Por: OTTO RICHTER
TRADUÇÃO DO RUSSO: J ANTONIO BUENO
CORTEZIA DE FOTOPOISK FOTOSHKOLA
Para
a maioria das pessoas o Retrato é aquilo que eles normalmente
vêem no seu passaporte.
Ao fotografo, é
sempre importante lembrar que o mais importante é a
expressão do rosto e a nitidez dos olhos.
Antes de começar a
fotografia de retrato, o fotografo deve entender o especial objetivo da
foto. Imagine sempre a foto acabada. Como será o melhor
fundo? Uma parede branca oumum fundo pintado? Um jardim ou algum
objeto?
Jovens ficam bem em fundo
claro. Homens em fundo escuro.
Imagine fotografar uma
moça jovem de longos cabelos claros sobre um fundo branco.
Só por si a parede
branca é muito enfadonha e nos concentramos no rosto do modelo.
Ela possui pele linda, e sem rugas, grandes olhos expressivos, e
cabelos longos. Conseguiu imagina-la? Agora vamos a fotografia.
Se fotografamos busto
até o meio do tórax, o modelo enche o quadro
mas seis cabelos se perdem no fundo claro; Felizmente em nossa
fotografia, a parede branca, encontra-se entre duas janelas,
voltadas para o lado norte. Esta é uma variante
clássica usada pelos fotógrafos franceses do
século XIX . A luz difusa suave serve muito para
retrato de moças jovens. Esta era também a forma
preferida dos jovens aprendizes de pintura. Agora, a moça se
senta, evitando sua sombra na parede, direcionando sua face para
leste, mas com a cadeira invertida, repousando seus cotovelos no
espaldar da cadeira. Olhe como estão vivamente iluminados seus
olhos.
Olhos sem reflexo são
semelhantes a portas de sepultura, escuras e tristes. Assim ao criar um
retrato, devemos prestar atenção para que haja sempre luz
nos olhos do modelo. Se fizermos as fotos em contra luz, vamos iluminar
os olhos do modelo com uma lanterna de mão! Isto modela os
contornos de níveis do rosto e torna o rosto mais bonito, com
desejaríamos que fosse.
As roupas escuras
realçam a nitidez do modelo de pele clara enquanto as de meios
tons realçam as peles mais escuras. Sempre posicione o modelo
enfrente a câmara.
Se V. usar 35mm use uma
objetiva de 85 a 105mm para evitar as distorções de
perspectiva causada pelas objetivas normais.
Se V. usar médio
formato (6X6 ou 4.5X6cm) use uma objetiva de 120 a 150mm e
Se V. usar câmara de
estúdio de10X15 cm não use ópticas inferiores a
210mm.
Jamais faça um Portrait
utilizando lentes de aproximação. V. pode até
não perceber ao observar no visor da câmara mas o modelo
vai querer mata-lo pela distorção de perspectiva obtida
na foto.
Asseguro aos leitores que 99%
dos modelos que V. obtiver, não são profissionais,
então o que precisamos? O que os Ingleses falam com
emoção -“Making love to camera”- A
modelo deve amar a câmara.
Antes do inicio da
seção fotográfica, é necessário
preparar o modelo, para lê-la a um estado agradável. Como?
Com um bom vinho, Uma boa Vodka , Um Whisky de qualidade, tendo ao
fundo uma musica romântica e suave, ou até com água
mineral. Uma conversa agradável sobre os seu trabalho,
como V. gosta de fazer, Elogie a modelo seus olhos, sua boca, sus
pele, Agora , tenha cuidado em não se exceder pois a modelo pode
pensar que V. tem outras intenções alem da fotografia!
Nos meus 40 anos de
experiência verifiquei que os modelos tem curiosidade como
srviço e técnica que uso, por isto, explico pormenores
técnicos quanto a nitidez da imagem , de como uso a
câmara, porque coloco a câmara mis alta que nível do
nariz, que é como se diminui a distorção do
queixo, como a luz da janela é usada para modelar o
rosto, Arrume o cabelo do modelo para que os mesmos emoldurem o
rosto. Enfim, procure arranjar um tema agradável de
conversação e comporte-se amistosamente. Isto é
importante pois a câmara passa a ser subjetivamente
aceita como parte de sua personalidade e do seu corpo
físico e não um “olho de vidro gelado” e sem vida.
Os mesmos princípios são validos para fotos de homens e
crianças. Os meninos são em geral muito curiosos.
Familiarize-se com eles, mostre o que V. tem de interessante e V.
terá fotos e expressões de bom nível. V. deve
criar um ambiente de bom humor e descontração. V.
achará a melhor forma, ao seu estilo.
Imagine-se como Steven
Spilberg, dirigindo uma cena. O que fazer? Rir ou ficar sério?
Qual o seu estado de espírito? Sua
posição determinará o estado psíquico do
modelo.
V. poderá aconselhar:
“Feche os olhos e pense em algo agradável, um presente de
aniversario, sobre as férias, a pessoa amada. – Abra os olhos e
sorria. Deixe que eu aperto o disparador”.
Surpreenda-a também
tirando uma foto sem o fechamento dos olhos.
Como um diretor de cinema,
sugira movimento ao modelo, voltando a cabeça para o lado,
movendo o corpo, movendo os ombros, inclinando-se para esquerda e
direita, olhando para cima, colocando a mão no queixo.
Mantenha o modelo sempre a
mesma distancia da câmara para que não haja problemas de
nitidez e possa-se fotografar com rapidez.
Com todas estas variantes,
certamente algumas estarão excelentes e seu trabalho rendeu o
prazer que V. esperava.