Expansor 11

 

 

A seguir os pre-amplficadores Dynaural da Scott mais em http://www.novacon.com.br/audioampl2.htm

 

 

Modelo

 

EXPLICAÇÃO EM http://www.novacon.com.br/audioutc4b.htm

 

Modelo 112A

 

Record and reproduction of sound Oliver Read

http://members.shaw.ca/pacifictv3/scott210a.jpg

1.                             Fisher SA1 dynamic amplifer

 

Como funciona o Supressor dinâmico de Ruídos

 

Não posso me furtar a descrever o funcionamento desta pequena maravilha. O primeiro que tomei conhecimento na casa de um amigo da faculdade no inicio dos anos 60 era exatamente um destes modelos Dynaural da Scott. Na casa do meu amigo não havia possibilidade de desmontar o aparelho para saber o que havia dentro. Realmente saí de lá intrigado. Para toda minha surpresa e até espanto, o equipamento reproduzia apenas música de um disco velhíssimo, sujo e arranhado como se fosse absolutamente novo e limpo. Que maravilha é essa? Passei a estudar o assunto que na época era absolutamente escasso e hoje pelo que vejo é quase impossível achar uma literatura a respeito mesmo na internet. Esta extraordinária maravilha não foi suficientemente difundida nem os demais fabricantes naquela época a utilizaram, exceção da Fisher que por um período curto utilizou a tecnologia da Scott num de seus super equipamentos.  Como toda a maravilha operacional, esta se baseia em princípios simples que vão ser rebuscados no fundo do baú.

Imagine se dois amplificadores com mesmo grau de amplificação são colocados em paralelo e amplificando o mesmo sinal. Se ambos estiverem em fase, o resultado será o mesmo que se fosse utilizado um só amplificador. Se um deles tiver o sinal 180º ao reverso do outro a amplificação será absolutamente nula qualquer que seja o nível de sinal de entrada. Este é o principio do supressor dinâmico de ruídos. Um dos amplificadores, com o sinal 180º fora de fase com o principal entra em operação nos casos de anomalias no sinal anulando instantaneamente a amplificação e obviamente eliminando os ruídos.  Absolutamente simples. O difícil é operar este segundo amplificador nos momentos exatos.

Ao realizarmos um estudo sobre a natureza sonora da música veremos que as ondas que geram o som musical e agradável não possuem a mesma natureza dos sons que caracterizamos como ruído tais com os pops e bangs e rrrss provenientes de sujeira, arranhões, estática e falhas de superfície. Estes segundos possuem um componente de transiente muito forte e ao mesmo tempo possui uma característica de energia abrupta na transferência do sinal, por isso incomodam.

O supressor dinâmico de ruídos é, portanto um amplificador que injeta o mesmo sinal de características abruptas, porém em fase invertida na linha de áudio.

Para que isto aconteça este amplificador que anula o sinal permanece em estado de corte não amplificando os sinais musicais, mas passa a operar imediatamente ao sensibilizar sinais não musicais.

Como sempre se desejou a menor distorção possível, o circuito sofreu evoluções ao longo de sua vida. Inicialmente este amplificador inversor de fase operava com estágio amplificador para todas as freqüências em seguida houve uma nova etapa em que foram utilizados dois ramais amplificadores um para graves e outro para agudos, ou seja, para anomalias com corpo básico em baixas freqüências e com corpo básico em altas freqüências.  Houve outra versão mais elaborada trabalhando nas baixas, medias e altas freqüências em separado, esta técnica foi adotada pela Fisher e outra modalidade de nível profissional com configuração em push pull.

O amplificador que inverte o sinal funciona como se um curto fosse realizado nas passagens  de ruído. O ramal de baixas freqüências cuida dos pops e bangs e o de altas freqüências cuida dos chiados.

O primeiro equipamento a usar este tipo de circuito ainda em seu embrião foi o Scott Phantom DeLuxe de 1939, com menos alcance destinado exclusivamente a arranhões superficiais.

Mais explicações sobre este circuito no final da página. Tradução do manual original do Scott Phantom DeLuxe.

Finalmente com modificações a tecnologia sobreviveu reencarnada nas técnicas do Dolby digital. Este sistema analógico gerou a tecnologia moderna.

Veja mais em: http://www.novacon.com.br/audioscott%202a.htm

 

 

 

 

Modelo comercial com o circuito acima, mas incorporando uma 6SC7 pré-amplificadora de fonocaptor magnético. (segunda figura desta página).

 

 

Folheto promocional 

 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx