3CX300A1
2ª Parte:
2) Dois projetos de Robert Danielak
a) Push-Pull 3CX300A1 Amplifier 30-280W “The Beast”
b) Push-Pull 3CX300A1 Stereo Amplifier 200W total.
I) Push-Pull 3CX300A1 Amplifier 30-280W “The Beast”
Robert Danielak foi comissionado pela própria Svetlana para desenvolver um amplificador que dissesse bastante sobre as novas válvulas. Eis que surgiu um projeto interessante e bastante diferente do usual. Os dois amplificadores que ora passamos a descrever foram publicados nos Boletins Svetlana para divulgação.
Nesta primeira versão iniciamos providenciando a foi criação de uma unidade amplificadora independente dos demais componentes para que se evidenciassem as propriedades sui-generis desta válvula 3CX00A1.
Danielak projetou uma unidade independente do transformador de saída e da fonte, uma vez que estas determinariam a potência de operação. A unidade amplificadora que vemos abaixo opera em categoria AB e não tem pretensões diretas em ser um verdadeiro Hi-Fi. É apenas um PA bastante flexível. Um único circuito pode ser adaptado para 30W de saída e qualquer outro valor até 280W sem qualquer alteração de circuito; apenas as tensões e capacidades de corrente da fonte, polarização das grades da etapa de saída, capacidade de dissipação do transformador de saída e refrigeração das válvulas de saída. Todos os componentes de circuito permanecem inalterados. O diagrama de montagem é em tudo semelhante ao Monoblock de Kobayashi com o inversor diferencial, mas usando 6BM8 no lugar das 6N1P. Os reatores de 90Hy 25mA são na verdade reatores de lâmpadas fluorescentes de 25W. Hoje com a massificação dos famigerados reatores eletrônicos, tornam-se difíceis sua aquisição. Mas ainda são encontráveis em alguns raros lugares. Outra opção é usar transformadores de 50W para lâmpada alógena de 220V.
Eis o chassis do amplificador ”The Beast”. Dimensões 30 x 23mm. Vemos montadas as chaminés EIMAC utilizadas e descritas no SE de Satoru Kobayashi.
No circuito apresentado
do "The Beast" partimos para as cabeças. Propusemos logo um "modesto" 100W. Para
este nível limitamos a fonte em 660V simplesmente pelo fato que este era o
transformador de força que estava ao alcance no momento. Para tal desenvolvemos
uma fonte externa bastante simplificada em estado sólido.
Poderíamos obter 200W com o mesmo circuito e com uma fonte de B+ capaz de
oferecer 850V (sempre com transformador de saída de = 1.9K). ... e 280W com
“apenas” 1000V. Sempre apenas cambiando o transformador principal de alta
tensão. Devido as altas voltagens envolvidas estes amplificadores requerem
cuidados especiais de manutenção e uso além de proteção para o usuário, não se
recomendando tais potencias para uso ou construção doméstica.
=Porque não ir além dos 280 ou 300W?
=A resposta seria simples: Não há comercialmente transformadores disponíveis
além dos 280W, sendo conhecido apenas o Hammond
1650WA
de 280W, 1.9K nesta faixa. Que pesa ao redor dos 7 kg.
Veja que um aumento de 150V na fonte passa o amplificador de 100W para 200W e mais 150V o coloca em 280W. É tentador, mas todo o procedimento deve ser feito com cuidado para que não haja catástrofes ou acidentes.
Fonte Alternativa para 660V.
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Transformadores empregados:
Escolha do transformador de saída: Hammond de 280W: 1650WA para os dois módulos
Opção para 120W: 1650TA para o módulo estéreo.
Características elétricas e mecânicas
Transformadores de alimentação para o “The Beast”:
Características elétricas e mecânicas
T1
Código dimensional igual ao anterior.
T2,T4 e T5
T3
L1
II) Push-Pull 3CX300A1 Stereo Amplifier 200W total.
Este circuito estereofônico que usa as mesmas válvulas do anterior é fruto do interesse em criar algo bem mais doméstico. Ao alcance do montador caseiro. O amplificador é capaz de fornecer 100W por canal. É bem mais simples que o anterior e não necessita de qualquer regulagem. Em princípio baseia-se no fato de que as 3CX300A1 por serem válvulas profissionais, estão numa faixa bem mais estreita de especificações entre elas, portanto o circuito dispensa regulagens. A contribuição inspiradora foi o popular Stereo Dynaco 35 mas o resultado é praticamente o de dois profissionais Dynaco 120. Esta é a receita do pouco que dá muito.
Simplicidade absoluta no diagrama do amplificador estereofônico de Danielak.
A fonte é simples, mas extremamente reforçada e é feita para durar mais de uma vida.
Transformadores de saída: Hammond de 280W: 1650WA
Opção para 120W: 1650TA para o módulo estéreo veja acima.
