Fisher Philharmonic
1937-1942
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A primeira Alta-Fidelidade
"FUTURA - Philharmonic Radio Company - New York, N.Y. - 1039". Primeiro nome da empresa criada por Avery Fisher, e depois Pilharmonic Radio Corporation antes de se tornar Fisher Radio Corporation.
O Radio Philharmonic foi seguramente o primeiro a receber o nome de High Fidelity. O modelo era constru�do artesanalmente e poucos foram produzidos e menos ainda sobreviveram.
Este modelo �1039� foi posteriormente codificado como �Carillon�, 1039 pode correspoder ao lan�amento do produto ... outubro de 1939.
Avery desejava construir um produto da mais alta qualidade poss�vel no mercado, contudo n�o possu�a uma grande empresa, portanto a solu��o seria adotar parcerias de empresas maiores e contratar c�rebros destas mesmas empresas com o objetivo de reunir num s� produto as melhores concep��es de cada uma delas e ao mesmo tempo comercializar numa faixa maior de mercado os componentes que estas mesmas empresas produziam. Assim nasceu o primeiro Philharmonics. Um interessante exemplo de socializa��o em plenos EUA. Os modelos seguintes seguiam a mesma filosofia. Avery incluiu componentes estrangeiros em seus produtos de sorte que os eminentes produtores mundiais tivessem um espa�o em sua produ��o.
Desta forma seu primeiro r�dio-fonografo passou-se a diferenciar de todos os demais produtores Norte Americanos tanto nos circuitos como no crit�rio construtivo. � interessante notar que para que se produzisse um radio de alta qualidade, os princ�pios tecnol�gicos deveriam ser devidamente testados e experimentados, portanto pela aus�ncia de investimento em grandes laborat�rios experimentais em sua f�brica, Fisher optou em utilizar t�cnicas mais antigas que j� estavam devidamente comprovadas por outros fabricantes. Para ele, o arrojo em uma nova tecnologia que pudesse mobilizar o mercado poderia ser o fracasso inicial de sua empresa rec�m nascida. Esta filosofia esteve sempre presente em todos os produtos da Fisher Radio enquanto Avery Fisher esteve vivo no comando da empresa.
O produto com o qual iniciamos a apresenta��o da Fisher Radio, ou melhor, Philharmonics Corporation, apesar de n�o ter detonado no mercado como um campe�o de vendas � um produto que se tornou um marco na historia do r�dio principalmente pelo fato de ter atingido um p�blico selecionado e formador de opini�o no qual era divulgada a superioridade tonal do equipamento e a confiabilidade do mesmo ao longo dos anos. Hoje um exemplar da primeira s�rie do High Fidelity Philharmonic encontra-se no Smithsonian Museum of American History e pertence ao acervo da Cole��o Permanente da divis�o de eletricidade do Museu da Hist�ria e da Tecnologia. Que gentilmente divulga as imagens de seu exemplar que ora analisamos.
Vista em conjunto e painel frontal
A constru��o deste modelo
apresentado teve a orienta��o direta Sr. Avery Fisher que era na �poca
presidente da Philharmonic Radio Company; depois chamada de Philharmonic Radio
Corporation.
A empresa foi originalmente formada por tr�s s�cios: O Sr. Avery Fisher, o Sr.
Stanley Bogart e o Sr. Victor Brociner, este �ltimo respons�vel pela engenharia
da empresa Philharmonic Radio. O Philharmonic Futura foi desenvolvido por
Brociner e seu consultor contratado, Sr. William N. Weeden, que desenvolveu todo
o circuito de radio freq��ncia sintonizada a partir de estudos anteriores
levados a efeito na empresa J. W. Miller Company de Los Angeles. O circuito
empregado neste radio Philharmonic Futura originou-se de um artigo publicado
pelo pr�prio William N. Weedenem fevereiro de 1937 na revista Electronics que
mobilizou o Sr Brociner a n�o apenas utiliz�-lo, mas tamb�m contratar o pr�prio
Sr. Weeden para desenvolve-lo e ajust�-lo ao novo conjunto.
O emprego deste circuito vinha aos prop�sitos da filosofia de Fisher em criar uma reputa��o elevada na industria e ao mesmo tempo ao socializar componentes, obter uma ajuda permanente destes mesmos fornecedores no sentido de promover seu produto final, criando inclusive uma forma gratuita de divulga��o dos produtos Fisher, atrav�s da propaganda que seus fornecedores fariam de forma permanente ao promover seus pr�prios produtos.
O sucesso do circuito empregado baseava-se numa utiliza��o indireta de um circuito similar que j� estava estabelecido entre os profissionais que foi anteriormente desbravado pelo receptor hoje hist�rico lan�ado pela Western Electric cujo conceito de sintonia por banda passante tinha um grande p�blico de adeptos e a simplicidade introduzida por Weeden tornava o receptor aceito por todos. O sucesso foi grande, mas as vendas reduzidas em fun��o da capacidade produtiva da Philharmonic. Assim, a J. W. Miller Company decidiu vender o sintonizador como kit para montagem dom�stica e esta filosofia atingiu inclusive o modelo subseq�ente da Philarmonic que era montado em tr�s unidades de chassis.
Este padr�o de sintonizadores com banda passante permaneceu at� o in�cio dos anos 1940, provavelmente 1942, quando a empresa Philharmonic decidiu optar pelos novos circuitos Super Heterodinos de alta gama com pr�-amplificador de r�dio-freq��ncia e dois est�gios de freq��ncia intermedi�ria, com bobinas e condensador vari�vel de 4 se��es sempre fornecidos pela J. W. Miller.
Toca discos utilizados nas primeiras s�ries, Garrard RC2A e RC6. A partir de
1941 em fun��o da Guerra adotaram os toca discos
Webster-Rauland de fabrico Norte Americano.
Especifica��es gerais