3CX300A1 

 

2� Parte:

 

2)  Dois projetos de Robert Danielak

 

a) Push-Pull 3CX300A1 Amplifier 30-280W �The Beast�

 

b) Push-Pull 3CX300A1 Stereo Amplifier 200W total.

 

 

I) Push-Pull 3CX300A1 Amplifier 30-280W �The Beast�

 

 

Robert Danielak foi comissionado pela pr�pria Svetlana para desenvolver um amplificador que dissesse bastante sobre as novas v�lvulas. Eis que surgiu um projeto interessante e bastante diferente do usual. Os dois amplificadores que ora passamos a descrever foram publicados nos Boletins Svetlana para divulga��o.

Nesta primeira vers�o iniciamos providenciando a foi cria��o de uma unidade amplificadora independente dos demais componentes para que se evidenciassem as propriedades sui-generis desta v�lvula 3CX00A1.

Danielak projetou uma unidade independente do transformador de sa�da e da fonte, uma vez que estas determinariam a pot�ncia de opera��o. A unidade amplificadora que vemos abaixo opera em categoria AB e n�o tem pretens�es diretas em ser um verdadeiro Hi-Fi. � apenas um PA bastante flex�vel. Um �nico circuito pode ser adaptado para 30W de sa�da e qualquer outro valor at� 280W sem qualquer altera��o de circuito; apenas as tens�es e capacidades de corrente da fonte, polariza��o das grades da etapa de sa�da, capacidade de dissipa��o do transformador de sa�da e refrigera��o das v�lvulas de sa�da. Todos os componentes de circuito permanecem inalterados.  O diagrama de montagem � em tudo semelhante ao Monoblock de Kobayashi com o inversor diferencial, mas usando 6BM8 no lugar das 6N1P. Os reatores de 90Hy 25mA s�o na verdade reatores de l�mpadas fluorescentes de 25W. Hoje com a massifica��o dos famigerados reatores eletr�nicos, tornam-se dif�ceis sua aquisi��o. Mas ainda s�o encontr�veis em alguns raros lugares. Outra op��o � usar transformadores de 50W para l�mpada al�gena de 220V.

Eis o chassis do amplificador �The Beast�. Dimens�es 30 x 23mm. Vemos montadas as chamin�s EIMAC utilizadas e descritas no SE de Satoru Kobayashi.

No circuito apresentado do "The Beast" partimos para as cabe�as. Propusemos logo um "modesto" 100W. Para este n�vel limitamos a fonte em 660V simplesmente pelo fato que este era o transformador de for�a que estava ao alcance no momento.  Para tal desenvolvemos uma fonte externa bastante simplificada em estado s�lido.
Poder�amos obter 200W com o mesmo circuito e com uma fonte de B+ capaz de oferecer 850V (sempre com transformador de sa�da de = 1.9K). ... e  280W com  �apenas� 1000V. Sempre apenas cambiando o transformador principal de alta tens�o. Devido as altas voltagens envolvidas estes amplificadores requerem cuidados especiais de manuten��o e uso al�m de prote��o para o usu�rio, n�o se  recomendando tais potencias para uso ou constru��o dom�stica.
=Porque n�o ir al�m dos 280 ou 300W?
=A resposta seria simples: N�o h� comercialmente transformadores dispon�veis al�m dos 280W, sendo  conhecido apenas o Hammond
1650WA de 280W, 1.9K nesta faixa. Que pesa ao redor dos 7 kg.

Veja que um aumento de 150V na fonte passa o amplificador de 100W para 200W e mais 150V o coloca em 280W. � tentador, mas todo o procedimento deve ser feito com cuidado para que n�o haja cat�strofes ou acidentes.

 

Fonte Alternativa para 660V.

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Transformadores empregados:

Escolha do transformador de sa�da: Hammond de 280W: 1650WA para os dois m�dulos

Op��o para 120W: 1650TA para o m�dulo est�reo.

Caracter�sticas el�tricas e mec�nicas


Transformadores de alimenta��o para o �The Beast�:

 

Caracter�sticas el�tricas e mec�nicas

T1

C�digo dimensional igual ao anterior.

T2,T4 e T5

T3

 

 

 

 

 

L1

 

 

 

 

 

 


II) Push-Pull 3CX300A1 Stereo Amplifier 200W total.

Este circuito estereof�nico que usa as mesmas v�lvulas do anterior � fruto do interesse em criar algo bem mais dom�stico. Ao alcance do montador caseiro. O amplificador � capaz de fornecer 100W por canal. � bem mais simples que o anterior e n�o necessita de qualquer regulagem. Em princ�pio baseia-se no fato de que as 3CX300A1 por serem v�lvulas profissionais, est�o numa faixa bem mais estreita de especifica��es entre elas, portanto o circuito dispensa regulagens. A contribui��o inspiradora foi o popular Stereo Dynaco 35 mas o resultado � praticamente o de dois profissionais Dynaco 120. Esta � a receita do pouco que d� muito.

