Stephens Tru Sonic
1
Apresentando o amplificador 500D e sistema associado.
Primeiro amplificador comercial sem transformador de saída – 1951.
500D Amplifier
5106AX 15”Coaxial speaker
214 horn
Multicellular horn
5216 high frequency driver
O amplificador 500D da Stephens foi criado numa época de grande fertilidade nas aplicações de circuitos eletrônicos, que correspondeu aos anos 1938-1957, coincidentemente o tempo de atuação de Robert stephens no mercado. Nesta época grandes projetos foram oferecidos com o advento da alta fidelidade. Entre estes, o QUAD, o Williamsom, o LEAK, o Mc Intosh, o Horizon, o Dickie-Mackowski, o Berezkin, o Peterson & Sinclair, sem citar os maravilhosos antecessores tais como o Western Electric, o Siemens Klang, o Scott, o Capehart etc... Estes circuitos diferiam uns dos outros de forma drástica e utilizavam conceitos divergentes para alcançarem resultados excepcionais. A partir desta época forma introduzidos os amplificadores em estado sólido que jamais tiveram tal fertilidade em variações de projetos, limitando-se apenas a umas poucas topologias e variações de tipos de semi-condutores.
Robert Lee Stephens foi um pioneiro dos alto-falantes, tendo trabalhado no desenvolvimento de sistemas de som em teatros e nos primórdios do cinema sonoro. Era projetista dos Estúdios da MGM nos anos 1930s, e participou do projeto do sistema acústico de Shearer Horn System; concebeu e supervisionou a construção das cornetas multicelulares, tendo sido o pai das cornetas recobertas com asfalto. Stephens saiu da MGM em 1938 para fundar a Stephens Manufacturing Company, em National Blvd. em Los Angeles até mudar-se para Culver City em 1947. A empresa adquiriu grandes dimensões nos meados de 1950s. Porém Stephens faleceu em 1957. A empresa continuou por mais uma década com a direção de Bert Berlant, construtor dos amplificadores e Standel, e finalmente pela Utah speaker company. Sheltie Dave
Shearer Horn System Corneta com dois módulos.
As cornetas podem ser utilizadas horizontal ou verticalmente, com um ou dois módulos como apresentamos nas fotos.
Módulos para falantes de 15” –OriginalmenteLansing 15XS. – Medidas em polegadas.
O resultado das pesquisas de Shearer da MGM culminou com um sistema de duas vias na qual as baixas freqüências são cobertas por uma corneta dobrada de madeira excitada por dois alto-falantes de grande diâmetro em cada modulo, enquanto as altas freqüências são reproduzidas por uma corneta multicelular excitada por um driver de pequeno diâmetro. Um divisor de freqüências passivo divide o espectro audível em 500 Hz. O conjunto reproduz ondas sonoras com freqüências de 40 a 10.000 Hz com diretividade controlada, mantendo alta eficiência e alta potência. Passou a reproduzir o zumbido interno dos amplificadores, o que não era perceptível nos projetos anteriores, e exigiu melhoria nos circuitos de amplificação. A flutuação no som passou a ser também perceptível exigindo melhora no sistema de tração das películas.