Primeira Série
STC Brimar Tube Manual #8
O amplificador a seguir é uma volta às origens. Um circuito simplíssimo de baixo custo e especialmente projetado para ser usado com toca discos de pequeno porte dando respeitáveis 4.5Watts de saída por unidade. – Mais que suficiente para uma sala de estar numa residência média. Com baixo consumo de corrente, é adequado para uso em pares para estereofonia ou adaptado em quatro unidades para som ambiente. Portanto nem um pouco desprezível. A 6AT6 irmã da 6AV6 e preferida pelos ingleses tem um ganho ligeiramente inferior e excita uma 6BW6, miniatura de 9 pinos da 6V6. Esta válvula hoje é o padrão usado pelos rádios de válvula chineses de réplica sob a denominação 6P1-P. Uma versão mais reforçada da 6AQ5 , com as mesmas curvas e características gerais. O circuito de entrada tem um controle de tonalidade do tipo seleção degenerativa para os graves e os agudos, numa configuração semelhante aos utilizados pelos amplificadores americanos Fender para guitarra. O circuito proposto está longe de ser uma alta fidelidade mas é um circuito de alta inteligibilidade e portanto adequado para rádios de pequeno porte. Uma pequena realimentação negativa é empregada justamente no estágio mais importante, na saída do falante e o catodo da válvula de saída. O transformador de saída é o convencional de 5K x 4 Ohms. E o potenciômetro P1 sugerido é de 2.2M para a maioria das cápsulas de cerâmica.
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VARIANTE COM KT61
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STC Brimar Tube Manual #8
Uma variante sobre o mesmo tema. Não devemos alterar o que já deu certo. O pré-amplificador 25 P-1 utiliza o mesmo circuito Baxendall modificado apresentados anteriormenteno VP-10. A 6BR7, que veremos posteriormente no amplificador de potência, também é aqui utilizada como válvula de entrada de sinal num excelente circuito equalizador por realimentação negativa para discos de Long Play, 78 rpm e Rádio. Este circuito de pré-amplificador pentódico ataca o circuito de tonalidade que já observamos anteriormente. Considerando já o alto nível de sinal no estágio de saída do controle de tonalidade, foi avaliado ser este o melhor lugar para ser inserido o sistema de filtros de ruído. O filtro tem três posições no primeira é inoperante, na segunda posição oferece corte em 7.5 kHz e na terceira,atua mais severamente em 5kHz. Um pré de alta qualidade para os que gostam de ouvir os sons de épocas áureas. Neste último estágio repete-se a 6BR7 que vai excitar o amplificador de potência 25P1. O cabo de interligação deve ser curto devido à capacitância inerente do mesmo. Devido à alta impedância de saída deste pré-amplificador, o conjunto será propenso a perdas de altas freqüências se empregarmos longos comprimentos. Compare com o pré-amplificador universal de Baxendall http://www.novacon.com.br/audiooutpre40.htm.
Bastante semelhante aos Leak TL12 e o Radford STA 25 o Brimar 25P1 possui um circuito mais simples porém capaz de 0.1%THD a 25 W de saída com resposta de 25 Hz a 20kHz. Entre +0.2dB e sensibilidade de 480mV para potencia de 25W com ruído de fundo a -85dB (20W)
O primeiro estágio é um pentodo 6BR7 de baixo ruído da mesma família das EF86 e 5879 com um inversor de fase tipo “cauda longa” também similar aos circuitos Mullard e LEAK . O capacitor de 470p e o resistor de 6.8k em paralelo com o resistor de carga de 100K da 6BR7 compensa a fase nas altas freqüências. Quanto ao resto é um circuito bem convencional. As 5B/255M empregadas no estágio final são versões das 807 com base Loktal e contatos exclusivamente na base. São eletricamente muito próximas às KT66, porém com menores dimensões. O resistor de 27K em série com os dois resistores de anodo da 12AX7 servem para equalizar os sinais de excitação de ambos os triodos enquanto o resistor de 390K oriundo do mesmo ponto proporciona 10 dB de realimentação negativa interna. O ganho diminui e a sensibilidade também mas a melhoria de resposta é extremamente sensível. Compare com o amplificador Mullard 5-20 descrito em : http://www.novacon.com.br/audiolabsta.htm .
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Brimar Amplifier 75 watt Class AB2 5B/250A (807)
Amplificador de 75W 1ª versão
STC Brimar Tube Manual #6
Aqui são apresentadas duas versões de amplificador de 75W. A primeira publicação data de 1949 e a segunda de 1959.
Na segunda versão limita-se a tensão de entrada para saída de apenas 30W e utilização do mesmo com amplificador para guitarras.
Podem-se usar as mesmas fontes de alimentação em ambos amplificadores sem quaisquer alterações.
Se o leitor se tornar atento verá que os circuitos de potência são exatamente os mesmos substituindo-se as 6SN7 (bantam) octais pelas 12AU7 (miniatura) novais .
Os pré amplificadores são também idênticos, omitindo-se apenas o seguidos de catodo da 6SN7. Neste caso também aplicou-se a substituição das válvulas bantam pelas miniatura.
A 12AU7 faz a função da 6J5 e primeiro triodo da 6SN7 enquanto a 6BS7 substitui a 6J7. Inclusive com o terminal superior. Optou-se inclusive pelo uso de um transformador de entrada. Desta forma vemos que a 6J7, a EF37, a EF40, a EF 86, a 5879, a 6BR7, a 6BR7, a Z729 e algumas outras são exatamente as mesmas válvulas em ampolas e bases diferenciadas.
Todos os dados construtivos são, portanto aplicáveis em ambas versões.
Por ser um amplificador mais moderno e com maior experiência por parte dos montadores, a segunda versão usa um capacitor de .0015 e um resistor de 5K na etapa de saída para evitar oscilações Ultra-Sônicas.
Duas pilotos de neon são também incluídas e indicam a presença de +B no circuito.
Dados construtivos
Amplificador de 75W 2ª versão
STC Brimar Tube Manual #8
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