Gabinetes em mármore
Surge nos dias atuais uma nova tendência cujas raízes remontam a uma tecnologia esquecida mas muito empregada nos teatros da Grécia antiga. O som emanado de recintos calcários. A tecnologia de recursos naturais foi também utilizada na Renascença e presente nas grandes Catedrais e Teatros da época que tinham que prover recursos eficientes na ausência de equipamentos eletrônicos. Talvez esta técnica seja na verdade tão antiga quanto o homem pré histórico quando descobriu que numa das cavernas em que residia ou visitava os sons se reproduziam diferentemente de quando estavam ao ar livre. http://www.novacon.com.br/audiodyna.htm
Em nossa apresentação iniciaremos pelo sistema sugerido por Susan Parker emérita engenheira de som:
Susan Parker 1
.
Mais detalhes em:
http://www.susan-parker.co.uk/susan-speaker-sphere.htm
Spheroidal Loudspeakers in White Marble.Design by: Susan Parker, MIEE. |
SP 62
O falante SP62 possui um som transparente e descolorido da mesma forma que um alto falante eletrostático o sistema é bastante compacto uma vez que é composto de uma esfera de apenas 20 cm / 8". A clareza de reprodução do SP62 provém de uma combinação de um gabinete não ressonante de baixa difração que possui para reprodução um falante de apenas quarto polegadas.
O gabinete esférico produz uma difração muito mais baixa que os modelos convencionais em forma de caixa e a massa específica elevada do mármore age como um “imersão acústica” para o falante. O “gabinete” é apenas uma esfera cavada em um bloco único de mármore que é não ressonante causando nenhuma coloração ao s sons provenientes do falante.
Utilizamos um só falante de 62mm com cone em metal para cobrir todo o espectro de 200 Hz aos 20 KHz. Não há divisor para medias freqüências, portanto não há anormalidades de fase não há sons não reproduzidos. A massa do cone é de apenas 1.88 gramas o que facilita o não armazenamento de energia e melhor reprodução de transientes. O sistema é notável pelo fato de apresentar apenas 1/10 das distorções existentes em gabinetes convencionais com cones em material sintético
O falante pode ser conectado diretamente a saída de qualquer amplificador (opcionalmente através de capacitores)
O gabinete é hermeticamente fechado e tem uma perda natural e 12dB / oitava sem sofrer os problemas dos gabinetes do tipo reflex. Seu desempenho será superior se posicionado nos cantos de parede de um cômodo com o cone face ao ouvinte ou face ao ângulo do quarto.
Outra vantagem é a ausência de distorções de fase podendo liberar o audiófilo a qualquer posição de localização, aumentando assim o efeito panorâmico do estéreo ..
Cone / Chassis
62 mm (2.45") Controflex metal foil. / Aluminium die cast. Moving mass 1.88 gm. Frequency range 200Hz to 20KHz ±3 dB. (N.B. Approx 120Hz without active filter) Sensitivity c. 90 dB. SPL Power handling 50 watts RMS (with external 200 Hz high pass active filter) - 25 watts direct. Internal wiring 30/0.25 mm (1.5 mm2) 16 AWG copper. Terminals Gold plated, cable to 7.5 mm O.D. Size 200 mm (c. 8") diameter by 167 mm deep (less terminals). Weight 9 Kg (20lbs) each. ( with shelf stand ) approx. Enclosure White Marble; natural colour and pattern.
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(Life expectancy: 1000 years plus for the enclosure/stand (the drive units may need refurbishing before this)
Baseamo-nos nos princípios primários da reprodução Sonora de alta qualidade através da não aceitação das normas gerais para um alto-falante. Ao mesmo tempo conjugamos o melhor das técnicas conhecidas. Partimos para o formato esférico do gabinete para evitar problemas de reflexões internas e simular uma melhor fonte pontual. A forma esférica favorece a reprodução mais próxima da realidade da fonte sonora e não impõe qualquer coloração ao som original. É o sistema ideal para monitores de gravação e alto-falantes domésticos de alta transparência.
Os resultados do gabinete SP62 é singular, uma vez que apresenta qualidades de sistemas eletrostáticos sem os problemas destes. Este gabinete é absolutamente compacto e apresenta uma dimensão esférica de apenas 20 cm / 8".
Alto-falante empregado:
E.J.JORDAN JXR6 HD - ALU FULLRANGE DRIVER
This exciting new
driver is the long-awaited successor to the Jordan JX53. It is the world's
widest bandwidth 2 inch driver and represents the leading edge of moving
cone driver design. It is the culmination of Ted Jordan's 50 years of
experience in the field. |
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Technical note 1
The low frequency response of the JXr-6HD has been extended to a remarkably low
limit to enable its in-box performance to be directly matched to appropriate,
high quality sub-woofers. To achieve this, the conventional rear suspension has
been omitted and the system resonant frequency and 'Q' values are set primarily
by the acoustic suspension provided by the volume of air enclosed within a small
box. This technique also provides a significant reduction in low frequency
distortion
Specifications: |
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Overall Diam: |
90 x 77 |
mm |
Voice coil Ø: |
19 |
mm |
Baffle cutout: |
62 |
mm |
Voice coil height: |
|
mm |
Depth: |
49 |
mm |
Voice coil material: |
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Front. Material: |
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Air gap height: |
|
mm |
Frame Material: |
Polycarbonate |
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Air gap filling: |
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Membrane Typ: |
Cone |
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Magnet Ø: |
52 |
mm |
Membrane Surr: |
Rubber |
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Magnet-height: |
12 |
mm |
Membrane Mat.: |
Aluminium |
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Magnet-weight: |
|
g |
Dustcap Mat.: |
Aluminium |
|
Magnet-inductance. |
|
T |
Thiele-Small-Parameters: |
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Resonance frq. |
fms: |
100 |
Hz |
Mech. Compliance |
Cms |
1.87 |
mm/N |
Mechanical Q |
Qms: |
1.83 |
|
Moving Mass |
Mms: |
1.3 |
g |
Electrical Q |
Qes: |
0.87 |
|
mech. Resistance |
Rms: |
0.5 |
kg/s-¹ |
Total Q |
Qts: |
0.59 |
|
Max. Displacement |
Xmax: |
2.8 |
mm |
Equivalent Air-Vol. |
Vas: |
1.8 |
Liter |
BL Product |
Bl: |
2 |
N/A |
|
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|
DC-Resistance |
Re: |
4.4 |
Ohm |
Membrane- Ø |
Md: |
53 |
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Coil Inductance |
Le: |
0.07 |
mH |
Membrane-Area |
Sd: |
24.6 |
cm² |
Electr. Damping |
Res: |
1 |
Ohm |
Max.cutoff frequency |
fmax: |
|
kHz |
|
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Efficiency |
Nref: |
0.21 |
% |
Sound pressure |
SPL: |
85.1 |
dB |
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Susan Parker 2
Complemento
Mais detalhes em:
http://www.susan-parker.co.uk/susan-speaker-bass.htm
Bass Loudspeaker with White Marble Plinth and Top.
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SP 150
For anyone who may be interested in making a (pair of) loudspeakers to this design here are scans of my original drawings - made on an Apple SE computer with a StyleWriter printer.- Click in each cell to see life size. Or clicking here.
150 dpi GIF file drawings (A4) for printing.
Please note: Personal Use Only
O emprego do SP150 estende a resposta de graves até os 30 Hz. Projetado para complementar o SP62
O SP150 foi projetado para alta qualidade de reprodução em caixas seladas tipo suspenso acústica.
Esta caixa compacta comporta duas unidades de 150 mm com cone de metal montados face a cace em uma configuração isobárica. O SP150 cobre o espectro de 30 Hz aos 10 KHz.
As freqüências mais elevadas são proporcionadas pelos falantes de cones de 62 mm necessários para a correta reprodução de das características tonais dos falantes principais.
Os SP150 são montados indiferentemente com os cones voltados para dentro ou para fora. Nestas ultimas condições a divisao de freqüências deverá se efetuar em um ponto mais alto do espectro.
O gabinete dos SP150 deverá ser de Madeira dura. Não MDF ou compensado.
As paredes internas do SP150 devem ser recobertas com fios longos de carneiro negros e absorvente acústico, os dois falantes são ligados em paralelo com fios de bitola larga e terminais de primeira qualidade
O SP150 que mostramos tem as faces laterais de Madeira maciça e mármore de Carrara branco no topo e na base.
Cones 150 mm
anodised aluminium, 2 off. |
Metal cone 6 inches Bass Woofer
Designed as a general purpose bass driver, and embodying the same principles as
the smaller units. The combination of an extremely powerful magnet system and
excellent heat dispersion results in a maximum continuous RMS power rating of
100 watts. The rigidity and low mass (28 gm) of the cone ensure an
exceptionally good transient response and very low distortion - a "FAST" bass
driver. Typical free air cone resonance is 26 Hz: voice coil options are 4, 8
and 16 ohms. This bass driver precisely complements the
Bandor-50
to form a full range high fidelity system in which remarkable transient response
and tonal accuracy extend over the complete audio spectrum.
Electrical/Machanical Parameters
Type - 150DW/16
Property |
Value |
Fo (Resonance Frequency) |
21.54Hz |
SPLo (Sound Pressure @ 1 watt) |
88.00db |
BL (Flux * length) |
13.93tm |
Levc (Inductance @ 1kHz) |
2.58mH |
Revc (DC VC Res) |
13.20ohms |
Vb (Padded Box Volume) |
14-25 litres |
Vb (Reflex inclosure Volume) |
28 litres |
Qms (Mechanical Q) |
2.34 |
Qes (Electrical Q) |
0.29 |
Qts (Total Q) |
0.25 |
Vas (Acoustic Volume) |
119.34 litres |
Cms (Compliance) |
1720.69 um/N |
Mms (Total Mass) |
31.71g |
Sd (Piston Area) |
0.022m2 |
Zo (Zmax at Fo) |
119.2ohms |
no (Ref Efficiency) |
0.39 % |
Mmd (Diaphram Mass) |
29.83g |
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(Life expectancy: 100 years plus for the cabinet (the drive units may need refurbishing before this).
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Apollo 1
Este segundo artigo traz uma versão bastante convencional de gabinete em coluna sua maior peculiaridade é a utilização de dois falantes do tipo Blathaller.
Entre os interessantes projetos de gabinetes em mármore temos o Apollo 1 de fabricação inglesa é um gabinete com quase 2m de altura e perto de 140 kg . Seu desenho é vertical e foi idealizado por Mark & Daniel®. E sua reprodução não encontra paralelo no mundo dos gabinetes acústicos isto se deve ao fato de que o mármore além de não ressonante retém como qualquer outra caixa a pressão de ar gerada pela parte traseira dos falantes mas não retém a onda sonora.Na verdade age como um filtro preferencial para algumas freqüências. Este fenômeno já era de há muito conhecido e os antigos gregos já utilizavam estas propriedades na construção dos teatros para milhares de espectadores.
Os gabinetes acústicos em mármore pertencem a uma alta classe e são bastante apreciados pelos audiófilos. Uma importante particularidade é sua eficiência acústica muito superior aos gabinetes convencionais. E se presta sobre maneira como grandes reprodutores para cinema e onde se requeiram salas com bom numero de ouvintes.tais como auditórios e estúdios. Outra grande vantagem é a ausência de coloração no som reproduzido.
Este gabinete trabalha com duas vias convencionais com corte em 600Hz mas possui um super tweeter omni-directional que é do tipo Blatthaller,(veja posteriormente em “Outros tipos de falantes”) e possui uma distorção baixíssima graças a sua configuração
Descrição
O alto-falante de médios utilizado é um M&D® DM-3 Dreams com diafragma 160 vezes maior que o tweeter convencional de domo de 1” ! estes “ Dreams drivers” reproduzem com perfeição a banda de 600Hz a 20KHz ---que correspondem ar 5 oitavas ---garantindo uma baixíssima distorção por modulação de freqüência principalmente na região dos mais essencial das freqüências médias (800-4KHz); O DM3 é um blatthaller.
DM-3a, Dreams Driver de Ampla Banda
Características do tweeter Modelo DM-3 Dreams:
Resposta ótima de freqüências 500Hz a 20 KHz.
O tweeter é composto de uma folha fina de alumínio gravada que se deposita sobre uma folha de polilmida de 0.025mm conhecida com o nome de Kapton devido à alta resistência da polilmida o substrato que forma o diafragma resistente a altas temperaturas de180-250º C, temos sua durabilidade assegurada. O principio, há muito conhecido, onde o diafragma fica suspenso em um forte campo magnético, assegura uma grande resposta de transientes e larga banda de freqüências.
DM-2, Dreams Driver para Freqüências Altas
DM-2 Dreams tweeter
No topo do gabinete existe um tweeter de mesma concepção, o DM-2 Dreams que se liga em paralelo como DM-3( MF+HF) e é projetado para responder ao altos harmônicos de 7KHz up to 35KHz. O ajuste de nível pelo potenciômetro na parte traseira proporciona a mais vivida reprodução possível.
O projeto possui dois dois potentes woofers M&D SX de 10 polegadas que asseguram excelente resposta de graves. O gabinete segue o principio dos bass reflex com os pórticos na traseira. No topo tem um cone difusor também em mármore se encarrega da difusão em 360º do som proveniente das altíssimas freqüências do tweeter DM-2.. O tweeter o DM-2 também do tipo blatthaller em conjunto com o cone difusor se encarregam da difusão de agudos em 360º enquanto o DM-3 favorece a parte do auditório. Uma vez que o projeto blatthaller não possui tendência direcional a imagem sonora será assim bem perto da realidade.
Como curiosidade do projeto informamos que os dois woofers trabalham eletricamente separados com terminais próprios de entrada com dois divisores de freqüências conforme diagrama que demonstramos a seguir. Da mesma forma trabalham acusticamente isolados com dutos ressonantes diferenciados para extensão de resposta nas baixas freqüências. Cada falante com 8 Ohms dando 4 ohms se conectados em paralelo.
SX, Woofer
Este woofer de 10” usa a tecnologia SX patenteada de Mark & Daniel que permite um movimento de 48mm no eixo central do cone . Os imãs utilizados são de NdFeB e suficientemente grandes para gerarem um forte campo magnético.. Utiliza fita de cobre enrolado em bobina de 18mm de comprimento e 31mm de diâmetro com impregnação de fibra de vidro. O movimento é de ±15mm de excursão linear.
Carcaça em alumínio, Du Pont Metamax é utilizado na suspensão flexível do cone de papel extra resistente e tampa contra poeira no centro do imã. Eficiência de 88dB/2.83V/1m em 4 Ohms, 150 Watts de capacidade , peso 4.0 Kg.
General Specifications
Product Description: Apollo floor-standing Speaker
Reference Price: USD 16,800/pair
for Solid White color
Frequency Response: 24Hz-35KHz
Two-way Crossover: 600Hz
Nominal Impedance: 4 Ohms
Average Efficiency: 88 dB/2.83V/1m
Power Handling: ≧ 300 Watts per channel
Enclosure Material: C.A. Marble
Caster Platform: H10.5 xW52.0 xD50.0 cm
H4.1” x W20.5” xD19.7”
Weight: 11.0 Kg (24 lb)
Size (H x W x D): 167 x42.4 x38.4 cm(enclosure only)
66” x16.7” x 15.1”
177 x 52.0 x 50.0 cm(total system)
70” x 20.5” x19.7”
Weight (each): 116 Kg (256 lb) (enclosure only)
127 Kg (280 lb) (total system)
Falante 17,5 x 23 blatt
Redondos 23cm 10 pol
Diagrama do gabinete
Diagrama das ligações
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Considerando a possibilidade de termos acesso a algum tipo de Blatthaller para os médios e agudos, apresentamos os detalhes da construção do gabinete Apollo.
A construção deverá ser realizada com placas de mármore de alta densidade com 15 a 18mm de espessura com reforço em todos os cantos, em substituição ao composto de mármore originalmente utilizado. Esta providência inclusive elevará a qualidade final do som reproduzido. Os painéis em mármore devem ser firmemente colados e internamente devem ser forradas com Isopor de 20mm colado em todas as superfícies. Uma vez montado não haverá mais possibilidade de torná-lo a abrir, os falantes são fixados pelo exterior.Observe que o gabinete possui quatro câmeras separadas uma para cada um dos transdutores.
Na ausência dos Blatthaller poremos substituí-los por falantes de médios e agudos da melhor qualidade possível, no que fatalmente resultará num som de alta qualidade. Ao usar novos falantes é importante adaptar as medidas das câmaras internas do gabinete para os novos falantes. O gabinete poderá ser encomendado em uma marmoraria especializada que cuidará do acabamento do conjunto e não ficará tão absurdamente caro.
Os pontos de fixação dos falantes escolhidos deverão ser previamente marcados e receber buchas de fixação. Os falantes deverão ser preferencialmente unidos com a superfície do mármore com uso de borracha crua para vedação eficiente no rejunte.
Como comentário final, teria a dizer que estes gabinetes de marca Mark & Daniel à exceção dos Blathaller são gabinetes bastante convencionais. Apesar de estarem classificados como gabinetes em mármore, sua carcaça é construída por moldagem com pó de mármore com a adição de corante inorgânico e um aglomerante tipo resina epóxi etc. Tanto o gabinete quanto os falantes são se construção chinesa e o nome Mark & Daniel me parece ser apenas da companhia comercia que os encomendou. Os Blathaller usados no Apollo me parecem s, m. j. um tanto frágeis para uso continuado, mormente em se considerando a exposição das películas vibráteis. Anexamos o desenho do gabinete para que os mais experimentados o possam construir, pois afinal, 16.000 dólares, considero um pouquinho demais. Apesar da boa qualidade esperada, o projeto de Susan Parker me parece infinitamente melhor sob o ponto de vista de técnico, mormente devido a eliminação de problemas inerentes à reprodução do som, além disso é muitíssimo mais barato. No parágrafo acima, sugiro inclusive a substituição dos Blatthaller por falantes mais convencionais. O grande mérito do gabinete Apollo, a meu ver infelizmente destinado comercialmente a uma casta de audiófilos ricos e tecnicamente despreparados, é sem dúvida os fenomenais Blatthaller (apesar da necessidade imperiosa de transformadores de linha para seu perfeito funcionamento) que veremos no próximo segmento. Como nota especial diria que os Blatthaller do final dos anos 1920 funcionaram nos cinemas japoneses durante muitíssimos anos só dando baixa nos anos 2000 simplesmente por um fator de modernização. Encontraram uma nova vida nos louquíssimos audiófilos japoneses que sempre nos ensinam uma serie de truques de qualidade.
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