Transformadores de alimentação para o Estereofônico:
Filamentos das retificadoras
Alimentação de Alta Tensão.
Filamentos do amplificador
Choque
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3ª Parte:
Nossa sugestão:
Trata-se de uma simples adaptação congregando a experiência dos amplificadores anteriores. No circuito que apresentamos visamos a maior simplificação de montagem visando o alcance do montador doméstico. Utilizamos um inversor de fase do tipo parafase com acoplamento direto e um seguidor de anodo de cauda longa. Apesar do inversor utilizado não agradar alguns puristas teóricos, por apresentar certo desvio de fase nas altas freqüências, este só ocorre após os 20 000Hz o que é além do limite de audição, sendo portanto perfeitamente útil para o nosso projeto. Lembro que o famoso, amado e respeitado QUAD usa este mesmo principio com pentodos! Este se impôs pela qualidade, Além do mais, em nosso circuito proposto o melhor equilíbrio é assegurado pelas altas transcondutâncias das válvulas empregadas. Ao compararmos com o circuito de catodo ativo empregado no PP de Kobayashi, teremos neste nosso, total ausência de som de transistor, enquanto que no mesmo circuito ainda com menor ganho, teremos as mesmas deficiências do inversor ora apresentado, que peca apenas por ser mais conhecido que o primeiro.
Circuito amplificador
A fonte de alimentação é da maior simplicidade possível. Apesar de possuir uma retificação de onda completa por diodos semicondutores, empregamos uma válvula 6D22S, que faz com que a fonte só alimente o amplificador após todas as válvulas estarem em plena capacidade de operação. Ao mesmo tempo age como uma amortecedora na filtragem tornando a corrente “macia”. O ramal de 60V fornece a tensão negativa para as grades das válvulas de saída. –Uma vez que não há a venda pares equilibrados das 3CX300A1, usamos com forma de equilibrar as correntes das válvulas de saída no ouvido conforme explica Kobayashi em seu artigo. Usa-se um gerador de 100 Hz em onda quadrada. Ajustam-se os potenciômetros de bias até que a ressonância ouvida nos falantes seja mínima. Isto deve ser realizado após 30 minutos de aquecimento para a completa estabilização do circuito. O método tradicional utilizando um voltímetro é curto circuitar a entrada e ajustar uma das válvulas de saída partindo dos 50V negativos em ambas as grades e ajustar um dos potenciômetros até que se leia 120mV entre os dois terminais do resistor de 1 Ohm no catodo da mesma válvula. Medindo-se a tensão entre as placas das válvulas da etapa de saída, ajusta-se o outro potenciômetro até que a leitura seja zero. Está ajustado o seu amplificador.
Fonte de alimentação.
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Transformadores sugeridos;
Transformador de saída
TS100-C
Transformador de força e choque
TFS360
C10H=180
Chassi 200mmx 470mm
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Um pré amplificador.
O amplificador apresentado serve tanto para alta-fidelidade como para guitarra. O conjunto apresentado equivale a qualquer amplificador de KT88 ou 6550, com um timbre absolutamente distinto, o incomparável som de triodo. Se o leitor quiser utilizar a unidade descrita como equipamento de alta fidelidade apresentamos aqui nosso diagrama. Aos pares como equipamento para estereofonia, Apresentamos também uma variante para uso com os guitarristas.
Pré-amplificador, Alta fidelidade ou estereofônico. Um canal demonstrado.
Base QUAD QA12/P
Pré-amplificador, para guitarra baseado no Hiwatt DR504/OL
Duplos triodos derivados das l
6922 as 6H6-P e 6H30P-DR (também chamadas 6N6, 6N30 ou 6N6P 6N30P) são triodos
de alta transcondutância e longa vida produzidos na Rússia pela Sovtek Fábrica
Reflektor. Elas não substituem diretamente as válvulas 6DJ8 ou 6922, mas exigem
circuitos próprios. Estas (6N6, 6N30) são intercambiáveis entre si, mas produzem
timbres sensivelmente diferentes!
Estas válvulas passam por
rigorosos testes de qualidade e sao especialmente bem requisitadas pelos altos
níveis de sinal de saída a que são capazes sem saturação imediata. Seu emprego
principal era em controle de mísseis e outras aplicações militares. Aão
conhecias como “super tubes” em função da sua durabilidade e confiabilidade.
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E um modelo comercial:
Von Gaylord Audio presented the world with the first audible Sea Urchin [$48,000/pr], the liquid-cooled triode monoblocks whose 3CX300A1 transmitter tube capable of 300 watts of triode dissipation is entirely submerged in a special dielectric cooling fluid. With 730 volts on the plate, the Uni monos are conservatively rated into 200 watts/8 ohms while holding current reserves 4 times in excess of an actual 200-watt signal level.
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