Marantz
De primeira Geração 1
Sistema Marantz de Reprodução.
Introdução:
Vamos aqui descrever o sistema Marantz original. Desenvolvido por Saul B. Marantz. Mas afinal o que faz o sistema Marantz no segmento dos pré amplificadores? Simples, O Dr. Saul bem localizou o problema comercial do áudio no inicio de sua expansão. Em 1952, ano do lançamento de seu primeiro aparelho, o Áudio Consolette, um pré-amplificador inicialmente produzido artesanalmente, era difícil encontrar um pré-amplificador doméstico versátil que reunisse à uma só vez toda alta qualidade oferecida. Os audiófilos da época estavam movidos pelo alarde comercial do circuito Williamson e dezenas de fabricantes e montadores isolados montavam e produziam as mais variadas versões de Wiliiamson. Faltava um pré no mercado Eis que o Dr Saul sentiu a necessidade de colocar um o mercado chamando-o de “Modelo1”. Desta forma conseguiu nome no mercado e uma forma de se destacar entre outros concorrents de peso e poderosos tais como RCA, a GE, e os menores como Mc Intosh, HH Scott e outros, que produziam sistemas inteiros. V poderia usar o amplificador que quisesse: UTC, Thordarson, Stancor, Partridge, Woden, etc.
Este pré-amplificador foi projetado de forma a possuir o menor ruido de fundo e introduzir a menor distorção possível.
Eis que neste pré nada foi feito de excepcional, foram apenas utilizados os melhores circuitos conhecidos, com uma inspiração nos modelos de pré-amplificaodres do próprio Williamsom. O pré-amplificador, como dissemos, foi batizado de “Modelo 1” e possuía uma fonte de alimentação separada estranhamente chamada (após maio de 1955) de “Modelo 4”.
Estava aí embutido todo o conceito do excepcional conceito de Saul Marantz antes mesmo que todo o conjunto se tornasse comercial.
Abaixo diagrama esquemático e apresentação do Modelo 1
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Modelo 1
Abaixo diagrama esquemático e apresentação da fonte de alimentação Modelo 4
Modelo 4
Nesta mesma época (maio de 1955) foi apresentado o amplificador de potência o “Modelo 2”.
Trazia conceitos muito ineteressantes: primeiramente três entradas –Full range e dois filter steps para reprodução de gravações antigas ou discos danificados, podendo ainda servir de filtro passa altas para utilização como canal de graves e agudos. O sistema geral possuía uma configuração Mullard modificada para uso de válvulas americanas e a saída em configuração Ultra linear era também conversível para triodo. A função UL/Triodo permitia não apenas a preferência sonora do cliente mas também visava a utilização futura de dois amplificadores, um UL e o outro Triodo quando em conexão com o divisor eletrônico de freqüências prestes a ser lançado, o “Modelo 3”.
Os diagramas no final deste segmento indicam a sua forma de utilização.
Abaixo diagrama esquemático e apresentação do Modelo 2
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Modelo 2
Estava fechado o sistema Marantz para reprodução monofônica de alta qualidade. Todavia os clientes exigiram um novo amplificador de tão alta qualidade a preço mais acessível para o canal de médios e agudos. Assim ao final do ano de 1956 foi introduzido o novo “Modelo 5” que vinha a ser um modelo compacto e simplificado do “Modelo 2” suprindo assim as necessidades de mercado.
Abaixo diagrama esquemático e apresentação do Modelo 5
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Modelo 5
O Marantz “Modelo 3” introduzia uma qualidade excepcional na reprodução. Utilizando o corte eletrônico de freqüências, não introduzia perdas, ressonâncias e outros problemas comuns nos divisores passivos na linha dos alto falantes, além do mais possuída 12 pontos de corte e passagem de um amplificador para o outro, obtendo-se o melhor de cada sistema de alto falantes e casando seus resultados com a qualidade instrumental das gravações. O fino da bossa!
Abaixo diagrama esquemático e apresentação do divisor eletronico Modelo 3
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Modelo 3
Descrição do divisor eletronico Modelo 3
Formas de ligação dos diversos componentes do sistema Marantz
Configurações em Monofonia:
1- Configuração Simples
Uso de um Mod 1(+ Mod 4) + Mod 2
2- Configuração Bicanal
Uso de um Mod 1(+ Mod 4) + Mod 3 + 2x Mod 2 (ou Mod 2+ Mod 5)
3- Configuração Tricanal
Uso de um Mod 1(+ Mod 4) + 2x Mod 3 + 2x Mod 2+ Mod 5
4- Configuração Bicanal Adaptada
O Primeiro Marantz que tive contacto seguia a configuração 2 sem põem o divisor “Modelo 3” para o duplo canal. Os amplificadores de potência eram um Modelo 2 e um Modelo 5 configurados como abaixo.
No Próximo segmento contarei uma interessante história de como tudo isto aconteceu.
O Primeiro Marantz a gente nunca esquece.......
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