Tradução do russo por J. Antonio Bueno
Com a ajuda da
coloração V. pode criar fotografias coloridas (ou
coloradas) a partir de fotos preto e branco. Por este processo, V. pode
obter uma combinação final com impacto visual
impossível de se ter através de qualquer sistema
fotográfico conhecido. Este processo é um procedimento
clássico, e V. pode colorir parte ou todo da figura, destacando
parte dela ou dar ênfase à parte mais importante que lhe
interessar.
Nos dia de hoje, pode até
parecer superado um artigo como este, com tantos procedimentos em
Fotoshop etc. Porém no final deste artigo, vamos
demonstrar as fascinantes peculiaridades do mesmo e até as
similaridades com os meios eletrônicos.
A vantagem deste procedimento é que V. não perde a foto
se errar no processo, e pode inclusive realizar múltiplas
variações sobre o tema uma vez que o negativo original
é preservado intacto pois não é utilizado durante
o procedimento.
Os melhores resultados são conseguidos em cópias opacas
ou acetinadas de papel de ampliação em preto e branco.
As cópias brilhantes não são adequadas ao
processo, pois os retoques tornam-se muito aparentes após
realizados.
Existem vários métodos de coloração de
fotos em preto e branco.
V. poderá trabalhar com tintas a base d’água, ou
anilinas, com tintas transparentes a base de acetatos, tintas a
óleo, ou outras. Podem-se também usar
lápis coloridos a base de cera ou hidro solúveis.
A base da experiência prática, torna-se claro que a
coloração é melhor aceita nas áreas de
detalhes claros nas fotos em preto e branco. Se V. necessita colorar
áreas escuras, vire* ou use papel com tons Sépia.
Suas ferramentas serão: pincéis, pano, tampão de
algodão, ou lápis hidro-solúveis.
Todos os materiais aqui citados, são encontrados em
papelarias especializadas e casas de produtos para pintores
artísticos.
Ao usar quaisquer meios líquidos, é necessário
primeiramente umidecer a foto a ser colorada, com o solvente meio
dos corantes utilizados.
Assim, se V. usar tintas a base d’água, V. deve molhar a foto
previamente. Se usar tintas a base de óleo, umidecer a foto com
o solvente indicado pelo fabricante da tinta ou água raz de
primeira qualidade.
Ao usar tintas acrílicas ou acetatos, sempre usar o solvente
indicado pelo fabricante.
Note que a superfície a ser colorada, deve ficar úmida
nunca encharcada, portanto, se necessário, enxugue o excesso.
Imediatamente após úmida, pinte as superfícies
maiores utilizando pincéis largos.
A obtenção dos tons escolhidos, deve ser feitos
através de diluições progressivas dos corantes
comerciais, esta é a única maneira de controle efetivo da
cor.
Detalhes pequenos, são feitos com pincéis pequenos e
finos.
Lembre-se que detalhes só devem ser realizados após
coloradas as grandes áreas e somente após a base
anterior estar bem seca.
Efeitos especiais podem ser conseguidos com pinturas de detalhes
imediatamente após a coloração de estágios
anteriores. Mas atenção: o nível de
diluição progressiva nas margens só
alcançará o nível desejado após muita
experiência e conhecimento da prática.
Tintas a óleo e pastel podem também ser aplicadas em
papel fotográfico seco. Entre cada estágio de cor, deixar
secar por 24 horas, somente depois deste período realizar a
coloração dos detalhes.
Após realizado o trabalho de coloração,
recomenda-se tornar o serviço permanente, e para isto, pode-se
utilizar um fixador spray dos tipos vendidos comumente no
comércio para desenhistas e pintores.
Durante o processo de coloração, as fotografias devem ser
coladas numa prancheta com cola solúvel a base de borracha.
Após a realização dos trabalhos a mesma
poderá ser despegada da prancheta com uso de benzina retificada.
Todo este trabalho poderá ser também similarmente
realizado em computador, com os excelentes programas existentes,
mas os corantes usados nas impressoras infelizmente não
resistem ao tempo e se fixados com os usuais fixadores de
desenhista, serão imediatamente diluídos, perdendo-se
todo o trabalho,....... coisas do progresso......
Nota: Vire de Viragem técnica fotográfica para
obtenção de varias cores em copias fotográficas em
lugar da tradicional multitonalidade de