Uma interessante historia 1
Eis que esta historia se passa pelos anos de 1954. e foi desencadeada por um estudo necessário para a nova Catedral de Coventry na Inglaterra. A primeira Catedral de Coventry data de 1000 anos. E no mesmo lugar já foram erguidas três edificações. A primeira que sobreviveu até o século XII foi a Igreja Convento de Sta. Maria, logo após a Catedral Paroquial Medieval de S. Miguel e finalmente a moderna Catedral de Coventry, também em honra a S. Miguel.
A primeira catedral dedicada a Sta.
Maria foi fundada como uma comunidade Beneditina por Leofric, Conde de Mércia, e
sua esposa Godiva em 1043. O que já indicava a importância de Coventry na Idade
media.
Em 1539, com a dissolução dos monastérios a sede de Coventry e Lichfield foi
transferida para Lichfield e a catedral entrou em decadência. Apenas em 1918 a
diocese de Coventry passou a ter seus direitos, e a igreja de S. Miguel foi
novamente designada como catedral.
Estrutura pentagonal de sustentação da nave principal
Na noite de 14 de Novembro de 1940, a cidade de Coventry foi devastada por um bombardeio da Luftwaffe. A Catedral queimou junto com a cidade atingida por centenas de bombas incendiarias.
Decidiu-se na mesma noite a reconstituição da Catedral o que só se iniciou após o término da Guerra.
A pedra fundamental foi lançada pela Rainha em 23 de Março de 1956 tendo sido a consagração realizada em 25 de Maio de 1962.
Visual da nova fachada
Após uma competição de projetos, iniciados já em 1942, a partir de 1950, decidiu-se que a nova construção seria uma continuação da antiga incorporando parte das antigas ruínas da Catedral de S. Miguel.
Sob o ponto de vista arquitetônico e religioso bem como pela transmissão da idéia de fé na humanidade e paz no futuro, a Catedral tornou-se um exemplo de sucesso, mas passou a apresentar grandes problemas acústicos oriundos de seu próprio projeto.
A Junção das duas igrejas.
F.H. Brittain que já havia desenvolvido os falantes de cone metálicos e os descrito em dois artigos “The Appaisement of Loudspeakers” GEC Journal 1936 e 1937, foi convidado para resolver o problema.
A nave da nova construção manteve o sentido Norte-sul, mas a o grande vitral do oeste era responsável por um eco muito forte. O coro tinha dificuldade de fazer ouvir seu canto na posição que se lhes tinha sido estabelecida, pois havia um cancelamento acústico colocando as duas metades do coro como se estivessem muito separadas sem que houvesse nenhuma parede entre elas. Por outro lado, o coro estava muito afastado da parede leste que não refletia nenhum som devido a forração das paredes. A dificuldade piorava pela absorção do teto, fator que Brittain usou como vantagem no seu sistema de reforço de voz.
Vista da nave principal.
Brittain foi extraordinariamente genial em seu projeto.
Através de um sistema monofônico de alta qualidade passou a gerar ondas sonoras exatamente idênticas às originais(do coro e púlpito) em volume e fases devidamente controladas (através do nível de amplificação, fase do falante, distância e posicionamento das novas fontes virtuais em relação ás paredes-problema /coro e púlpito) a fim de anular o eco gerado pela parede do oeste.
O reforço acústico foi conseguido por um sistema separado, porém alimentado pelo mesmo sistema básico de microfones composto por oito amplificadores e oito unidades acústicas (Falantes FR) idênticas entre si com controle individual de volume e presença, embutidas no teto da catedral e orientados para baixo em escala crescente de volume à medida que se afastavam da fonte sonora alimentando acústica e direcionalmente grupos da platéia de fiéis. Um feito com efeito extraordinário. Veja na distribuição dos equipamentos a solução do problema.
Nota: Todo o sistema empregado visava a idêntica fidelidade e inteligibilidade de voz para o coral e a pregação em todos os pontos da igreja. De forma idêntica prestava-se á apresentação de pequenos conjuntos musicais posicionados no lugar do coro.
Planta baixa
Distribuição dos equipamentos
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E este foi o equipamento usado:
Osram '912' Amplifier and GEC Metal-Cone Loudspeaker
Este amplificador foi projetado pela empresa Osram Ltd. e publicado em Wireless World, Setembro de 1954.
Versão melhorada do amplificador 912 da Osram Ltd .e publicado no boletim GEC de 1961. (2ª Versão)
Versão melhorada do 912 .
Ao ser atingida uma quantidade razoável de produção dos alto falantes GEC FR de cones metálicos os fabricantes decidiram desenvolver e publicar um amplificador capaz de tirar proveito das qualidades inerentes aos mesmos. Foi prometida na época da publicação do circuito eletrônico, a construção de um gabinete para o mesmo e eis que o descrevemos a seguir. Este gabinete na época absolutamente extraordinário pelos detalhes apresentados foi exatamente o utilizado no processo descrito anteriormente para o cancelamento dos ecos indesejáveis na catedral de Coventry.
