Marantz T1
O renascimento da Fenix
No segmento anterior apresentamos a linha básica Marantz de válvulas. Em 1995 a empresa resolveu lançar um novo modelo valvulado de concepção diferenciada. Trata-se do modelo T1 comercializado a partir de requisições de clientes mormente no Japão. O novo Matantz foi desenvolvido junto com a Tamura, tradicional fabricante de transformadores de alta qualidade que já substituía os UTC empregados nos equipamentos Americanos. A proposta da Tamura foi partir dos conceitos básicos estabelecidos por Susumu Sakuma veja http://www.novacon.com.br/audioampdesus.htm que havia desenvolvido na própria Tango os transformadores de seus protótipos.
O Projeto Marantz T-1 com válvulas de alta potência foi posto em prática em 1994. Diferencia totalmente do Modelo 9, (e dos anteriores) pelo tipo de circuito utilizado. Apesar de "clássico" poderíamos classificá-lo como “força bruta” pelo uso de válvulas de transmissão num circuito de áudio destinado apenas para uso doméstico.
O primeiro choque visual corresponde à protuberância exterior das válvulas
amplificadoras utilizadas, depois v. repara na altura quase exagerada do chassi
principal. Pela primeira vez, conheci este equipamento por volta de 2002 quando
estive na Argentina numa conferencia de fotografia, minha outra paixão. A
primeira vista pensei que as quatro 845 fossem usadas na etapa de saída; que a
fonte fosse em estado sólido. Depois vi que duas delas eram usadas na
retificação. Prática pouco usual, mas recurso atual em função das retificadoras
866 e 872 estarem proibidas em função do mercúrio utilizado em sua manufatura.
Na parte externa frontal os controles são simples: Liga/desliga, controle de ganho e balanço de polarização com o respectivo meter indicador e a chave seletora dos estágios; pois todas as etapas neste amplificador são em push-pull. A aparência inicial era de um amplificador de potência estereofônico em função das válvulas em pares e do tamanho e disposição em pares dos transformadores, que por baixo do chassi tem uma configuração pouco convencional com o que estamos acostumados a ver ou supor em sua construção, mas nada que esteja fora do impossível depois de observar duas vezes o mesmo aparelho.
Os grandes transformadores de “saída” são na verdade os dois transformadores de força visíveis na parte externa; e estão junto com os choques do aparelho. Todos os transformadores no percurso de áudio ficam na parte interna inferior do curioso chassi de dois “pavimentos”. Os dois choques e os dois transformadores de força que são fisicamente iguais dão a aparência junto com o lay-out das válvulas que são fisicamente iguais dão nítida aparência de um chassi de potência para estereofonia.
O circuito usa transformadores em todos os estágios inter-etapas inclusive na entrada onde é imediatamente efetuada a inversão de fase. O circuito usa realimentação negativa zero .
Neste caso
excepcional são usados quatro transformaderes de áudio na cadeia do sinal.
A operação com -triodos somente- usada no Marantz T-1 minimiza as distorções DE
TERCEIRA ORDEM DE HARMONICOS dispensando a realimentação negativa. Ao todo seis
pontos de polarização devem ser ajustados. Os transformadores drivers que atuam
na simentria do amplificador são de fabrico OPT of America (ANTIGA UTC: United
Transformer Corporation). O centro da qualidade neste equipamento é o emprego PP
em fodo o caminho de áudio, Este procedimento reduz os harmônicos de terceira
ordem, melhorando sensivelmente a reproducao de agudos, reduz também o zumbido
gerado pela indução da corrente alternada, pois o circuito é naturalmente auto
cancelante de induções externas.
Todas as válvulas são de aquecimento direto tendo uma alimentação separada para cada par de válvulas o que elimina qualquer zumbido causado pelos filamentos, e o acendimento é imediato.
Os 50 Watts
de áudio (75W max sobre 8 Ohms) deste amplificador aparentam a dinâmica de um
amplificador de estado sólido de 225 Watts segundo o fabricante com muito menos
distorção e som mais natural.
Mais uma vês neste produto, o uso de componentes de alta qualidade é a regra
mantida.
Um som Vívido através de transformadores
Apesar dos transformadores comuns limitarem a resposta de áudio nos extremos da
faixa audível, o projeto Marantz T-1 usa realimentação negativa zero e emprega
quatro transformadores no percurso de áudio. Nem por isto sus especificações são
inferiores ao clássico Modelo 9. O som no Marantz T-1 é puro sem colorações
estranhas ou uso de efeitos especiais. O projeto tem base indiscutivelmente nos
primórdios do áudio quando só se acoplavam estágios com transformadores. Esta
decisão mostra o quanto falta nos sofisticados amplificadores modernos para a
boa qualidade sonora.
Características Gerais dos Transformadores Marantz T1
Os Transformadores de Força
Para alimentação das 845
LM 05 |
PRI.
0-100V-120V-230V |
for 845 push-pull |
Para alimentação das 300
LM 06 |
PRI.
0-100V-120V-230V 5V(4A), 7.5V (3.5A), 7.5V (3.5A), |
For 4X 300 A 2X push-pull |
Choques
Para as 845
LM 09 |
10H |
2.5H |
250mA |
500mA |
Para as 300
LM 08 |
10H |
2.5H |
200mA |
400mA |
LM 07 |
30H |
7.5H |
100mA |
Transformadores de Áudio
Entrada
L 510 X |
20K(Push-pull) 5K (single) |
20K(Push-pull) 5K (single) |
20mA+20mA |
30-15K |
+/-2dB |
25dBm |
1:1 |
Primeiro driver
L 325 |
20K(Push-pull) 5K (single) |
20K(Push-pull) 5K (single) |
150mA+150mA |
30-15K |
+/-2dB |
25dBm |
1:1 |
Segundo driver
L 54L4 |
20K(Push-pull) 5K (single) |
20K(Push-pull) 5K (single) |
150mA+150mA |
30-15K |
+/-2dB |
25dBm |
1:1 |
Saída
SF-8003 |
10K push-pull(split) 100Watts |
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