Fisher Philharmonic
1937-1942
7
Philharmonic Futura K-1
Considerado o melhor equipamento de som pela Consummers Reports Novembro de 1941. É aqui apresentado o Philharmonic Futura K-1.
370 dólares na época.
Foi o primeiro a apresentar sintonizador de FM na nova banda de 88-180Mc
Originalmente fornecido com toca-discos Garrard RC2 ou RC-6.
Neste segmento apresentamos o Philharmonic Futura K-1. Um Monstro Sagrado em sua época. Possuia 20 válvulas em seu circuito das quais 9 pertenciam ao sintonizador de FM - o GE JFM-90 readaptado pela própria Philharmonic, e 12 válvulas nos dois chassis K-1. Uma a mais que o chassis radio Philharmonic Linear Standard “Croydon” apresentado no segmento 3.
São elas:
(1)5U4G retificadora ,
(2)7C5's saída em pushpull,
(1)7N7 inversora de fase,
(3)7A7 primeiro pentodo de radio freqüência e dois pentodos de de freqüência intermediária,
(2)7A4 triodos de áudio,
(1)7B8 osciladora/conversora de AM,
(1)7E6 detectora de impedância infinita AVC,
(1)6E5 olho mágico.
Em separado num pequeno chassis:
(1)6SC7 ppré amplificadora de pick-up.
Victor Brociner resolveu redesenhar o K-1 Futura que apareceu comercialmente em 1941. Interessante notar que sua intenção era a de apresentar o melhor sintonizador de AM possível para tal resolveu alterar totalmente o circuito de RFS e adotar o Superheterodino de forma superlativa. De um lado pressionado pelas apresentações dos aparelhos concorrentes, pelo outro de apresentar algo novo dentro da filosofia de só realizar o aprovado. Desta forma, apresentou uma modernidade: o circuito de entrada superheterodino apenas para o Broadcast normal de AM. Adotou a parte frontal do receptor de radio amador Hallicrafters de 1939, eliminou o BFO e as múltiplas bandas do mesmo, substituiu o S meter pelo olho mágico e manteve o sistema detector amplificador do ‘Croydon’ com algumas alterações introduzidas no ‘Carillon’. Como especial modernidade forma adotadas as novas válvulas Loktal totalmente em vidro e de baixas capacitâncias internas recentemente lançadas pela Sylvania.
No controle de tonalidade para áudio adotou-se sistema em separado para graves e agudos com quatro posições. E no seletor de fontes de entrada Fono/ radio FM, radio AM normal, AM filtrado (filtro de sibilo), AM spread para uso em alta fidelidade. Introduziu-se o controle de volume e saída para o segundo chassis com transformador de linha para manter baixa impedância.
Como não possuíam suficiente
tecnologia para construir um sintonizador de FM àquela época, decidiram obter um
comprovadamente operacional. Utilizaram o JFM 90 que foi readaptado para a nova
banda de FM comercial que surgia àquele ano.
Em 1939 a Garrard que era a tradicional fornecedora de toca discos da Philharmonic produziu em um breve período o modelo RC100 que tocava os discos pelos dois lados veja em http://www.youtube.com/watch?v=HfI21OD4gcs e http://www.youtube.com/watch?v=o-fxSvaYYf4 . Planejou-se utilizá-los no sistema porem um ataque alemão durante o período da guerra afundou 100 unidades destes extraordinários toca discos.
Num filme de 1948 , “Unfaithful yours” (Infielmente seu) aparece uma cena com o modelo em operação. Nunca mais este modelo foi produzido.
Nota sobre toca discos:
Em 1931 a RCA introduziu o primeiro toca discos automático para 78 e 33 rpm (em 1932 foi introduzido o LP ainda com o sulco grosso dos discos de 78. O microsulco foi introduzido apenas em 1946)
Veja operação em http://www.youtube.com/watch?v=RHIAa_J0Rqc
Em 1932 a Capehart introduziu o toca discos que tocava os dois lados do disco vide: http://www.novacon.com.br/audiocapehart.htm e seguintes. Funcionamento em https://www.youtube.com/watch?v=ZFDPvDBXpHA e https://www.youtube.com/watch?v=ioC2CPaBKug
Mais detalhes em: http://midimagic.sgc-hosting.com/changers.htm, http://midimagic.sgc-hosting.com/changerv.htm, http://midimagic.sgc-hosting.com/changerx.htm, http://midimagic.sgc-hosting.com/changerz.htm http://midimagic.sgc-hosting.com/changerz.htm.