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Curiosidades

                                                                                  

I

Equalizador inter-estágio

Controles de graves e agudos por bobinas sintonizadas.

 

 

 

 

 

Outros sistemas de controle tom por circuitos ressonantes.

 

 

 

 

 

II

Supressor Dinâmico de ruídos

Controles automático de “comportas” sonoras e bloqueio de ruído de fundo.

 

 

Patente original de Hermon Hosmer Scott.

 

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Supressor Dinâmico de Ruídos da H.H. Scott.110A

Veja também em http://www.novacon.com.br/audioampl2.htm

 

 

 

 

Este é o circuito do Supressor Dinâmico de Ruídos da H.H. Scott.110A de 1947

Outros circuitos domésticos existiram tais como os 112 B de 1951e o 114A de 1954

O Supressor Dinâmico de Ruídos funciona indistintamente em chiados de gravações ou na eliminação de ruídos de fundo durante a gravação em ambientes ruidosos.

Documentação Julio Rueda.

 

 

 

Como funciona:

 

 

(1)

 

 

O sinal original percorre a malha em realce a partir de R1(200K) e indo até o próximo estágio através de C13(.05). Passando por um filtro passa baixas selecionável pelo ouvinte R2 etc. até L1. (este filtro de baixa e o caminho ate a saída era omitido em alguns modelos veja fig 1A)  Devido ao filtro, teremos um sinal original sem ruído mas também sem os detalhes da música pois as altas freqüências em maior ou menor grau estão sempre bloqueadas. 

 

(1A)

 

 

http://hhscott.com/cc/dynaural_noise_supressor.htm

Neste circuito (111B) todas as constantes são idênticas ao anterior á exceção de L1 e L2 e a opção de anexar dois diodos limitadores  na retificação das seções de graves e agudos. Como característica interessante o sinal de agudos é injetado na comporta de graves. Veja diagrama.

 

(2)

 

 

O sinal original através de outro ramal, C14 (240pF) etc. é também amplificado pela V3 6SQ7 que por sua vez divide em duas gamas espectrais: As altas freqüências passam por C17(240p) etc. e são aproveitadas no ponto comum R27 (1M) e C22 (.02). Da mesma forma as baixas freqüências percorrem o caminho de R22 (470K) até o ponto comum R30 (2M2) C25(.01). O terra destes caminhos é polarizado positivamente pelo catodo da V3 6SQ7 mas em ambos os caminhos o sinal é polarizado negativamente pelos diodos da V3 6SQ7.

Esta polarização negativa depende da intensidade do sinal de ruído continuo que gera uma envoltória de sinal.

Os pontos R27/C22 e R30/C25 estão num potencial negativo suficiente.....

 

(3)

 

 

Para que as “comportas” V1 “comporta de agudos” e V2 “comporta de graves”  ambas 6SG7, nada conduzam. O ponto certo de ajuste é conseguido pelo potenciômetro R31 (3.5K). Cada disco, cada música ou cada programa deve ser ajustado para uma posição ótima. Ao entrar sinal musical, que é naturalmente sempre mais forte que o ruído de fundo, “comporta” respectiva de graves ou agudos e é conseqüentemente reproduzido.  R32, R33, C26 e C27 é o filtro de alimentação +B.

O processo originou o sistema Dolby.

 

(4)

 

Diagrama original para patente do sistema.

10-38-29 filtro passa banda

97-21-22-99 filtro rejeita banda

18- comporta de agudos

33- comporta de graves

93 excitadora das envoltórias

94-103-9-91 envoltória de agudos

194-109-191 envoltória de graves

 

 

http://www.lacieg2s.ca/public/dynaural/pat2606970.htm

No circuito apresentado utiliza-se a retificação de meia onda normal para os sinais de áudio de graves e agudos. O controle de graves tinha por fim eliminar os ruídos de rumble e troca de discos nos toca discos automáticos e os de agudos os ruídos de arraste e chiado dos discos mormente os desgastados.

O circuito era proposto para cápsulas magnéticas de relutância variável.

 

  

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