Super Klang
Parte I
Eletrônica.
Em 1955 a Grundig lançou o seu modelo de rádio 3055 que se tornou famoso por um circuito de saída simples que marcou época. Comercializou-se com a característica de ter o som tridimensional. Era ainda época do som em monofonia e tudo se fazia para que o produto tivesse a máxima qualidade possível para atrair uma clientela que àquela época era realmente exigente com a verdadeira qualidade.
Eis o nosso decantado aparelho.
Grundig 3055 (1955)
Vista frontal.
Vista interna. Alto falante de baixos de 18,5 x 26,5 cm dois falantes laterais (3D) de 13 x 18,5 cm e dois tweeters eletrostrostáticos quadrados no painel frontal.
Vista superior do chassis
Transformador de saída original da Grundig.
Trata-se de um rádio de AM FM com uma banda de ondas curtas cujo circuito de áudio um tanto fora do convencional estamos aqui demonstrando. O circuito de RF é o padrão dos rádios Europeus com ECC85 nodetetor conversor de FM e ECH81 para AM e primeira FI , EF89 para FI primeira de AM e segunda de FM
E a EABC80 para detectora AM e FM e primeiro áudio.
Levantamos o circuito de áudio para apresentação.
Este é o “Super Klang” da Grundig objeto de estudo de Jean Hiraga e publicado na revista L’Audiophile.
Nota: todas as bobinas inseridas no circuito de áudio 1,4H
O extraordinário desempenho deste áudio está no projeto do transformador de saída e no circuito de realimentação negativa cuidadosamente bem desenvolvido em muitos anos de tentativas ajustes e experiências. Este circuito que apesar de não reproduzir toda a gama de freqüências e por isto não podermos considera-lo com um Hi End, o faz com perfeição naquelas que reproduz, proporcionando um som leve e puro e incrivelmente competindo aos ouvidos com muitos equipamentos mais caros e sofisticados. Justificando fortemente ainda hoje, seu emprego doméstico sem modificações. Com algumas modificações, o circuito foi aproveitado em outras marcas com estas ou aquelas alterações, mas a base que é o transformador de saída, encontrou emprego em outras marcas Européias famosas como: Saba, Braun, Blaupunkt, Telefunken, Nordmende, Loewe-Opta etc.
O transformador hoje é impossível de ser adquirido novo, a menos que seja retirado de um aparelho destes em desuso. Por esta razão levantamos os dados para sua confecção.
Dados do transformador de saída empregado:
Núcleo EI 00 87 gap de 0.16mm ferro Dynamoblech IV*
O padrão de ferro foi empregado em todas as marcas de rádios europeus da década de 50 e 60 Alemães, Franceses, Ingleses, Italianos, Russos, Espanhóis, Holandeses, Tchecos, etc. Padrão constante para válvulas EL 12, EL33, EL41, EL84 e similares.
Enrolamento primário 4x 1020 espiras de fio de cobre esmaltado 0.2 conectados em série
Enrolamento secundário 3x107 espiras de fio de cobre esmaltado 0.65 conectados em paralelo.
Os enrolamentos devem ser alternados.
Enrolamentos sempre no mesmo sentido.
Diagrama da disposição dos Enrolamentos e Ligações no carretel.
vermelho=primário(1,3,5) e reator(7) todos com 1,3 K de impedância...
cinza=secundário(4,6) e realimentação (2) todos com 5,5 Ohm de impedância
Codificação dos enrolamentos:
I=7; II=1+3+5; III=2; IV=4; V=6
*Dynamoblech IV
(Kornorientierung Bleche) = Laminado de grão orientado.
Dimensões: 68x58x40
Bobinas nas ligações dos falantes :
10,12,24 espiras fio de 1mm sobre resistor de 100Ohm 2W de carbono.
10 espiras terminal cinza
12 espiras terminal rosa edemais falantes de médios
24 espiras ao falante de graves
Para usar tweeter eletro dinâmico conecte-o à saída geral com um capacitor de 10uF
usar tweeter piezoelétrico conecte-o à saída geral via capacitor de 2uF
O circuito acima pode ser montado em unidades mono ou estereofônicas. Para tanto deveremos ter transformadores de alimentação adequados:
Medidas do transformador de força: 76 x 64 x 56 Mono; 67 x 67 x 100 Stereo. W x D x H
Características: Mono: Alta tensão: 220V /80mA min.; Filamento : 6.3V/ 1.5 A min.
Estéreo: Alta tensão: 220V/ 150mA min.; Filamento : 6.3V/ 2.5 A min.
Variações sobre o tema:
Com o interesse em ampliar a qualidade intrínseca do circuito apresentado e colocá-lo no nível Hi-End, não só pelo aumento da gama espectral de freqüências, como também da potência final do aparelho, O circuito foi remanejado pelo próprio Hiraga que nos apresenta duas sugestões:
1ª Variante – pré-amplificadora em duplo triodo paralelo.
2ª Variante– pré-amplificadora em triodo-pentodo em configuração totem SRPP.
Os circuitos originalmente prevêem saídas com KT88 Todavia sugerimos as KT120 que são modernas versões melhoradas da KT88 e totalmente compatíveis..
Transformador de saída SuperKlang Ultra Linear de Hiraga 6550/ KT88/KT120
Primário – 2400
espiras. Fio esmaltado 0,35 mm. Três seções com 5+10+5 camadas), cada uma com
120 voltas por nível: respectivamente P1-P’1(120x5); P2P’2(120x10); e
P3P’3(120x5), Reatância – 108 Ohm. Tomada de grade antes das ultimas 5 seções.
Secundário total de 174 espiras, em Três camadas de 65 espiras cada uma. Fio
esmaltado de 0,76mm.
Reatância total– 0,7 Ohm.
Eficiência– 89%.
Empilhamento = 60mm
Enrolamentos sempre no mesmo sentido
Disposição das bobinas
Laminado de grão orientado. Dimensões.
Configuração das ligações no transformador
O circuito acima pode ser montado em unidades mono ou estereofônicas. Para tanto deveremos ter transformadores de alimentação adequados:
Medidas do transformador de força: 84 x 102 x 122 Mono; 99 x 102 x 141 Stereo. W x D x H
Características: Mono: Alta tensão: 350V/ 200mA min.; Filamento : 6.3V/ 3.5 A min.
Estéreo: Alta tensão: 350V/400A min.; Filamento : 6.3V/ 7 A min.
Sugestão para substituição do potenciomentro com derivação: Chave de ondas de múltiplas posições. Em estereofonia, uma para cada canal, sem controle de equilíbrio. Oscanais são controlados individualmente.
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Parte II
Acústica.
Projeto de gabinete acústico em painel (baffle)
O Baffle aberto é um tipo de três vias, e proporciona grande qualidade. O projeto original é da RFT Neuhaus foi desenvolvido para igrejas e auditórios de porte médio grande Os resultados são encantadores.
O gabinete leva um Woofer de 10 polegadas..A faixa intermediária é coberta por dois falantes full range respectivamente de 6 e 8 polegadas . As altas freqüências são cobertas por dois tweeters do tipo dinâmicos ou piezelétricos. Aqui adaptamos o projeto para falantes nacionais e o sistema é recomendado não so pela qualidade como pela facilidade de construção e baixo custo.
Opera indistintamente, desde que com a correta conexão do divisor de freqüências em todas as versões do Super Klang aqui apresentadas.
Painel 89,5 x 36 cm com furos pra respectivos falantes.
Disposição dos elementos no Painel (vista frontal)
Disposição dos elementos no Painel (vista traseira)
Moldura em sarrafo quadrado 4x4 cm.
Baffle aberto 89,5 x 36 cm chapa frontal de 20mm.
Profundidade das molduras traseiras 32 cm..
O painel pode ser adaptado a várias outras modalidades
Falante central: woofer 10”
Falante a esquerda full range 6”
Falante a direita full range de 8”
Divisor de freqüência de acordo com o amplificador.
O mesmo painel para todos os amplificadores.
Todos os falantes em 8 Ohms.
Moldura de reforço traseiro: sarrafo 4 x 4 cm
A parte traseira permanece aberta.
Complemento traseiro da moldura.
Alto falantes naconais recomendados:
K 6-73 CV Keybass 6” 8 Ohm
K 8-55 CS Keybass 8” 7,8 Ohm
K 8-102 Keybass 10” 8 Ohm
KT 16 Keybass 1” 8 Ohm
KT 302 Keybass 1 3/4” 8 Ohm
Ao operar com divisor de freqüências nos amplificadores variant 1 e variant 2 sugerimos as seguintes combinações:
Modelo : DF1536DB
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Modelo : DF1636DBCC
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Para tweeter eletrostático ou piezelétrico
Modelo : DF202L
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Modelo : DFHI202TICC
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CARACTERISTICAS
TÉCNICAS
• Transdutor piezoelétrico
* Ver esquema de ligação abaixo / tabela de uso de resistores
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