A Psicologia do Retrato

          Por: OTTO RICHTER
TRADUÇÃO DO RUSSO: J ANTONIO BUENO
CORTEZIA DE FOTOPOISK FOTOSHKOLA

Para a maioria das pessoas o Retrato é aquilo que eles normalmente vêem no seu passaporte.
 Ao fotografo, é sempre importante lembrar  que o mais importante é a expressão do rosto e a nitidez dos olhos.

Antes de começar a fotografia de retrato, o fotografo deve entender o especial objetivo da foto. Imagine sempre a foto acabada. Como será o melhor fundo?  Uma parede branca oumum fundo pintado? Um jardim ou algum objeto?

Jovens ficam bem em fundo claro. Homens em fundo escuro.

Imagine fotografar uma moça jovem de longos cabelos claros  sobre um fundo branco.

Só por si a parede branca é muito enfadonha e nos concentramos no rosto do modelo. Ela possui pele linda, e sem rugas, grandes olhos expressivos, e cabelos longos. Conseguiu imagina-la?  Agora vamos a fotografia.
Se fotografamos busto até o meio do tórax, o modelo enche o  quadro  mas seis cabelos se perdem no fundo claro; Felizmente em nossa fotografia, a parede branca, encontra-se entre duas janelas, voltadas  para o lado norte.  Esta é uma variante clássica  usada pelos fotógrafos franceses do século XIX . A luz difusa suave  serve muito  para retrato de moças jovens. Esta era também a forma preferida dos jovens aprendizes de pintura. Agora, a moça se senta, evitando sua sombra na parede, direcionando sua  face para leste, mas com a cadeira invertida, repousando seus cotovelos no  espaldar da cadeira. Olhe como estão vivamente iluminados seus olhos.

Olhos sem reflexo são semelhantes a portas de sepultura, escuras e tristes. Assim ao criar um retrato, devemos prestar atenção para que haja sempre luz nos olhos do modelo. Se fizermos as fotos em contra luz, vamos iluminar os olhos do modelo com uma lanterna de mão! Isto modela os contornos de níveis do rosto e torna o rosto mais bonito, com desejaríamos que fosse.

As roupas escuras realçam a nitidez do modelo de pele clara enquanto as de meios tons realçam as peles mais escuras. Sempre posicione o modelo enfrente a câmara.

Se V. usar 35mm use uma objetiva  de 85 a 105mm para evitar as distorções de perspectiva causada pelas objetivas normais.

Se V. usar médio formato (6X6 ou 4.5X6cm) use uma objetiva de 120 a 150mm e
Se V. usar câmara de estúdio de10X15 cm não use ópticas inferiores a 210mm.
Jamais faça um Portrait utilizando lentes de aproximação. V. pode até não perceber ao observar no visor da câmara mas o modelo vai querer mata-lo pela distorção de perspectiva obtida na foto.

Asseguro aos leitores que 99% dos modelos que V. obtiver, não são profissionais, então o que precisamos? O que os Ingleses  falam com emoção  -“Making love  to camera”-  A modelo deve amar a câmara.
Antes do inicio da seção fotográfica, é necessário preparar o modelo, para lê-la a um estado agradável. Como? Com um bom vinho, Uma boa Vodka , Um Whisky de qualidade, tendo ao fundo uma musica romântica e suave, ou até com água mineral. Uma conversa agradável  sobre os seu trabalho, como V. gosta de fazer, Elogie a modelo  seus olhos, sua boca, sus pele, Agora , tenha cuidado em não se exceder pois a modelo pode pensar que V. tem outras intenções alem da fotografia!

Nos meus 40 anos de experiência verifiquei que os modelos tem curiosidade como srviço e técnica que uso, por isto, explico pormenores técnicos quanto a nitidez da imagem ,  de como uso a câmara, porque coloco a câmara mis alta que nível do nariz, que é  como se diminui a distorção do queixo, como a luz da  janela é usada para  modelar o rosto, Arrume o  cabelo do modelo para que os mesmos emoldurem o rosto. Enfim, procure arranjar um tema agradável de conversação e comporte-se amistosamente. Isto é importante pois a câmara passa a ser subjetivamente  aceita  como parte de sua personalidade e do seu corpo físico e não um “olho de vidro gelado”  e sem vida. Os mesmos princípios são validos para fotos de homens e crianças. Os meninos são em geral muito curiosos. Familiarize-se com eles, mostre o que V. tem de interessante e V. terá fotos e expressões de bom nível. V. deve criar um ambiente de bom humor e descontração. V. achará a melhor forma, ao seu estilo.

Imagine-se como Steven Spilberg, dirigindo uma cena. O que fazer? Rir ou ficar sério? Qual o  seu  estado de espírito? Sua posição determinará o estado psíquico do modelo.
V. poderá aconselhar: “Feche os olhos e pense em algo agradável, um presente de aniversario, sobre as férias, a pessoa amada. – Abra os olhos e sorria. Deixe que eu aperto o disparador”.

Surpreenda-a também tirando uma foto sem o fechamento dos olhos.

Como um diretor de cinema, sugira movimento ao modelo, voltando a cabeça  para o lado, movendo o corpo,  movendo os ombros, inclinando-se para esquerda e direita,  olhando para cima, colocando a mão no queixo.
Mantenha o modelo sempre a mesma distancia da câmara para que não haja problemas de nitidez e possa-se fotografar com rapidez.

Com todas estas variantes, certamente algumas estarão excelentes e seu trabalho rendeu o prazer que V. esperava.

Volta