Super Klang
Parte III
Antecedentes.
O primeiro rádio a ser comercialzado com o slogam de som tri-dimensional foi o Loewe Opta no modelo 442 (o 543 -3 idêntico)de 1953 este utilizava o entao modernissimo sistema Doppel Dynamische veja em http://www.novacon.com.br/audiodopdin.htm onde se conseguia o som de preseça viva através do controle dos harmônicos impares. Para tanto havia a necessidade de dois amplificadores, enquanto a Grundig dois anos depois conseguiu o mesmo resultado auditivo e até com mais nitidez com apenas uma etapa single ended. Naverdade o truque de eleiminar algumas freqüências dos estremos tornou o som mais limpo e inteligível.
Loewe Opta Hellas 542 W Plastik (1953)
Primeiro rádio Monofônico 3-D
Ao verificarmos o circuito de áudio de dois estágios vemos até certa simplicidade. A caracterização do DD Doppel Dynamische) é que no circuito empregado não há uma real divisão eletrônica de freqüências, mas apenas um favorecimento a uma faixa de freqüências diferenciada com superposição as freqüências médias de maior inteligibilidade.
Publicado na revista Funkschau, 1955, Tomot 13,
Páginae 271
Loewe Opta Hellas Plastik.
(Note o interruptor 1 Para abertura do canal 3D Os demais são para controle do
timbre)
Em 1959 foi produzido o topo dos DD o Hellas 4791. Mostramos detalhes e a parte de áudio do circuito.
Foi o último dos monofônicos ditos como 3D. em seguida vieram os estereofônicos. O efeito estéreo real apesar de ótimo foi um passo atrás na reprodução uma vez que simplificou excessivamente a finíssima tecnologia da chamada reprodução mono 3D. Pense um estéreo com estas características e teremos o quadrafônico virtual!
O 4791 não possui tweeters apenas quatro falantes full range em duplo cone ligados em série dois a dois . Quase um estéreo em um só gabinete.
Loewe Opta Hellas 4791 (1959)
Último rádio Monofônico 3-D
A não ser pelas impedâncias não usuais do SE e pela bobina em separada para grades auxiliares do ultra linear nada fora do convencional. O circuito de realimentação se assemelha ao Grundig anteriormente exposto.
Este circuito aceita transformadores convencionais com uma ligeira diminuição da tensão de saída.
R51 é reforço de graves R67 e R70 é atenuação de agudos. R 57 é controle de excitação do canal esquerdo (PP) r60 é controle de volume e os diversos interruptores visam variação de equalização.
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