PYE Story
I
Conjunto HF25 apresentado em Circuitos de Audioamplificación
Júlio V. Rueda 1959
Apresentação:
Entre os conhecedores e experimentadores de equipamentos de som, acredito que na America Latina não houve ninguém melhor que o prof. Júlio Rueda, grande experimentador e autor de vários livros sobre o assunto. A julgar sua obra Circuitos de Áudio Amplificación, observei que a maioria dos circuitos de pré-amplificação apresentados eram variantes provenientes do PYE HF25. Apesar do autor ter tocado em vários tipos empregados por diversos fabricantes, não são abordados circuitos importantes tais como o Eletro-Voice Circlotron nem o Mc Intosh 50W, nem o Dickie-Mackovisky.
Entre os amplificadores ingleses é citado o Leak, mas não o
Quad, este, em diversas oportunidades sem citar o nome, e o Mullard. Os
amplificadores citados são todos considerados o topo da escala de qualidade
mundial. Entre os amplificadores ingleses, de 1950 este é considerado pelos
especialistas como o de som mais agradável. A PYE sem duvida era uma empresa que
congregava os maiores técnicos em eletrônica da Inglaterra, uma vez que durante
a II Grande Guerra foi incumbida de produzir radares, equipamentos de
comunicação em vhf e uhf, equipamentos de localização em vhf (que se tornaram o
atual ILS), o IFF, (que veio a ser o transponder), VDF e até mesmo comunicação
de dados via PCM. Tudo com equipamentos a válvulas.
Produtora de equipamentos localizadores em VHF capazes de encontrar com acerto
um U-boat no Oceano Atlântico obviamente poderia fazer um amplificador de áudio
capaz de uma resposta plana entre 2Hz a 160kHz desde que eles assim o quisessem.
Apesar desta qualidade final e sua excepcional montagem a nível militar, este equipamento não vendeu bem, sendo muitíssimo raros hoje em dia.
Como especial homenagem ao autor Professor Julio V. Rueda e ao equipamento de alta classe por ele tão amado, vamos aqui apresentar o HF 25 e suas variantes.
Este é absolutamente básico. Três versões foram produzidas HF 25 PF91 e PF41.
O HF 25 vem a ser o modelo de luxo topo da linha com melhor acabamento.
Os modelos PF (de Popular) são de acabamento mais simples e o conjunto não inclui o gabinete acústico. Todos são montados no mesmo chassis e tem a mesma configuração de circuito.
O HF25 tem configuração Ultra Linear, o PF91 tem Push Pull convencional e o PF 41 tem saída em triodo com válvulas PX4 ou KT66.
Os pré-amplificadores são todos idênticos. A particularidade mais interessante que nos salta a vista é um controle duplo para realimentação negativa e realimentação positiva, destinada a produzir impedância negativa para amortecimento adequado em falantes de alta qualidade, que sem esta particularidade se tornam verdadeiros dínamos gerando força contra eletro motriz nas válvulas de saída.
Os amplificadores têm uma realimentação negativa de 26 dB o que é um nível bem elevado mesmo para os padrões atuais. Após a conexão do amplificador ao gabinete acústico, ajusta-se a realimentação positiva até a completa estabilização do circuito.
Circuito do amplificador
Circuito do pré-amplificador
Pye
Os conjuntos eram também conhecidos como
HF-25 Provost amplifier e HF-25A Proctor control unit
Lista de Componentes
Amplificador
Pré amplificador
Variante de pré-amplificador HF 25 A
Disposição dos Elementos
Amplificador
(Vista inferior)
Pré amplificador
(Vista inferior e traseira)
Vista dos Equipamentos
HF25 e PF91
Unidade de controle
Unidade de potência
Unidades interligadas
PF41
Unidade de controle
PF41
Unidades interligadas
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Especificações técnicas:
Realimentação negativa:
"É fato conhecido que a resposta de freqüências de
um amplificador realimentado deve ser maior que a do espectro audível. Esta
característica deve ser de ao menos uma oitava abaixo e uma oitava acima para
cada 10 dB de realimentação negativa aplicada. Esta providência impede a
tendência de auto oscilação garantindo uma perfeita resposta de transientes. A
ampliação de mais uma oitava abaixo e acima é uma precaução ainda maior visando
a estabilidade do amplificador.
"O HF25 tem 26 dB de realimentação negativa requerendo 3 1/2 oitavas acima dos 15000 Hz e 3 1/2 oitavas abaixo dos 20Hz. Assim o projeto deste amplificador propicia uma resposta espetacular dos 2Hz aos 160,000Hz... com desvio de 2dB apenas.
"...Um amplificador com resposta de 5 Hz à 20,000 Hz , ao receber 26dB de realimentação ficaria mudo na faixa de freqüências dos 56-1800Hz..."
Resposta de transientes:
...um amplificador bem projetado seguirá as
formas de onda de um címbalo com exatidão, e as oscilações serão amortecidas
mesmo que as freqüências se estendam por duas oitavas acima do limite da
audibilidade."
Alto falantes e fator de amortecimento:
"...(A coloração artificial no final da
escala musical) é uma forma de distorção de transientes que surge no falante -
não no amplificador....
"...É necessário que os terminais de saída de um amplificador sejam um aparente “curto-circuito” ... Deste modo assim que o sinal de áudio cessa, a bobina do falante para de oscilar em sua freqüência natural....
O fator de amortecimento em amplificadores de qualidade esta na ordem de 30 a 50. No HF25 este valor é infinito. Este efeito importante é obtido pela combinação das realimentações negativa e positiva, cujos benefícios são imediatamente reconhecíveis ao longo de toda a gama de freqüências audíveis "
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