Fisher Philharmonic
1937-1942
7
Philharmonic Futura K-1
Considerado o melhor equipamento de som pela Consummers Reports Novembro de 1941. � aqui apresentado o Philharmonic Futura K-1.
370 d�lares na �poca.
Foi o primeiro a apresentar sintonizador de FM na nova banda de 88-180Mc
Originalmente fornecido com toca-discos Garrard RC2 ou RC-6.
Neste segmento apresentamos o Philharmonic Futura K-1. Um Monstro Sagrado em sua �poca. Possuia 20 v�lvulas em seu circuito das quais 9 pertenciam ao sintonizador de FM - o GE JFM-90 readaptado pela pr�pria Philharmonic, e 12 v�lvulas nos dois chassis K-1. Uma a mais que o chassis radio Philharmonic Linear Standard �Croydon� apresentado no segmento 3.
S�o elas:
(1)5U4G retificadora ,
(2)7C5's sa�da em pushpull,
(1)7N7 inversora de fase,
(3)7A7 primeiro pentodo de radio freq��ncia e dois pentodos de de freq��ncia intermedi�ria,
(2)7A4 triodos de �udio,
(1)7B8 osciladora/conversora de AM,
(1)7E6 detectora de imped�ncia infinita AVC,
(1)6E5 olho m�gico.
Em separado num pequeno chassis:
(1)6SC7 ppr� amplificadora de pick-up.
Victor Brociner resolveu redesenhar o K-1 Futura que apareceu comercialmente em 1941. Interessante notar que sua inten��o era a de apresentar o melhor sintonizador de AM poss�vel para tal resolveu alterar totalmente o circuito de RFS e adotar o Superheterodino de forma superlativa. De um lado pressionado pelas apresenta��es dos aparelhos concorrentes, pelo outro de apresentar algo novo dentro da filosofia de s� realizar o aprovado. Desta forma, apresentou uma modernidade: o circuito de entrada superheterodino apenas para o Broadcast normal de AM. Adotou a parte frontal do receptor de radio amador Hallicrafters de 1939, eliminou o BFO e as m�ltiplas bandas do mesmo, substituiu o S meter pelo olho m�gico e manteve o sistema detector amplificador do �Croydon� com algumas altera��es introduzidas no �Carillon�. Como especial modernidade forma adotadas as novas v�lvulas Loktal totalmente em vidro e de baixas capacit�ncias internas recentemente lan�adas pela Sylvania.
No controle de tonalidade para �udio adotou-se sistema em separado para graves e agudos com quatro posi��es. E no seletor de fontes de entrada Fono/ radio FM, radio AM normal, AM filtrado (filtro de sibilo), AM spread para uso em alta fidelidade. Introduziu-se o controle de volume e sa�da para o segundo chassis com transformador de linha para manter baixa imped�ncia.
Como n�o possu�am suficiente
tecnologia para construir um sintonizador de FM �quela �poca, decidiram obter um
comprovadamente operacional. Utilizaram o JFM 90 que foi readaptado para a nova
banda de FM comercial que surgia �quele ano.
Em 1939 a Garrard que era a tradicional fornecedora de toca discos da Philharmonic produziu em um breve per�odo o modelo RC100 que tocava os discos pelos dois lados veja em http://www.youtube.com/watch?v=HfI21OD4gcs e http://www.youtube.com/watch?v=o-fxSvaYYf4 . Planejou-se utiliz�-los no sistema porem um ataque alem�o durante o per�odo da guerra afundou 100 unidades destes extraordin�rios toca discos.
Num filme de 1948 , �Unfaithful yours� (Infielmente seu) aparece uma cena com o modelo em opera��o. Nunca mais este modelo foi produzido.
Nota sobre toca discos:
Em 1931 a RCA introduziu o primeiro toca discos autom�tico para 78 e 33 rpm (em 1932 foi introduzido o LP ainda com o sulco grosso dos discos de 78. O microsulco foi introduzido apenas em 1946)
Veja opera��o em http://www.youtube.com/watch?v=RHIAa_J0Rqc
Em 1932 a Capehart introduziu o toca discos que tocava os dois lados do disco vide: http://www.novacon.com.br/audiocapehart.htm e seguintes. Funcionamento em https://www.youtube.com/watch?v=ZFDPvDBXpHA e https://www.youtube.com/watch?v=ioC2CPaBKug
Mais detalhes em: http://midimagic.sgc-hosting.com/changers.htm, http://midimagic.sgc-hosting.com/changerv.htm, http://midimagic.sgc-hosting.com/changerx.htm, http://midimagic.sgc-hosting.com/changerz.htm http://midimagic.sgc-hosting.com/changerz.htm.