Expansor 9
Amplificador Expansor de Fred Darugh terceira versão Radio News Fevereiro 1940.
Unidade montada em chassis Thordarson T-10K10
(compare ao circuito original em http://www.novacon.com.br/audiothord3.htm)
Esta é a primeira versão original da Thordarson 2A3 Phono Amplifier w/ expander 1937.
Circuito original da Thordarson redesenhado e publicado pela Radio News dezembro de 1939.
Segunda Variante da Radio News publicada em janeiro de 1940.
Bruce McCalley é articulista de http://www.antiqueradios.org/ e veterano da eletrônica desde os tempos áureos. Bruce postou um interessante artigo sobre um amplificador dotado de expansor em seu próprio circuito, construído por Fred Darugh e que ele, acompanhou. Conta ele que o amplificador em questão sofreu três gerações de desenvolvimento. A partir de 1938 quando Bruce iniciava seu interesse pelo rádio e pela alta fidelidade, e ainda muito jovem acompanhou com curiosidade a construção do citado amplificador pelo seu inspirador Fred, que era seu conhecido e trabalhava na companhia telefônica em Van Nuys com seu pai. Seu pai reforçava as finanças domésticas reparando rádios para os vizinhos de sua área enquanto Fred animava festas familiares com seus amplificadores. Estes se conheceram e o entusiasta jovem Bruce que ficava maravilhado com a reprodução do som em salas de cinema da época, se decepcionava com os sons reproduzidos nos equipamentos domésticos da época. O amplificador de Fred com sua paciência didática para com Bruce era uma esperança para sons melhores em sua casa. Todas as versões foram publicada na revista Radio News tendo sido esta última evidentemente a mais aperfeiçoada. Devido á influencia da revista Radio News, depois renomeada Radio Television News, com a revista Antenna, o projeto foi traduzido e publicado inicialmente sem maiores alardes. Isto já nos anos 50. A revista Radiotécnica também o publicou no final dos anos 50 inicio dos anos 60 com comentários do nosso articulista Fanzeres, que contribuiu em muitas publicações de eletrônica em nosso país. Lembro-me que em nossa turma de fanáticos por eletrônica tínhamos um colega de nome Landulfo que “descolou” o circuito como a salvação da lavoura. Daí observamos que o circuito em questão foi “badalado” pelo menos durante 20 anos.
Ao me deparar com o artigo de Bruce veio-me à mente estas antigas recordações que o tempo já tinha quase apagado. Conheci pessoalmente o Fanzeres não apenas pelos aparelhos médicos que ele fabricava, bem como pelo fato de ele ter sido nomeado assessor de eletrônica no antigo Departamento de Obras e Instalações da antiga Suseme (Superintendência de Serviços Médicos) da rua Ana Neri, criada no primeiro governo do Estado da Guanabara onde trabalhei. Quando alguém dizia algumas bobagens eletrônicas ao Fanzeres, ele dizia: - Se V. soubesse pelo menos metade do que eu já esqueci, v. fatalmente não diria o que está dizendo.
Fred iniciou seu projeto a partir do artigo de Oliver Read W9ETl e Karl A Kopetzky W9QEA,. -Full-Range Amplifier- publicado na Radio News nos números de dezembro de 1939, janeiro de 1940 e fevereiro de 1940. A base do projeto era derivada de uma série de pesquisas levadas a feito nos laboratórios da RCA, registradas em suas publicações e eram algumas comercializadas em forma de kits pela Thordarson que fabricava os transformadores, indutores, chassis e peças de acabamento e que foram utilizadas no presente projeto.
Ao analisarmos o circuito do amplificador poderemos dividi-lo em partes:
A primeira parte seria composta pelos pré-amplificadores de entrada. Nas três propostas temos a mesma configuração. Sendo que na primeira versão é utilizado um pentodo para entrada de microfone.
A etapa de saída e a fonte de alimentação não sofrem alterações nas três versões. As únicas variações da etapa de saída a partir do projeto original da RCA é a substituição das 2A3 pelas 6A3 que na verdade são as mesmas válvulas apenas com alteração do filamento de 2.5 para 6.3 volts. Mas cumpre notar um interessante detalhe: a realimentação negativa adotada no estágio. Esta realimentação também desenvolvida pela RCA em 1936 foi originalmente destinada às 6L6 para soarem como triodos (na verdade um Ultra linear sem as derivações do transformador), Menno Van der Veen reutilizou-as em 2002 para configuração com transformador Ultra-Linear e batizou-as de “Super-triodo” , agora simulando uma realimentação pelos catodos (Super-Ultra Linear). Veja http://www.novacon.com.br/audiogsc.htm . A fonte sempre idêntica é composta de uma 5Z3 e uma #80, com alta tensão de 2x 330VAC e bias de 77VAC.
O miolo central teve evoluções. A expansão é sempre realizada pela conversora de cinco grades 6L7 ou sua versão de baixo ruído 1612. Controlada pelo amplificador de envelope triodo médio mu diodo 6H6. Na primeira versão utiliza-se um só amplificador de envelope co 6C5 e nas duas outras versões utilizam-se dois amplificadores de envelope com 6F8.
Em todas as três versões o amplificador de envelope é excitado após o estágio de expansão o que garante um efeito mais prolongado e diferenciadamente pelos controles de graves e agudos em separado. Circuitos diferenciados são empregados, com efeitos ligeiramente diferentes.
Os controles de graves e agudos operam por degeneração controlada em triodos separados sendo que de forma capacitiva para os agudos e de forma indutiva para os graves. No circuito detalhado o amarelo corresponde às freqüências agudas e o rosa ás freqüências graves. Estas são realimentadas independentemente nos dois canais de envelope que comandam o estágio expansor. A seguir apresentamos a versão original da Thordarson.
The "final" version of the circuit appeared in the February 1940 issue. The only major change was in the method of biasing the 1612 and in the output of the 6F8G expander control amplifier. A variable resistor (potentiometer) was added so that the bias of the 1612 input grid could be easily adjusted. (This bias is critical, varying from one tube to another and also as the tube aged, as Fred and I had discovered.) The output of the two sections of the 6F8G now fed each plate of the 6H6 separately instead of being tied in parallel as in the previous circuit.
A fifteen-inch speaker mounted in a four-foot square completely enclosed baffle was described for use with this amplifier. A half-inch hole was drilled in the rear panel to allow air to move in and out of the otherwise air-tight baffle.
I never copied (built) this Radio News design but for some reason I have never forgotten it either. According to the article it satisfied the desires of several musicians who, in effect, said it was at last an amplifier worth of their music. It might be interesting to duplicate it today..... if you can find the parts!
Circuito do amplificador expansor de Fred Darugh. Terceira versão Fevereiro de 1940.
Unidade funtional .
Fred Darugh Partindo de um kit 10 Watt Amplifier Tru-Fidelity, T10W11 Thordarson
Características dos transformadores e choques: