“Non Plus Ultra”
III
Considerações Sobre Opções na escolha das válvulas utilizadas no
NON PLUS ULTRA
Nesta página demonstraremos características gerais e algumas descrições das características que nos orientaram à escolha das válvulas utilizadas.
No próximo segmento demonstraremos outros circuitos SEPP de possível utilização para canais de graves e amplificadores em geral
Em nossos circuitos:
Válvulas de saída:
Nossa opção recai sobre as EL84 e as 6L6.
EL 84/6BQ5 Detalhes técnicos em: http://www.retrovox.com.au/STC6BQ5.pdf
Justificativa EL84:
As EL84 foram válvulas de potencia projetadas para substituição de todas as válvulas européias ate então produzidas para uso em receptores domésticos.
Sucedeu a EL41 mas teve em mente ter suficiente transcondutância e extra limite de potência para repor as AL2, E443, EL11, EL3, EL33, EL171 e outras em todos os projetos até então existentes.
Tem como variantes E84L, EL804, SV83, 6P14P, 6P15, 6P15EV, N709 e a EL86 (de maior emissão), além das versões com diversos tipos de filamentos.
De há muito os europeus produziam excelentes pentodos de saída com alta transcondutância para rádio. O nascimento da EL84 nos laboratórios da Philips foi oriundo da necessidade da existência de válvulas de saída de menor custo que ao mesmo tempo suprissem a necessidade dos rádios em geral e pudessem emular as estabelecidas 6L6 e até substituindo-as em etapas de saída para uso doméstico. O projeto teve em mente conjugar a experiência dos dois melhores pentodos europeus. Exatamente as EL3 /EL33 via EL41 com um sistema de base noval de fácil aceitação no mercado mundial e aumentando a dissipação de placa do padrão de 9W até então usado, para 12W máximos. Os circuitos (de saída simples) que a empregavam passavam dos 4.5W de potência de áudio para 5.7W, com o mesmo consumo, o que favorecia a qualidade de audição. Praticamente todos os rádios de mesa europeus adotaram imediatamente a nova válvula e a Mullard publicou o famoso “5-10” para comprovar o grande potencial das EL84 nesta nova função. Após 60 anos nada se conseguiu fazer de melhor na categoria. Este fato comprova o grande nível de maturidade tecnológica do produto.
Comentário Srajan Ebaen
In popular hi
fi opinion, the EL84 doesn't rank as highly as direct-heated triodes and the
beefier pentodes like EL34s, 6550s and 5881s. Yet
true valve connoisseurs shopping
with their ears and not through the nose know how sonically advanced the
Minueta's choice could really be. Decware favors the Russian military version of
the EL84 above others, Manley Labs has monoblocks dedicated to it, Almarro's
integrated SET was an underground darling and the Glow Audio Amp One runs a pair
of 84s. To mention but a few.
When higher power requirements aren't an issue, the EL84 is his favorite glass
bottle. "I just had to have a 6BQ5 model in the line. I've been into
tubes forever and through countless expensive amplifiers. Nothing beats an EL84
for bandwidth, linearity, liveliness and speed."
6L6-Detalhes técnicos em: http://www.retrovox.com.au/STC6L6G.pdf
Justificativa 6L6:
As 6L6 foram desenvolvidas para public adress onde se necessitava altos níveis de áudio.
Esta válvula praticamente perfeita para o uso teve uma série de variações e aperfeiçoamentos; 1625, 6L6G, 6L6GA, 6L6GB, 5881, 5932, 6550 7027, KT66, KT88, KT120, 350B, 807, 6BG6G, etc. e o projeto continua atual após quase 80 anos.
A 6L6 nasceu na Inglaterra e é oriunda da “Válvula de Harries” foi desenvolvida pelo engenheiro britânico J. Owen Harries, e testada por Leonard A. Molinari. Sua comercialização começou através da firma Hivac Co. Ltd. em 1935. Harries foi o primeiro a descobrir a distância critica que maximiza a eficiência do tetrodo de potência. Esta é um múltiplo especifico da distancia grade-catodo. Os defletores de feixe utilizados, por sua vez minimizam a emissão secundaria tão comum nas válvulas tetrodo.
Os defletores de feixe foram desenvolvidos pelos engenheiros da EMI Cabot Bull e Sidney Rodda o bloqueio da emissao secundária ficou conhecido como "kinkless tetrode" daí a nomenclatura "KT" para as válvulas do tipo dada pela MOV (Marconi-Osram Valve) e pela General Electric Company Plc.
Pela dificuldade em produzi-las em série, a fórmula foi licenciada para a RCA que teve um enorme sucesso com a 6L6 a partir de sua introdução no mercado em julho de 1936. Antecedendo o sucesso das EL84 e da mesma forma que esta, as 6L6 substituíram todos os amplificadores a triodo oferecendo maior potência e menor consumo. Portanto saiba que as 6L6 são na verdade KT66 simplificadas e com menor capacidade de potência. As primeiras versões totalmente metálicas dissipavam melhor, mas foram logo abandonadas pela dificuldade de fabricação e custo incidente no processo.
Uso de melhores componentes tais como base em micanol, placas mais espessas, arames mais grossos nas grades e anodos grafitados fizeram da versão original de 19 Watts para os atuais 30 Watts nas versões atuais.
Uma parte do sucesso das 6L6 foi devido à massificação produtiva dos americanos que tiveram certa vantagem comercial por não precisarem pagar royalties aos europeus por seus excelentes pentodos de alta transcondutância.
Na prática os tetrodos soam diferentes dos pentodos e esta peculiaridade será aproveitada no circuito final do nosso“NON PLUS ULTRA”.
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A válvula de saída é a alma da tonalidade, do timbre, e da qualidade do amplificador, tornando-o agradável ou não. Entre as muitas variedades de tipos de válvulas existentes, as mais usadas por todos os fabricantes em todos os tempos tem sido: as EL84, e suas versões americanas 6BQ5 e 7189. Projetada especificamente desde o nascedouro para substituir todas as válvulas de saída existentes com dissipação de placa até 12 watts e potência de áudio até 6 watts, e as 6L6 originalmente projetadas para substituição de todas os tipos de triodos usados em amplificadores Public Adress com potência de áudio ate 25/30 Watts. A EL 84 iniciou sua carreira comercial em 1952 para utilização inicial no famoso Mullard 5-10 e foi a base dos equipamentos das bandas Inglesas dos anos ’60; também justificada pela enorme predileção de todos os montadores e fabricantes de áudio: e a 6L6 de 1936 passou a ser e continua sendo a válvula preferida dos guitarristas mesmo após quase 80 anos de vida!
Partindo deste principio, de adoção e comprovação das preferências comuns e a minha particular experiência em ouvir algo interessante e agradável, e ao mesmo tempo mostrar mais um “Ovo de Colombo” partimos para um projeto inusitado onde criamos um estereofônico de três canais amplificadores do tipo Doppel Dynamishe onde usamos dois canais estereofônicos tipo bi-ampli, 3D e um canal central de reforço para reforço de graves.
Posso garantir que é algo fora do comum não apenas na configuração eletrônica, como também na qualidade e nível sonoro. O equipamento ultrapassa as barreiras conhecidas de toda e qualquer Alta Fidelidade que v. já tenha ouvido neste nível de potência. Isto se deve aos suaves “graves sintéticos” produzidos pelo amplificador SRPP utilizado para os baixos que tendem a reforçar o terceiro harmônico, criando um efeito de impacto psicológico nas baixas freqüências, sem que seja ao ouvido notada qualquer distorção. O amplificador central também Single Ended é usado para complementação dos graves plenos, sem ressonâncias e bastante puro dando um efeito melodioso e consistente ao ouvinte. Todos os canais possuem ampla resposta de freqüência e ênfase nos harmônicos impares. Pela natural configuração em single ended. As faixas de operação de cada um deles é porém separada no pré amplificador não por filtros mas pelas características especiais de cada circuito que favorece uma gama especial de freqüências propiciando diferentes timbres tonais que em uníssono, oferecem uma extraordinária sensação de presença –Note: Extraordinária – que jamais qualquer outro sistema pode ou pôde proporcionar. Junte-se a isso o controle dos canais para perfeita adequação ao ambiente que este opera. Poderíamos adaptar vários pré existentes mas optamos pelo sistema de entrada empregado no Loewe Opta. Uma tonalidade não usual, mas extremamente agradável; forte para com toda a gama audível amplamente definida e também agradável ao bolso, pois possui uma qualidade extraordinária em função do preço final. O segredo está nas válvulas comuns e nos transformadores de saída de preços acessíveis, sem perda de qualidade graças a uma serie de truques com a combinação de aproveitamento de particularidades elétricas altamente desejáveis.
Estamos, portanto apresentando o que pode existir de mais avançado em termos de válvulas para a reprodução acústica em ambiente doméstico; na verdade usando alguns truques de circuito hoje comumente adotados nos aparelhos de estado sólido para criar o “som psicológico” destinado a atrair compradores para novos equipamentos. Uma verdadeira oportunidade para que v. meça a real diferença entre o som “caliente” das válvulas e o tom “seco-adornado dos equipos de estado sólido.
Válvulas pré-amplificação:
Nossa opção recai sobre as ECC88 e as EF86.
Duplo Triodo Amplificador de Tensão
Justificativa ECC88:
A ECC88 é uma válvula duplo triodo de médio mu especialmente desenvolvida para uso em circuitos “cascode” para televisores em VHF. É uma válvula de baixo ruído e alto ganho com muito pouca distorção de sinal e baixa capacitância interna. Suas características foram aceitas pelos usuários de áudio por apresentar dados mais favoráveis que as 12AU7 e 12AX7 devido a sua alta transcondutância, baixo ruído e baixa resistência interna. A ECC88 representa uma conglomerado de experiências e conhecimento ao longo do tempo a partir das 12AT7(ECC81), aperfeiçoada nas 6BQ7, na ECC84 e chegando à ECC85. Com o desenvolvimento dos rádios de automóvel com +b em 6 V aperfeiçoou-se na ECC86, mas foram estas substituídas pelos sistemas de estado sólido. A ECC88 e sua gêmea ECC189 se tornaram padrões nos estágios de RF /VHF antes do advento dos nuvistores e das válvula triodo com grade tipo marco. foram
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Pentodo Amplificador de Tensão
Justificativa EF86:
A EF86 é um pentodo destinado à amplificação de baixos níveis de sinal na entrada de pré-amplificadores de variados tipos. é uma válvula de alto ganho cuja concepção é fruto da reunião de conhecimentos diversos desde as primeiras eras da eletrônica. A EF 86 é uma derivada direta da EF40 de fabrico Philips lá no final dos anos 40. A Mullard resolveu universalizar a válvula utilizando a base Noval em lugar das Rimlock usadas nas EF40. Uma mesma providência fez surgir as EL34 que passaram a usar base Octal nas anteriores EF50 de base “P”.
As EF86 vieram a ser pentodos universais de áudio em lugar das EF37A e das anteriores EF36 evoluções diretas das EF6 que eram extensões da família 6J7G, 77 e das anteriores 6D6, 6U7G e 58. As EF86 eram opções mais accessíveis e de certa forma compactas das 6J7/1620 metálicas que fizeram época por suas características.
‘24
6J7
EF86
24
6D6
77
6J7
EF86
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A vantagem prática da retificação à válvula é que as válvulas retificadoras à vácuo, como as empregadas em nosso projeto, exigem algum tempo para aquecer antes que comecem a conduzir. Isto fornece algum tempo para que os calefatores das válvulas de saída aqueçam e conseqüentemente também estendem seu tempo de vida. Se a fonte de alta tensão parte para fornecer rapidamente a alta tensão, os catodos das válvulas podem ser danificados. Alguns fabricantes de equipamentos de alta classe, usam diodos de silício ultra-rápidos, mas incluem redes suavizadoras do impacto de tensão, tornam-se de construção mais cara e se comparados com a retificação à válvulas não rendem a nenhuma melhoria mensurável no som.
Comparação EL86/EL84 e 6L6
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