Fisher Philharmonic

1937-1942

 

1

A primeira Alta-Fidelidade

 

"FUTURA - Philharmonic Radio Company - New York, N.Y. - 1039".  Primeiro nome da empresa criada por Avery Fisher, e depois Pilharmonic Radio Corporation antes de se tornar Fisher Radio Corporation.

O Radio Philharmonic foi seguramente o primeiro a receber o nome de High Fidelity. O modelo era construído artesanalmente e poucos foram produzidos e menos ainda sobreviveram.

Este modelo “1039” foi posteriormente codificado como “Carillon”, 1039 pode correspoder ao lançamento do produto ...  outubro de 1939.

Avery desejava construir um produto da mais alta qualidade possível no mercado, contudo não possuía uma grande empresa, portanto a solução seria adotar parcerias de empresas maiores e contratar cérebros destas mesmas empresas com o objetivo de reunir num só produto as melhores concepções de cada uma delas e ao mesmo tempo comercializar numa faixa maior de mercado os componentes que estas mesmas empresas produziam. Assim nasceu o primeiro Philharmonics. Um interessante exemplo de socialização em plenos EUA. Os modelos seguintes seguiam a mesma filosofia. Avery incluiu componentes estrangeiros em seus produtos de sorte que os eminentes produtores mundiais tivessem um espaço em sua produção.

Desta forma seu primeiro rádio-fonografo passou-se a diferenciar de todos os demais produtores Norte Americanos tanto nos circuitos como no critério construtivo. É interessante notar que para que se produzisse um radio de alta qualidade, os princípios tecnológicos deveriam ser devidamente testados e experimentados, portanto pela ausência de investimento em grandes laboratórios experimentais em sua fábrica, Fisher optou em utilizar técnicas mais antigas que já estavam devidamente comprovadas por outros fabricantes. Para ele, o arrojo em uma nova tecnologia que pudesse mobilizar o mercado poderia ser o fracasso inicial de sua empresa recém nascida. Esta filosofia esteve sempre presente em todos os produtos da Fisher Radio enquanto Avery Fisher esteve vivo no comando da empresa.

O produto com o qual iniciamos a apresentação da Fisher Radio, ou melhor, Philharmonics Corporation, apesar de não ter detonado no mercado como um campeão de vendas é um produto que se tornou um marco na historia do rádio principalmente pelo fato de ter atingido um público selecionado e formador de opinião no qual era divulgada a superioridade tonal do equipamento e a confiabilidade do mesmo ao longo dos anos. Hoje um exemplar da primeira série do High Fidelity Philharmonic encontra-se no Smithsonian Museum of American History e pertence ao acervo da Coleção Permanente da divisão de eletricidade do Museu da História e da Tecnologia.  Que gentilmente divulga as imagens de seu exemplar que ora analisamos.

 

Vista em conjunto e painel frontal

 

 

A construção deste modelo apresentado teve a orientação direta Sr. Avery Fisher que era na época presidente da Philharmonic Radio Company; depois chamada de Philharmonic Radio Corporation.

A empresa foi originalmente formada por três sócios: O Sr. Avery Fisher, o Sr. Stanley Bogart e o Sr. Victor Brociner, este último responsável pela engenharia da empresa Philharmonic Radio. O Philharmonic Futura foi desenvolvido por Brociner e seu consultor contratado, Sr. William N. Weeden, que desenvolveu todo o circuito de radio freqüência sintonizada a partir de estudos anteriores levados a efeito na empresa  J. W. Miller Company de Los Angeles. O circuito empregado neste radio Philharmonic Futura originou-se de um artigo publicado pelo próprio William N. Weedenem fevereiro de 1937 na revista Electronics que mobilizou o Sr Brociner a não apenas utilizá-lo, mas também contratar o próprio Sr. Weeden para desenvolve-lo e ajustá-lo ao novo conjunto.

 

O emprego deste circuito vinha aos propósitos da filosofia de Fisher em criar uma reputação elevada na industria e ao mesmo tempo ao socializar componentes, obter uma ajuda permanente destes mesmos fornecedores no sentido de promover seu produto final, criando inclusive uma forma gratuita de divulgação dos produtos Fisher, através da propaganda que seus fornecedores fariam de forma permanente ao promover seus próprios produtos.

 

O sucesso do circuito empregado baseava-se numa utilização indireta de um circuito similar que já estava estabelecido entre os profissionais que foi anteriormente desbravado pelo receptor hoje histórico lançado pela Western Electric cujo conceito de sintonia por banda passante tinha um grande público de adeptos e a simplicidade introduzida por Weeden tornava o receptor aceito por todos. O sucesso foi grande, mas as vendas reduzidas em função da capacidade produtiva da Philharmonic. Assim, a J. W. Miller Company decidiu vender o sintonizador como kit para montagem doméstica  e esta filosofia atingiu inclusive o modelo subseqüente da Philarmonic que era montado em três unidades de chassis.

Este padrão de sintonizadores com banda passante permaneceu até o início dos anos 1940, provavelmente 1942, quando a empresa Philharmonic decidiu optar pelos novos circuitos Super Heterodinos de alta gama com pré-amplificador de rádio-freqüência e dois estágios de freqüência intermediária, com bobinas e condensador variável de 4 seções sempre fornecidos pela J. W. Miller.


Toca discos utilizados nas primeiras séries, Garrard RC2A e RC6. A  partir de 1941 em função da Guerra adotaram os toca discos Webster-Rauland de fabrico Norte Americano.

 

 

Especificações gerais