Doppel Dynamisch Anexo B
1ª parte:
Vamos aqui observar como ocorrem as distorções devido às polarizações.
Fundamental e harmônicos em perfeitas proporções. (para comparação)
Distorção da fundamental.
Demonstração da distorção da fundamental.
Distorção da fundamental e do segundo harmônico.
Demonstração da distorção da fundamental e do segundo harmônico.
Observemos as quatro imagens a seguir. Na primeira delas temos uma onda complexa sendo reproduzida no ponto ideal para menor distorção.
Na segunda, temos uma fundamental e seus harmônicos sendo reproduzidos no ponto de equilíbrio linear. A fundamental e seus harmônicos são reproduzidos fielmente.
Na terceira diminuímos a polarização de grade de sinal tornando-a mais negativa. A curva de resposta não é mais linear e observamos uma distorção na fundamental sem que isto ainda afete os harmônicos.
Na quarta deslocamos o ponto de operação ainda mais à esquerda. Mesmo com sinal de entrada correto, isto é sem distorção, já começamos a afetar o segundo harmônico. Neste nível ainda não afetamos o terceiro harmônico
Curvas de resposta no estágio amplificador
A REDUÇÃO DA DISTORÇÃO NÃO LINEAR
O uso de uma pré-distorção complementar surge como alternativa. Na verdade pode ser observado que a redução de distorção não-linear através de uma prédistorção complementar é uma técnica muito antiga.
Referências a estas técnicas em várias aplicações eletrônicas datam de 1930.
Todavia neste mesmo ponto de polarização não linear, poderemos obter uma resposta correta se introduzirmos um sinal com distorção controlada. O gráfico abaixo demonstra esta forma de correção.
Porém no gráfico observamos ausência de ganho; na verdade o ganho fica comprometido.
Dados sobre as curvas acima: a abscissa e a ordenada representam respectivamente a corrente de placa e as variações de tensão de grade de controle para uma determinada válvula. A linha assintótica representa a variação de corrente de placa para uma dada tensão de alimentação. A figura abaixo é obtida a partir do manual da 2A3 com tensões de grade entre 0 e 30 volts negativos e tensões de placa de 270, 180, 90 e 45 Voltas temos valores de corrente de placa de 2 à 8 mA.
2ª Parte:
Como se sabe, a saída vertical trabalha com o “dente de serra” que é o sistema mais perfeito de ataque ascendente ou descendente para equalização entre os diversos pontos da escala de deflexão. Ao invés de ficarmos falando, veremos as figuras a seguir que demonstram intuitivamente a operação do estágio de saída tipo SE, que era o usado em todos os televisores valvulados.
General Electric Tube Data T-804.
Imagem a partir de polarização correta.
Imagem a partir de resistor de catodo R2 com valor baixo.
Imagem a partir de amplificação deficiente R1 baixo .
Imagem a partir de resistor de catodo R2 com valor elevado.
Imagem a partir de capacitor de catodo C aberto ou ausente.
3ª Parte:
Considerações no comportamento de um PP 2A3.
Temos neste artigo do Electron Tube Manual RCA RC14 dicas de como melhorar o 3º harmônico no PP 2A3
Através do bias ou polarização de grade. Importante notar que esta variação não deve exceder os 20% de Corrente de Placa para cima e para baixo sob pena de encurtar sobremaneira a vida da válvula.
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