É o inicio dos anos 20. A raça humana está vindo a dominar a terceira dimensão - O Espaço. Os vôos com aparelhos mais pesados que o ar atraem multidões de expectadores. Os jornais contam as peripécias no ar. A aviação faz suas provas com o esporte no ar - a aplicação mais prática do seu potencial. As coisas cambiam com rapidez, ameaçando seu rival - O dirigível.
Fig1: Iliya Muromets em foto da época
Fig2: Iliya Muromets bi motor. Réplica 1/37 feita em 2000
Criado na metade do século XIX, o dirigível teve como vantagens principais sobre os aviões primitivos, seu potencial de vôo em grandes distancias e a possibilidade de carga equivalente a 20 vezes seu peso. Era também muito mais seguro pois uma pane em um de seus motores jamais se tornaria em fatalidade. Os construtores do avião, sentiram porém a possibilidade de sobrepujar seu rival através do aumento da relação carga transportável / peso do aparelho, e tornar o avião um elemento de fácil manobrabilidade., Contudo isto não era uma tarefa simples.
Antes de tudo, seria necessário aumentar a vazão de ar no momento da decolagem. Usando-se motores da época, vários seriam necessários para se alcançar o desejado, Havia uma opinião que tal fato inviabilizaria o projeto e houve quem apresentasse cálculos “que provavam” a impossibilidade de tal avião de voar. Outros demonstraram que se um motor parasse, a pressão desigual causaria descontrole e insuficiente “planagem”. Os primeiros aviões multimotorizados tinham apenas dois motores e pouco se diferenciavam de seus parentes monomotorizados. Os motores eram colocados sob um mesmo eixo de pressão, para que, se um dos motores parasse de funcionar, não haveria alteração do eixo de pressão.
O primeiro voto de confiança no avião multimotorizado, foi dado pelo coordenador Russo Lytskii na Alemanha em 1910, demonstrado no pequeno filme inglês que revelava um bi-motor virar um triplo-bi-motor no ano de 1911. Assim nada melhor que coordenar esforços para uma melhora de resultados. Em fevereiro de 1912 Igor Sikorsky , o internacionalmente famoso construtor de helicópteros, iniciou planos para a construção do Iliya Muromets divulgando aos membros do Instituto Politécnico de Kiev suas idéias, metas, características e cálculos de um bi-motor de grande planagem. O grupo ganhou a atenção da fàbrica Russo-Balt, contrutora de carros para estrada de ferro e automóveis. Finalmente em 15 de março de 1913 o grande biplano voou pela primeira vez no aeródromo de St. Petersburgo.
Os vôos de teste mostraram que os motores eram demasiado fracos, assim que dois meses mais tarde, equipado com os dois motores mais poderosos, o aparelho foi novamente testado. Desta vez, alcançou velocidades de 90 km/h e assim se manteve. Alguns dias depois alcançou o grande triunfo. Apesar da pista de decolagem molhada devido a chuvas recentes e do peso considerável do avião (quase quatro toneladas métricas), a decolagem foi relativamente fácil. Então, a 300 metros de altura , Sikorskii desligou um motor e, contrariamente a todas as expectativas dos coordenadores, o avião continuou a voar soberbamente. Além disso, quatro tripulantes moveram-se e mudaram de posição durante o vôo, demonstrando a estabilidade e a rigidez da fuselagem. Imediatamente Sikorskii visualizou a melhora do aparêlho colocando seus quatro motores entre as asas do biplano. O aparelho recentemente remodelado ganhou o nome do guerreiro Russo Iliya Muromets. Seu primeiro vôo na nova formatação foi realizado em julho de 1913. A cem metros de altura foram desligados dois motores de um lado e o vôo continuou estável. Skorskii provou a viabilidade de uma fuselagem pesada multimotorizada.
Como verão mais adiante, o “Grande Guerreiro” bateu recordes mundiais em capacidade de carga e em durações de vôo. (uma hora e 54 minutos com sete passageiros) apesar de no final ter apresentado uma morte. Numa aterragem, um dos motores se desprendeu.- Uma ocorrência comum àquela época-. O avião foi seriamente danificado mas Sikorski não se incomodou em repara-lo—Trabalhava num novo aeroplano com 19 m de fuselagem e 31m de envergadura, com mais de quatro toneladas de peso, e uma escala prevista de 500 Km ( versão B)
'O” Ilya Muromets' entrou em operação em dezembro mas somente em 12 de fevereiro de 1914, este clássico obteve o primeiro de seus muitos registros de recordes mundiais, carregando 16 passageiros e um cão a uma altura de 300 m.
As invenções de Sikorski impressionaram o mundo. Antes dele, a maior carga possível em um avião não ultrapassava os 600 quilos; ' o Muromets' pode em sua primeira versão levar 1.310 quilos, e a versão ' B ' conseguiu decolar com meia -tonelada a mais.
E ainda , a sua fuselagem era a primeira a abranger não apenas o posto de comando de vôo mas também uma cabine de passageiro (!), espaço dormir (!), e um toalete (!), canalizações apropriadas de exaustão dos motores, e iluminação elétrica para o grupo da cabine. O “Ilya Muromets' foi utilizado no primeiro serviço de transporte regular de passageiros. Entretanto, a I Grande Guerra havia-se iniciado. Começou também a carreira militar do “Ilya Muromets'., ainda um pouco tímida. Poucos compreenderam do que o avião era realmente capaz. Apesar do antecedente de 1909, em que a Rússia tinha tido algum sucesso em lançar bombas de avião, ' o Muromets' foi inicialmente apenas empregado para reconhecimento, embora as tentativas mal sucedidas de converte-lo num bombardeiro, ou um avião de combate, também tivessem sido feitas. Assim mesmo, uma ordem para a produção de dez aviões foi colocada, e o primeiro destes, equipado com canhões de artilharia e metralhadoras leves usando injetores nos motores (em lugar de carburadores), foi enviado à frente de combate em agosto de 1914.
Em outubro tornaram-se claros os problemas com alguns aviões. De acordo com uma queixa escrita do piloto, o avião subia muito lentamente (2.000 m em 2 horas), era lento para combate (ao redor 100 km/h), e tinha um sistema mal arranjado do armazenamento de combustível, o que poderia conduzir a Incêndios. As queixas quase destruíram a esperança de usar o avião em tempo de guerra, mas Sikorski apelou ao ministro da guerra : Deixe-me provar o valor do avião, pondo-o na cabeça de uma unidade especial de pilotos de caça. O Mais Alto Comando, que incluía o Csar, começou envolvido com idéia, resultando num esquadrão do ar que tomou forma em dezembro de 1914
O “Ilya Muromets', foi modernizado com novos motores, com modificação na fuselagem, com novos injetores, e novo potencial de armamento.
No caso, o grupo de motores foi expandido a 8 e a velocidade foi aumentada a 137 km/h. Embora inferior aos dirigiveis do inimigo no alcance de vôo e à quantidade das bombas que poderia transportar,
O 'Muromets' era muito superior na maneabilidade, no combate de ar, e na durabilidade, na época, considerada como fantástica.
Assim que o inimigo observava o aparecimento do Gigante, abriam fogo. Mas ' o Muromets' sempre realizaria sua missão sem ser detido. Em um incidente, perfurado com 200 furos, de bala, o avião retornou facilmente à base. Os alemães chamaram-no de ' o Sikorskii blindado ', acreditando realmente o avião carregar uma blindagem especial. Conseguiram danificar seriamente um par de aviões, mas os grupos de vôo puderam aterrissar longe das linhas do inimigo. Por um ano e meio, os aviões alemães perseguiram o Gigante. Queriam disseca-lo, se pudessem conseguir um. Então, no final de 1916, conseguiram forçar um Gigante a descer; através de um grupo de caças alemães que atacou um “Muromets” solitário por quase uma hora.
Após ter esgotado toda sua munição e ter perdido três de seus quatro motores, o Muromets foi forçado a aterrar. Os engenheiros construtores alemães examinaram imediatamente o avião e ficaram decepcionados: não havia nenhuma blindagem, somente aço e madeira. O corpo do avião mostrava trezentos furos de bala mas ele ainda podia voar.
Ao todo, 78 unidades de ' Muromets' foram construídas durante a guerra, e foram realizadas mais de 400 missões que despejaram 70 toneladas de bombas no inimigo. Depois da guerra civil, O ' Ilya Muromets' foi reconvertido para as funções civis, carregando passageiros na rota de Moscow- Kharkiv ate o final dos anos 20. Seu criador, Igor Sikorskii, abandonou a Rússia, e em 1919 fundou sua própria companhia nos EUA, onde construiu aviões para o exército Norte Americano e, em 1939, construiu a primeira versão bem sucedida do helicóptero. A América louva-o entre seus próprios grandes construtores aeronáuticos.
Por Oleg Milashvili
Tradução de Luiz Paracampo