Simplicidade absoluta no diagrama do amplificador estereof�nico de Danielak.

A fonte � simples, mas extremamente refor�ada e � feita para durar mais de uma vida.


Transformadores de sa�da: Hammond de 280W: 1650WA

Op��o para 120W: 1650TA para o m�dulo est�reo veja acima.


Transformadores de alimenta��o para o Estereof�nico:

Filamentos das retificadoras

Alimenta��o de Alta Tens�o.

Filamentos do amplificador

Choque


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3� Parte:

Nossa sugest�o: 

Trata-se de uma simples adapta��o congregando a experi�ncia dos amplificadores anteriores. No circuito que apresentamos visamos a maior simplifica��o de montagem visando o alcance do montador dom�stico. Utilizamos um inversor de fase do tipo parafase com acoplamento direto e um seguidor de anodo de cauda longa. Apesar do inversor utilizado n�o agradar alguns puristas te�ricos, por apresentar certo desvio de fase nas altas freq��ncias, este s� ocorre ap�s os 20 000Hz o que � al�m do limite de audi��o, sendo portanto perfeitamente �til para o nosso projeto. Lembro que o famoso, amado e respeitado QUAD usa este mesmo principio com pentodos! Este se imp�s pela qualidade, Al�m do mais, em nosso circuito proposto o melhor equil�brio � assegurado pelas altas transcondut�ncias das v�lvulas empregadas. Ao compararmos com o circuito de catodo ativo empregado no PP de Kobayashi, teremos neste nosso, total aus�ncia de som de transistor, enquanto que no mesmo circuito ainda com menor ganho, teremos as mesmas defici�ncias do inversor ora apresentado, que peca apenas por ser mais conhecido que o primeiro.

Circuito amplificador

A fonte de alimenta��o � da maior simplicidade poss�vel. Apesar de possuir uma retifica��o de onda completa por diodos semicondutores, empregamos uma v�lvula 6D22S, que faz com que a fonte s� alimente o amplificador ap�s todas as v�lvulas estarem em plena capacidade de opera��o. Ao mesmo tempo age como uma amortecedora na filtragem tornando a corrente �macia�. O ramal de 60V fornece a tens�o negativa para as grades das v�lvulas de sa�da. �Uma vez que n�o h� a venda pares equilibrados das 3CX300A1, usamos com forma de equilibrar as correntes das v�lvulas de sa�da no ouvido conforme explica Kobayashi em seu artigo. Usa-se um gerador de 100 Hz em onda quadrada. Ajustam-se os potenci�metros de bias at� que a resson�ncia ouvida nos falantes seja m�nima. Isto deve ser realizado ap�s 30 minutos de aquecimento para a completa estabiliza��o do circuito. O m�todo tradicional utilizando um volt�metro � curto circuitar a entrada e ajustar uma das v�lvulas de sa�da partindo dos 50V negativos em ambas as grades e ajustar um dos potenci�metros at� que se leia 120mV entre os dois terminais do resistor de 1 Ohm no catodo da mesma v�lvula. Medindo-se a tens�o entre as placas das v�lvulas da etapa de sa�da, ajusta-se o outro potenci�metro at� que a leitura seja zero. Est� ajustado o seu amplificador.

Fonte de alimenta��o.

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Transformadores sugeridos;

Transformador de sa�da

TS100-C

 

Transformador de for�a e choque

TFS360

C10H=180

 

Chassi 200mmx 470mm

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Um pr� amplificador.

O amplificador apresentado serve tanto para alta-fidelidade como para guitarra. O conjunto apresentado equivale a qualquer amplificador de KT88 ou 6550, com um timbre absolutamente distinto, o incompar�vel som de triodo. Se o leitor quiser utilizar a unidade descrita como equipamento de alta fidelidade apresentamos aqui nosso diagrama. Aos pares como equipamento para estereofonia, Apresentamos tamb�m uma variante para uso com os guitarristas.

 

Pr�-amplificador, Alta fidelidade ou estereof�nico. Um canal demonstrado.

Base QUAD QA12/P

 

 

Pr�-amplificador, para guitarra baseado no Hiwatt DR504/OL

 

6H30P-DR e a 6H6-P "Super Tube"

 

Duplos triodos  derivados das l 6922  as 6H6-P e 6H30P-DR (tamb�m chamadas 6N6, 6N30 ou 6N6P 6N30P) s�o triodos de alta transcondut�ncia e longa vida produzidos na R�ssia pela Sovtek F�brica Reflektor. Elas n�o substituem diretamente as v�lvulas 6DJ8 ou 6922, mas exigem circuitos pr�prios. Estas (6N6, 6N30) s�o intercambi�veis entre si, mas produzem timbres sensivelmente diferentes!

