Scott Philarmonia

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Scott Philarmonic – detalhes – 1940

 

Vemos acima versões do Scott Philarmonic segunda série com recepção em freqüência modulada Este extraordinário rádio de 40 válvulas era uma afirmação da tecnologia na época. Imagine o avanço da tecnologia para 1938 supondo que o radio somente começou de maneira efetiva em 1923. Havia estações e receptores antes de sta data mas eram escassos. A primeira versão não possuía ainda FM. O modelo foi desenvolvido visando o prestígio da empresa e foi seguido de perto pelos grandes fabricantes tais como a Zenith e a Capehart sem, contudo chegarem ao seu nível. Abaixo apresentamos os circuitos dos sintonizadores de primeira e segunda geração e os amplificadores mais simples, usados em ambas séries.

Os sofisticadíssimos sintonizadores possuíam três estágios de radio freqüência, quatro de freqüência intermediária, controles de AVG separados para os estágios de RF e FI, praticamente compensado qualquer fading em ondas curtas, limitador de ruído nos estágios de áudio, supressor de ruídos espúrios por comportas (iniciador do sistema Dolby!) e indicador de sisntonia por olho mágico. No modelo subseqüente, adição do sintonizador de FM na faixa dos 42 a 50 Mc, constavam dois estágios amplificadores de RF um estágio conversor, dois estágios de FI, dois estágios limitadores, Discriminador e um novo indicador de sintonia independente. Mais tarde forneceu-se um conversor de três bandas para a faixa dos 88 a 108 MHz.

Na parte de áudio, o sofisticado aparelho tinha opção de pré-amplificador divisor eletrônico em dois canais, amplificador de potência em três canais, dois para graves e um para agudos, e amplificador de potência para gravação em discos virgens. Caixa acústica original com cinco falantes: Um woofer de graves, dois mid-ranges e duas cornetas de agudos que eram repetidos na caixa acústica opcional para som ambiente. O equipamento Scott fundou o inicio da alta-fidelidade e da audiofilia. 

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Acima sintonizador do modelo com 30 válvulas em dois chassis (moah.org ) e notícia em Modern Mechanix  Agôsto de 1936

 

Considerado na época de seu lançamento, o topo dos avançados receptores de rádio, o Scott Philarmonic podia receber não só as transmissões em ondas médias e curtas, em AM, mas também as primeiras emissoras que começaram a transmitir em freqüência modulada – FM, cuja faixa de freqüências (42 a 50 MHz) era diferente daquela dos dias atuais ( 88 a 108 MHz ).
A indicação no enorme mostrador com quase 20 cm de diâmetro, era feita por um estreito feixe luminoso verde, no lugar do tradicional ponteiro utilizado nos demais receptores. A sintonia era facilitada pela utilização de uma válvula tipo “ olho mágico”. Um indicador semelhante servia para se ajustar o nível do sinal a ser gravado em discos de 78 RPM.
Com todos os refinamentos e a extraordinária qualidade sonora, o Scott Philarmonic, era chamado pelo seu fabricante de “Stradivarius dos rádios”, em local de destaque no centro do mostrador.
Agradecimentos a Jorge Izvekov pela informação.

Postado por Jaime G. de Moraes

 

Abaixo artigo da revista Scott News e detalhes dos circuitos utilizados.

 

Scott Quaranta (primeira versão)- 40 válvulas para o maior rádio

 

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Electronic crossover 10 tubes

Recoding amplifier 7 tubes

Two channel power amplifier 12 tubes

All bands tuner 19 tubes

 

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 "The Scott News" - Photo of Speakers, Turntable and Recording Turntable

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