O circuito 912 foi assim chamado por indicar uma gama de freqüências abrangendo 9 oitavas (30Hz-16kHz) com uma potencia efetiva de 12 watts. O primeiro estágio usa uma válvula “Z729” (=EF86) pentodo de baixo ruído, seguido de uma “B309” (=ECC81) duplo triodo agindo o primeiro triodo como segundo estágio amplificador e o segundo como divisor de fase.
Dois pentodos tipo “N709” (=EL84) em configuração push-pull com carga distribuída (ultra linear) e polarização de catodos independentes propiciam um bom compromisso operacional entre os pentodos e triodos assegurando uma baixa distorção harmônica dos sinais.
A realimentação negativa é aplicada no elo abrangente aos três estágios finais e por um sistema seletor em RC devidamente experimentado poderemos elevar ou reduzir em 5 db freqüências a partir dos 3,000 Hz em diante. Este controle que chamamos de 'presença' tem o efeito de ‘transportar’ o ouvinte para próximo da fonte sonora, pois as altas freqüências se perdem com a distancia, ou ao contrário afastá-lo onde a reverberação natural do ambiente e a absorção das altas freqüências causa uma impressão de afastamento da fonte de som.
Este controle é logicamente artificial mas é bem mais realista que o obtido pelos controles de tonalidade usuais. Este controle também serve para também para equalizar diferenças naturais causadas pelas variações de condições de gravação e da fonte sonora. São também incluídos os usuais controles de tonalidade (entre o primeiro e o segundo estágio) para compensar as variações de características na gravação e reprodução do som.
O GABINETE ACÚSTICO
O alto falante de cone metálico FR além de apresentar uma baixa distorção não linear, possui uma resposta ampla e uniforme de freqüências ao operar em um gabinete apropriado. Por outro lado a resposta ampla e isenta de distorção por intermodulação facilita o uso do sistema por dispensar o divisor de freqüências que sempre introduzirá uma rotação de fase no espectro audível.
Inicialmente Brittain sugeriu um gabinete de seção hexagonal, posteriormente optou por um de seção octogonal o mais rígido possível para evitar toda e qualquer ressonância de painéis apenas a ressonância fundamental de Helmholz próximo à do alto falante foi aplicada para estender a resposta de baixas freqüências.
O projeto octogonal, na realidade emula o cilíndrico. Um dos maiores problemas encontrados nos gabinetes convencionais é o fato dos painéis vibrarem e adicionarem sons indesejáveis durante a reprodução. Como resultado, teremos perda de foco no som original e conseqüente perda de definição. A forma cilíndrica é inerentemente resistente e não consegue vibrar como um painel comum O formato nos traz melhor aproveitamento do som real trazendo naturalmente a alta definição de reprodução.
A abertura situada no centro do fundo do gabinete é usada para a sintonia do mesmo. Como a massa de ar entre o piso e a base produz uma vibração radial, optou-se pelo ajuste através da variação da altura dos pés de borracha maciça permitindo uma fácil sintonia através da variação do amortecimento resistivo da massa de ar. Este procedimento produz uma resposta de graves bastante suaves até os 30 Hz sem qualquer traço de coloração na reprodução da voz.
Construção:
O gabinete é construído com as laterais em compensado de 15mm com parede dupla preenchido com concreto no intervalo com espessura de 30mm. Perfazendo paredes totais de 60mm . Utiliza é claro, colunas maciças de madeira para a sua estrutura. O topo hexagonal segue o mesmo sistema. O fundo e a tampa de acesso são compensados convencionais de 20mm. O formato octogonal foi escolhido por razões estéticas, mas a forma favorece a eliminação de reflexões estacionárias. O gabinete pode levar um ou dois falantes (ligação em paralelo) de oito polegadas de cone metálico tipo FR. O resultado é excelente com apenas um alto falante, todavia a presença de duas unidades reforça e estende um pouco a resposta na região dos 25-40 Hz.
Conclusão técnica: Este sistema até aparentemente modesto com seus amplificadores de 12 W que não são utilizados em sua plena potência, numa catedral como a demonstrada, hão claramente de desempenhar soberbamente em sua residência.
Veja literatura de Hugh Brittain e o sistema Gec Metal cone no segmento subseqüente.
Vista traseira do gabinete.
OS PRÉ-AMPLIFICADORES
Para o amplificador 912 foram desenvolvidos dois pré-amplificadores para uso doméstico e um para uso profissional. O primeiro do tipo passivo e o segundo ativo com apenas uma válvula Z729. As opções apresentadas para uso doméstico são de extrema simplicidade. Visam aproveitar o máximo das qualidades do amplificador 912. o modelo profissional é um pouco mais complexo, e será visto logo adiante.
O amplificador passivo é destinado às cápsulas de cristal ou cerâmicas de alta qualidade e possui quatro opções de equalização.