Estas v�lvulas passam por rigorosos testes de qualidade e sao especialmente bem requisitadas pelos altos n�veis de sinal de sa�da a que s�o capazes sem satura��o imediata. Seu emprego principal era em controle de m�sseis e outras aplica��es militares. A�o conhecias como �super tubes� em fun��o da sua durabilidade e confiabilidade.



 

 

 

 

 

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Dados para os Transformadores do prot�tipo

A seguir dados sobre os transformadores e indutor utilizados em nosso prot�tipo proposto. Destina-se ao montador dom�stico ou ao interessado em criar todo o elo construtivo do equipamento.

 

Transformador de sa�da

A grande vantagem das sa�das em triodo � a baixa resist�ncia interna que favorece a constru��o do transformador de sa�da por coloc�-lo em uma posi��o menos cr�tica quanto �s capacit�ncias distribu�das. Nosso projeto � o mias simples poss�vel e o mais eficiente nestas circunstancias. Usamos ferro sil�cio de boa qualidade para garantirmos bons resultados em �udio e enrolamento dividido em duas se��es para garantirmos equil�brio simplifica��o e bons resultados. Vejamos o esquema.

Dados construtivos b�sicos:

Tipo de corte: EI - 38 mm OU (EI - 0150 / 156):

Dimens�es: E= 114 (114.50) X 76 (76.20);  I= 114 (114.50) X19 (19.05).

�rea da Janela: 1083mm� (1088.70mm�).

Composi��o do metal: Ferro sil�cio gr�o orientado. Chapa 0.25-0.3mm.

Empihamento: 66 mm.

Enrolamento em carretel apropriado.

Enrolamento prim�rio: 1580 espiras (2000 Ohms) fio #28  0.08mm�. Total 126.4mm�.

Enrolamento secund�rio: 100 espiras (8 Ohms) 71 espiras (4 Ohms) fio #25  0.16 mm�. Total 16mm�.

Diagrama:

 

 

 

 

Transformador de for�a

O transformador de for�a � absolutamente convencional e usaremos chapa prete para minimizar o custo de manufatura. Vejamos o esquema.

 

Dados construtivos b�sicos:

Tipo de corte: EI - 38 mm OU (EI - 0150 / 156).

Dimens�es:  E= 114 (114.50) X 76 (76.20);  I = 114 (114.50) X19 (19.05) mm.

�rea da Janela: 1083mm� (1088.70mm�).

Composi��o do metal: A�o carbono Gr�o n�o orientado.  Chapa 0.25-0.3mm.

Empihamento: 81 mm.

Enrolamento em carretel apropriado.

Enrolamento prim�rio:  110 +110V -  286 espiras +  286 espiras fio #22  0.33mm�; 17V � 44 espiras fio #20  0.52mm� . Total  188.76 mm� + 22.88mm� = 211.64mm�.

Blindagem eletrost�tica:  l�mina de cobre 0.02 mm 1 volta em aberto e isolada. Total 3.04 mm�.

Enrolamentos secund�rios:  360V - 940 espiras fio #26 0.13mm�; 60V � 157 espiras fio  #38 0,0079mm�; 6.3V � 17 espiras fio #13 2.63mm�.  Total 122.2 mm� + 1.24 mm� + 44.71 mm� = 168.15 mm�.

Diagrama:

 

 

Choque de filtro

Nada mais simples que um choque de filtro. Trata-se de um enrolamento simples sobre uma bobina. Eis que neste tamb�m usaremos chapa preta onde o n�mero de espiras condicionar� a indut�ncia requerida. Vejamos o esquema.

Dados construtivos b�sicos:

Tipo de corte: EI - 0125 / 127.

Dimens�es:  E= 95.25 X 63.50;  I = 95.25 X 16.88 mm.

�rea da Janela: 759.52mm�.

Composi��o do metal: A�o carbono Gr�o n�o orientado. Chapa 0.25-0.3mm.

Empihamento: 40mm.

Enrolamento em carretel apropriado

Enrolamento:  1973 espiras fio #26 0.13mm�.  Total 256.49mm�.

Diagrama:

 

 

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E um modelo comercial:

 

Von Gaylord Audio presented the world with the first audible Sea Urchin [$48,000/pr], the liquid-cooled triode monoblocks whose 3CX300A1 transmitter tube capable of 300 watts of triode dissipation is entirely submerged in a special dielectric cooling fluid. With 730 volts on the plate, the Uni monos are conservatively rated into 200 watts/8 ohms while holding current reserves 4 times in excess of an actual 200-watt signal level. 

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