Capítulo Especial. A Quem Interessar Possa! Soluções de Problemas Sociais através do desenvolvimento e da integração. Proposta de Luiz A. Paracampo*
O Brasil passa nitidamente por um inusitado momento histórico. O aumento das favelas nas áreas urbanas, o crescimento demográfico desordenado, a falta de orientação escolar e, sobretudo o gigantesco aumento de vários poderes paralelos alimentados antes pelo próprio desejo individual dos jovens em ser alguém e pela única viabilidade oferecida pelo já instalado mercado do tóxico, vão mais dias menos dias, conduzir a um conflito interno de maiores proporções sem possibilidade de soluções pacificas, muito menos imediatas. Esta historia tem-se repetido em vários locais o Mundo, com estas ou aquelas soluções ou mesmo sem quaisquer soluções. O comportamento humano é único e pré-determinado, portanto, previsível não há como contestar. Afinal, o Homem é também um animal. Por um lado analisando-se o país pelo ponto de vista estrutural, vemos ter este a sorte de possuir certas estruturas que servem para torná-lo eficiente, enquanto por outro,visualizamos a inércia natural aliada à falta de planejamento crônico e a tradicional vontade de que boas coisas não se realizem, pela permanente falta de confiança nas pessoas e idéias, o que tem aprofundado a crise permanente em que o país se encontra. Organismos já existentes como as Forças Armadas, Ministério e/ou Secretarias de Educação, Instituições Religiosas com unidades de ensino, o SENAI, a FIRJAN, educadores, empresários competentes e ONGs, Reunidos podem racionalizados, facilmente e devem com empenho se reunir para uma Solução sustentável, lucrativas, organizadoras, desenvolvimentistas, distribuidoras de riqueza material e intelectual, e favorável a todos os ramos de comércio e indústria mundiais. Esta é a proposta que aqui apresentamos.Para a compreensão em profundidade desta proposta e necessário conhecer o artigo sobre A Historia da Comuna Dzerjinski anteriormente descrita.
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2-REFERÊNCIAS Hoje, a criança e o jovem das favelas encontram-se abandonados pela sociedade. Vivem como um animal selvagem, à parte do convívio da sociedade estabelecida. A falta de amparo no sentido da formação física material e intelectual, exige que estes novos seres busquem o amparo mais próximo e criem sua própria hierarquia de necessidades que jamais será aquela da sociedade estabelecida. Por outro lado, estes seres são consumidores naturais, e para sua sobrevivência, a distribuição de renda é indispensável, exatamente como o ar que respiramos, e a violência em altos níveis indica a ausência deste acesso a todas as classes. Para o país crescer, ou no mínimo se manter, precisa ser produtor. Enquanto esta moçada permanecer no ócio, o País não produz e consumindo o que não produz, perde todas as posições de destaque, ordem interna e principalmente riquezas, naturais ou distribuíveis. Através de uma ação coordenada dos organismos acima mencionados, podem ser realizadas todas as ações necessárias para que este seja um grande país. As Forças Armadas com a disciplina e a ordem. Também pela defesa do país contra invasões externas mas também internas pois ambos são poderes paralelos. Ministério e Secretarias de Educação com Professores. Ocupando, integrando e empregando novos quadros Instituições religiosas com unidades de educação para coordenação de ensino. Com a habilidade na administração interna das unidades e paciência no lidar com o público jovem. Senai e Firjan para o treinamento prático e técnico. Usando suas instalações, e pessoal especializado em treino dirigido. Empresários competentes comercializariam e adequariam a produção . cujos insumos e componentes adviriam de suas unidades bem como também cuidariam da distribuição e comercialização sem custos incidentes nos impostos trabalhistas, tornando os produtos altamente competitivos. Ongs coordenariam todo o sistema de entidades participantes, escoariam a produção em seus paises de origem e teriam contatos no exterior. Não apenas na orientação a potenciais compradores e distribuidores mas também capitalizando industrias do exterior que aqui quisessem produzir artigos sem necessidade de grandes investimentos, pois os resultados adviriam das vendas e estes seriam obviamente distribuídos.
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3-COMENTARIOS O ponto de partida do desenvolvimento da produção coletivizada adotada na Rússia nos anos do socialismo, tem na FED e nos equipamentos posteriores, Kiev, Zorki Zenit para citar alguns, vivos exemplos de elevado desenvolvimento tecnológico econômico e social, e este é o trinômio básico para se alavancar qualquer Pais ou Sociedade. Baseia-se : Primeiramente na coletivização dos meios produtivos, inibindo os lucros nos processos de produção e remuneração do capital empregado, tornando o material acessível às massas e de grande mercado Outro ponto é a produção de itens de elevada tecnologia destinando-os a suprir toda a carência de mercado, evitando a comercialização de produtos de inferior qualidade, destinados apenas a lucros aos fabricantes, no entanto, não desenvolvendo a mente dos usuários. Por outro lado, Estando todo o mercado carente pelo produto, poder-se-á fabrica-lo em grande escala o que também trará minimização dos custos produtivos.com aumento natural da demanda marginal, sempre realimentando a parcela redutora de custos produtivos O efeito colateral será a difusão de técnicas elevadas a maior parte dos usuários, trazendo como benefícios imediatos, o conhecimento, a instrução,através da sede de saber, alem da formação natural de novos especialistas ,e isto significa mão de obra especializada florescente com formação a custos diluídos. Francamente dialogando, todas as prerrogativas anteriores são ou eram alardeadas pelos então conhecidos Comunistas. Os Capitalistas não podiam ouvir nesta minimização ou inibição de lucros oriundos dos processos produtivos. Porém eis que proponho uma via intermediária altamente exeqüível e igualmente benéfica a todos.
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4-A PROPOSTA A proposta é aproveitar estes jovens excluídos para produzirem câmaras fotográficas dos chamados tipos clássicos. A empresa CFC Novacon do Brasil, oferece através de seu constituído representante Luiz Antonio Paracampo Filho, gratuitamente vários de seus projetos comprovados. Temos um acervo de mais de 400 projetos prontos para entrar em linha de produção, alguns podem ser visualizados no site www.novacon.com.br Sob uma coordenação competente, poderemos enquanto formamos jovens para a vida, gerar um mercado consumidor desenvolvido e esclarecido e gerarmos uma independência econômica nesta área.
4ª-O PROCESSO Oriento o leitor a conscientizar-se que este projeto como indica o titulo visa aproveitar a gigantesca e potencial mão de obra ociosa existente em nosso país, em que a violência torna-se um indicador da enorme capacidade produtiva que esta sendo sufocada; e concomitantemente melhorando a intelectualidade e o poder de servir da juventude brasileira excluída, com as conseqüências positivas que advém deste procedimento. O Jovem ao iniciar seu contacto com o mundo, imediatamente absorve e imita o que vê pois isto passa a ser o normal para ele. As invenções do homem também exercem fascínio sobre estes pequenos, e as armas, em especial as de modelo profissional exercem uma enorme atração dada sua complexidade construtiva. A criança não tem noção do perigo que estas representam, pois estes não conhecem a morte e o sofrimento dada a pouca idade e ausência de parâmetros comparativos. A formação do jovem inicia-se na primeira infância, antes da sua formação sexual, nesta fase a interferência passional dificulta o inicio de aprendizado sendo importante o despertar das idéias e emoções antes desta fase. Desde os mais antigos tempos, os nobres europeus aprendiam nos castelos e em casa com tutores especialmente escolhidos e aprendiam também alguns trabalhos manuais com o intuito de não dependerem de terceiros para resolverem certos problemas. Este foi o início do aprendizado teórico com o trabalho conjugado. Ao analisarmos o comportamento mental das crianças e jovens obviamente veremos a sede de saber e interesse em ser alguém de destaque na sociedade que lhes cerca. As armas, os automóveis e as câmaras fotográficas do tipo clássico exercem fascínio a seres de todas as idades. Esta enorme sede de conhecimento e poder intelectual, de habilidade e domínio sobre a natureza é aproveitada pelo trafico para sua defesa e permanência, conjugada com a ausência ocasional, ou proposital de opções. O automóvel é também pode vir a ser um elemento perigoso pois mal operado é também causador de muitas mortes. A câmara fotográfica por sua vez, nunca se soube fosse capaz de qualquer mal enquanto que como instrumento, é a ponta de lança ao mundo mais desenvolvido pois a tecnologia que congrega, atinge os mais elevados pontos da tecnologia de ponta mundial. Alem disto, é por isso um elemento de ensino e conhecimento pois é ferramenta chave usada na pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas ainda embrionárias e como a imagem vale mais que mil palavras, como diz o provérbio chinês, esta é também elemento realimentador da educação e do conhecimento. E eis que apresentamos a alternativa da fotografia que como as demais fascina desde a primeira infância, e tem em si, agregado o caráter de desenvolver a mente e melhorar o poder de raciocínio e discernimento dos jovens em formação.
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5-ANEXO Aqui também incluímos a câmara HEDRA de projeto inédito com fotos do produto acabado, explodido e visualização de peças. Nota Importante: A câmara HEDRA de alta classe, de projeto único e inédito, de total concepção e desenvolvimento do autor, possui todos os componentes constituídos por materiais comuns e a sua montagem não exige perícia com treinamento especializado, engajando imediatamente jovens no processo da fotografia e excitando suas mentes para novos modelos e projetos. Conheça-o nas paginas seguintes. |