Como
fotografar à noite
As fotografias realizadas a noite diferenciam-se
das feitas de dia, uma vez que
as concepções normais de
fotografia, aqui não funcionam.
Normalmente diz-se
que fotografia realizada durante o dia, fixa a imagem óptica que
existiu durante um curto espaço de tempo em que se tomou a
fotografia.
Tais fotografias não dependem
concretamente da hora em que se fotografa.
A fotografia feita durante a noite em
condições de pouca iluminação, é
caracterizada por outros diferentes parâmetros.
No escuro, a pupila do olho humano se
dilata para que retina seja excitada por mais luz, entretanto, na
maioria dos casos o impulso luminoso é tão pequeno, que
apenas vemos sombras.
A interação de pequeno
fluxo de luz na emulsão fotográfica é sempre
cumulativa. (Tal fenômeno
não ocorre na fotografia digital, sendo a foto noturna e
astronômica hoje ainda impossíveis de se realizarem a
contento com tais equipamentos) Portanto na emulsão
fotográfica, quanto maior o tempo de exposição
tanto mais são fixadas informações e imagem.
A capacidade do filme em fixar objetos
fracamente iluminados, é portanto ilimitada, assim, podemos ver
nos filmes revelados ou diapositivos, muito mais do que veríamos
a olho nu.
O equipamento fotográfico
moderno, é elaborado com facilidades de leitura de
exposição através dos fotômetros que
possuem. Porém, todos os
equipamentos existentes no mercado, possuem leituras pouco
convincentes quanto a exatidão justamente na região de
baixas luzes.
Nestes casos dá-se
preferência a câmaras de exposição manual (B)
e a medição efetuada através de um fotômetro
de mão.
Devemos seguir o seguinte
princípio: Nos filmes preto e
branco ou a cores, as exposições são determinadas
pelas sombras.
Em todos os filmes para slides ou para
cópias, mediremos uma placa cinza de 18% (Padrão) nas
condições de iluminação da cena que se vai
tomar. Após a revelação veremos a
exposição que mais se aproxima do efeito que desejamos.
Os filmes reagem de maneira
diferenciada a exposições longas ou a
exposições curtas. O ângulo da cena, deve
também ser bem estudado e escolhido para que não haja
decepções nos resultados
finais.
A prática ajuda muito, mas a tabela que se segue é uma boa orientação para as compensações necessárias.
Exposição indicada pelo fotômetro Exposição real
2 seg
3 seg
4 seg
6 seg
6 seg
10 seg
8 seg
13
seg
12
seg
24 seg
15
seg
30 seg
As melhores fotos noturnas a cores,
são conseguidas logo após a chegada do crepúsculo
ou ao amanhecer. Se V. quiser fazer fotos sem pessoas ou
veículos, aconselhamos realizar estas fotos nos feriados.
Se durante o tempo de exposição da cena, aparecer algum objeto indesejável, V. poderá interromper a tomada de cena, cobrindo a objetiva com a mão, um pano escuro ou um chapéu, esperar o objeto sair de cena, e continuar com a exposição cumulativa até a contagem do valor total de segundos pré-determinado.
Fotos noturnas com um primeiro plano,
tornam-se muito atraentes, mormente se houver algum objeto claro sob
fundo escuro.(árvores, estátuas etc)
A regra geral para melhor controle,
é usar sempre o menor diafragma (permitido para cada
sensibilidade de filme) e usar longos tempos de exposição.
Se V. quiser incluir alguém em
sua foto noturna, a relação tempo
de exposição diafragma deve ser bem estudada uma vez que
longos tempos favorecem borrar a foto. Neste caso, não use flash
fotográfico mas um simples flash light de camping, com o qual V.
poderá fazer uma breve “pintura de
luz” sobre o modelo fotografado.
Passeios noturnos e pela madrugada
também são grandes motivos que abrem
a beleza do mundo em sua volta.
É também um grande local de possíveis inspirações e interessantes experimentações.