O amplificador ativo se destina a cápsulas magnéticas e microfones podendo ser adaptado à cabeças magnéticas para reprodutores de fita. Este também possui quatro opções de equalização.
Detalhes descritivos diretamente da publicação GEC.
Ao usarmos o pré-amplificador passivo nada há o que fazer alem de conectá-lo à entrada de R1 na figura 3-3.
Ao usarmos o pré-amplificador ativo com a “Z729”, devemos conectá-lo diretamente à entrada de V2 (na figura 3-3), eliminando todo o estágio anterior (V1 e componentes associados – incluindo os controles de tonalidade).
O controle de presença deverá também ser eliminado deixando apenas o resistor R15 e R16 dando uma realimentação uniforme ao amplificador de potência.
A alimentação de alta tensão é obtida no ponto C2 e R3. R13 é eliminado tornando a junção C10/C11 um capacitor de 24u. R28 terá o valor reduzido para 3K3 1W. o filamento da nova V1 é alimentado pelo mesmo ramal da antiga V1. O novo amplificador apresentará menor distorção que o original 912 Plus com uma figura de apenas 0.3% no segundo harmônico.
Pré-amplificador Profissional
Usado para substituir os controles de tonalidade originais do 912 adicionando equalização e ampla versatilidade.
O pré não apresenta nenhum mistério em sua construção. È apenas importante levar em conta o ponto único de terra que deve ser junto à entrada de microfone. Utiliza três válvulas tipo “Z729”
Valores de R2 e R3 dependerão do tipo de pick-up utilizado. A variação de R2 altera a impedância, enquanto a variação de R3 altera a sensibilidade na entrada. Para a maioria dos pick-ups de relutância variável (R2=∞) e (R3 =0= curto). Se o volume for muito alto um valor apropriado de R3 pode prevenir distorção em V2.
Um valor de 47K para R2 é adequado para a maioria dos pick-ups magnéticos. A mesma entrada poderá ser usada com cristal /cerâmico usando R2 em 100K e colocando R3 como 1M. (veja figura abaixo)
O estágio de tonalidade é composto por V3, R31 e S2 que dá três níveis de corte de agudos e uma posição de resposta plana. R31 aumenta e diminui a resposta de graves.
A resposta de graves cai abruptamente abaixo dos 30 Hz para evitar “rumble” .
A impedância de saída deste pré-amplificador é da ordem de 22K e não apresenta perda sensível ao usar até 7m de cabo coaxial na ligação ao amplificador de potência.
A alimentação de é obtida a partir da junção de C11 /R22 no esquema da figura 3-3 (912 Plus)
Adendo:
A História se repete.
Roseville Covenant Church:
Minnesota Sanctuary
Vista interna
Um método semelhante foi recentemente utilizado com sucesso na
capela de Roseville em Minnesota nos Estados Unidos. O sistema é a pura
simplicidade. Obviamente não havia a dificuldade de Coventry pois a igreja é
bem menor e formato octogonal. O resultado final ficou surpreendente através de
uma atenção meticulosa aos detalhes, aplicação de experiência e bastante
trabalho.
Postos estes itens em organização, o serviço realizado na Roseville Covenant
Church, foi realizado pela empresa “Kingdom Sound & Lighting” e projetado por
Gary Johnson que combinou seu talento neste interessante ebem executado
projeto.
Quatro colunas suspensas na parte central da edificação, orientam o som de forma
circular para todo o ambiente criando o reforço de som. A reverberação foi aqui
também resolvida por um gabinete octogonal colocado na parte direita do altar.
Sob um disfarce de púlpito para leitura do Evangelho das Epistolas e Salmos. O
coro fica ao fundo da igreja e o Altar e o Púlpito principal em seu centro.
Um exemplo de gabinete semi octogonal: http://www.novacon.com.br/audiobhorn2b.htm
Uma versão atualizada: (agosto de 2010) http://www.6moons.com/audioreviews/germanphysiks/1.html
German Physiks HRS-120
Baseado no “Walsh driver” alto falante de cone invertido inventado por Lincoln Walsh em 1964 chamado de alto-falante de som coetente. Irradia de forma circular operando como uma linha de transmissão de ondas. Produz resposta espectral de alta qualidade abrangente em toda a gama de áudio com uma única unidade motriz.
Dane techniczne
(wg producenta):
Impedancja: 4 Ω
Pasmo przenoszenia: 31-21 500 Hz
Moc nominalna: 100 W
Moc szczytowa: 160 W
Rekomendowana moc wzmacniacza: minimum 100 W/4 Ω
Częstotliwość podziału: 240 Hz
Skuteczność: 86,8 dB (1 W/1 m)
Głośniki: jeden tytanowy głośnik DDD, jeden woofer 250 mm
Wymiary (wys. x szer. x głęb.): 1145 x 320 x 320 mm
Waga (sztuka): ok. 32,6 kg
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