adquirido em 1947, pelo meu tio Federico quando ele morava na Rua do Senado. Junto com a mesma ele comprou uma coluna tão em moda na época para guardar os discos de 78. Lembro-me que a compra foi efetuada na Mesbla. Eu estava com três anos. O equipamento tinha o moderníssimo controle Push –Button para sintonizar as estações.
Após a compra o técnico da loja foi lá para fazer a instalação do móvel e sintonizar as estações preferidas nas teclas escolhidas, retirando a plaqueta frontal das teclas e ajustando um parafuso “trimmer” no seu interior. Na época lembro-me da Radio Nacional, Radio Tupi, Radio Roquette Pinto, Radio Educadora. Meu pai era professor na Faculdade Nacional de Medicina na cadeira de Parasitologia e tinha um extraordinário desenhista o Sr. Jair que preparava os desenhos para as aulas. Cheguei a ver admirado sua habilidade em desenhar a partir do microscópio e da câmara clara. Ele inclusive me deu algumas noções básicas de desenho artístico. Este senhor foi chamado posteriormente para criar os títulos das rádios em etiquetas posteriormente cobertas com celulóide. Noto aos leitores o cuidado com que se esmeravam os fabricantes antigos para com seus produtos. As teclas de sintonia bem com as de tonalidade eram montadas com mini gavetas tipo porta Slides para que o usuário as modificasse a seu gosto.
Este meu tio comprou no mesmo magazine, logo após o meu pai ter adquirido em dezembro de 1951 um televisor RCA modelo 9T77 idêntico ao nosso, que foi indiscutivelmente a maior escola de eletrônica que tive. Ao redor de 1959 já “metia a mão na massa” nos equipamentos eletrônicos, e minha grande curiosidade foi verificar que a 6K6 usada como defletora vertical e saída de áudio no televisor era do mesmo tipo empregado na saída de áudio deste Crosley. Na época de aquisição da Radio vitrola, a Crosley mantinha um anúncio que produzia a maior geladeira e o menor automóvel, Lembro-me de alguns circulando por aí, e tinha também um mini jipe.
Lembro-me do som reproduzido que era muito imponente. Havia mais presença e energia que inclusive os excelentes Geloso que vieram a seguir. Resultados das quatro válvulas de saída. Meu tio tinha uma grande coleção de discos em 78, mas ele só adotou o LP pelos idos de 1960. Justamente porque meu primo Vicente que já estava bem no violão poder tirar algumas musicas de ouvido. O tocadiscos original que aqui está exibido, era um VM modelo 200 com o interessante sistema de duas colunas para a troca de discos. Tinha uma cápsula Astatic de agulhas removíveis. Nesta época a vitrola que ainda contava com todas as válvulas originais recebeu a modernização através da adoção de um novo toca discos Collaro Conquest de cor vinho com uma cápsula Ronette. O sistema funcionou e animou muitas festinhas domésticas e de Ano Novo a partir de 1953 quando a família morava na Raul Pompéia.
Com o falecimento de meu tio em 1974 a família se mudou para a Bolívar e a vitrola foi doada a alguém.
Há algum tempo atrás conversando com meu primo Vicente ele lembrou com saudades da Crosley.
Vai aqui uma homenagem ... e um lembrete: Com quatro válvulas de saída cada uma com apenas 2600 micromhos, um só falante de 12 polegadas e sem realimentação negativa temos um som bem honesto.
Esquema Completo.
6SK7 6SA7 6SK7 6SQ7 6J5 6K6GT 6K6GT 6K6GT 6K6GT 5Y3GT
Recentemente a marca Crosley recebeu uma nova reedição estes modelos são inspirados no painel de outros tempos.
Crosley CR73
Crosley CR83
Circuito de áudio aclarado
6SQ7 6J5 4 x 6K6GT 5Y3GT
Abaixo Circuito das teclas de tonalidade
A seguir mais uma nostalgia Crosley >>>>>>>>