Fisher Philharmonic

1937-1942 

Philharmonic Futura K-1

 

 

 

 

Considerado o melhor equipamento de som pela Consummers Reports Novembro de 1941.  É aqui apresentado o Philharmonic Futura K-1.

370 dólares na época.

Foi o primeiro a apresentar sintonizador de FM na nova banda de 88-180Mc

Originalmente fornecido com  toca-discos Garrard RC2 ou RC-6.

 

Neste segmento apresentamos o Philharmonic Futura K-1. Um Monstro Sagrado em sua época. Possuia 20 válvulas em seu circuito das quais 9 pertenciam ao sintonizador de FM  - o GE JFM-90 readaptado pela própria Philharmonic, e 12 válvulas nos dois chassis K-1. Uma a mais que o chassis radio Philharmonic Linear Standard “Croydon” apresentado no segmento 3.

 

São elas:

(1)5U4G retificadora ,

(2)7C5's saída em pushpull,

(1)7N7 inversora de fase,

(3)7A7 primeiro pentodo de radio freqüência e dois pentodos de de freqüência intermediária,

(2)7A4 triodos de áudio,

(1)7B8 osciladora/conversora de AM,

(1)7E6 detectora de impedância infinita AVC,

(1)6E5 olho mágico.

 

Em separado num pequeno chassis:

(1)6SC7 ppré amplificadora de pick-up.

 

   Victor Brociner resolveu redesenhar o K-1 Futura que apareceu comercialmente em 1941. Interessante notar que sua intenção era a de apresentar o melhor sintonizador de AM possível para tal resolveu alterar totalmente o circuito de RFS e adotar o Superheterodino de forma superlativa. De um lado pressionado pelas apresentações dos aparelhos concorrentes, pelo outro de apresentar algo novo dentro da filosofia de só realizar o aprovado. Desta forma,  apresentou uma modernidade: o circuito de entrada superheterodino apenas para o Broadcast normal de AM. Adotou a parte frontal do receptor de radio amador Hallicrafters de 1939, eliminou o BFO e as múltiplas bandas do mesmo, substituiu o S meter pelo olho mágico e manteve o sistema detector amplificador do ‘Croydon’ com algumas alterações introduzidas no ‘Carillon’. Como especial modernidade forma adotadas as novas válvulas Loktal totalmente em vidro e de baixas capacitâncias internas recentemente lançadas pela Sylvania.

 

No controle de tonalidade para áudio adotou-se sistema em separado para graves e agudos com quatro posições. E no seletor de fontes de entrada Fono/ radio FM, radio AM normal, AM filtrado (filtro de sibilo), AM spread para uso em alta fidelidade. Introduziu-se o controle de volume e saída para o segundo chassis com transformador de linha para manter baixa impedância.

 

Como não possuíam suficiente tecnologia para construir um sintonizador de FM àquela época, decidiram obter um comprovadamente operacional. Utilizaram o JFM 90 que foi readaptado para a nova banda de FM comercial que surgia àquele ano.


 

Em 1939 a Garrard que era a tradicional fornecedora de toca discos da Philharmonic produziu em um breve período o modelo RC100 que tocava os discos pelos dois lados  veja em http://www.youtube.com/watch?v=HfI21OD4gcs e http://www.youtube.com/watch?v=o-fxSvaYYf4 .  Planejou-se utilizá-los no sistema porem um ataque alemão durante o período da guerra afundou 100 unidades destes extraordinários toca discos.

 

Num filme de 1948 , “Unfaithful yours” (Infielmente seu) aparece uma cena com o modelo em operação. Nunca mais este modelo foi produzido.

 

 


Nota sobre toca discos:

 

Em 1931 a RCA introduziu o primeiro toca discos automático para 78 e 33 rpm  (em 1932 foi introduzido o LP ainda com o sulco grosso dos discos de 78. O microsulco foi introduzido apenas em 1946)

Veja operação em http://www.youtube.com/watch?v=RHIAa_J0Rqc

Em 1932 a Capehart introduziu o toca discos que tocava os dois lados do disco vide: http://www.novacon.com.br/audiocapehart.htm e seguintes. Funcionamento em https://www.youtube.com/watch?v=ZFDPvDBXpHA e https://www.youtube.com/watch?v=ioC2CPaBKug

 

 

Mais detalhes em: http://midimagic.sgc-hosting.com/changers.htm http://midimagic.sgc-hosting.com/changerv.htm, http://midimagic.sgc-hosting.com/changerx.htm, http://midimagic.sgc-hosting.com/changerz.htm http://midimagic.sgc-hosting.com/changerz.htm

 

 

 

 

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