Pa Rodinal um revelador feito em casa

Após a introdução e comercialização da fórmula Pa Rodinal por Jay Javier em 2006 no forum ZorkiKat cuja fórmula foi inicialmente apontada pelo participante Sreenath veja em:

http://www.zorkikat.com/black-and-white-film-developing-chemistry/276/

http://www.zorkikat.com/parodinal-5-years-later/333/

O Pa Rodinal tornou-se preferência dos membros deste fórum e também do Zenit Camera Group.

Rodinal é o nome comercial de um dos mais antigos reveladores. Patenteado em 27 de  de 1891 pelo Dr. Momme Andresen, era produzido pela alemã AGFA. É um revelador universal que pode ser usado em qualquer material com prata fotossensível. É o mais antigo e ainda em sobrevivente em matéria de reveladores. Teve pequenas alterações de fórmula em 1918 e em 1940.

Este revelador liquido pode ser usado em vários níveis de diluição tais como 1+25, 1+50, 1+100, 1+200. Na diluição 1+100 com revelação sem agitação o tempo usual para todos os filmes será de 50 minutos quando alcançaremos o nível de contraste ideal e grão reduzido.

V. poderá inclusive com um filme do tipo do TriX forçá-lo até os 16.000 ISO.

Agfa Rodinal Rangefinder Forum

 

Com o fechamento da AGFA e o término do direito a patente, o revelador Rodinal passou a ser fabricado, sob outros nomes, por várias empresas

Uma das principais características desse revelador é sua acutância, (o limite entre áreas de alta e de baixa densidades). Em sua formulação não há qualquer “solvente ” de prata.  A prata metálica, uma vez revelada, fica nesse estado  o que contribui para que os limites dos objetos fotografados sejam bem definidos e aumentando o contraste geral das fotografias.

Por ser um revelador de alta energia, não se recomenda o uso do Rodinal para a revelação de filmes de alto ISO. Caso seja usado, é bom se preparar para uma cópia bastante granulada.

Infelizmente é impossível se conseguir esse revelador no Brasil, porém, e mais uma vez, existe a química, a pesquisa e uma pequena dose de  paciência para se fazer um revelador com características bem semelhantes.

O composto diretamente responsável pela revelação no Rodinal é o 4-aminofenol que é muito caro para ser comprado para uso eventual, no entanto, com uma visita à farmácia e outra à loja de ferragens podemos fazer, em casa, um revelador com características muito semelhantes ao Rodinal original. Na literatura existente, esse revelador é chamado de Parodinal.

Para 250ml de Parodinal concentrado, você vai precisar de 30 comprimidos de paracetamol (isso mesmo, o analgésico), que deverão ser completamente reduzidos a pó e depois dissolvidos em 150ml de água. Algum resíduo pode se depositar no fundo do frasco, mas isso não afeta a eficiência do revelador.

Em seguida, adicione 50 gramas de sulfito de sódio e agite até a completa diluição.

O último composto a ser usado é o hidróxido de sódio anidro (soda cáustica). 20 gramas devem ser adicionados à solução misturando tudo com uma vareta de vidro.

Complete com mais 50ml de água fria e deixe descansar por 48 horas. Guarde em frasco ambar ao abrigo da luz.

Essa solução é o revelador concentrado que poderá ser usado em diluições de até 1:100 ( uma parte revelador e 99 partes de água).

OBSERVAÇÕES:

1)  O paracetamol é o nome comercial do composto acetominofeno que, quando posto em contato com um hidróxido forte, no caso a soda cáustica, se transforma em para-aminofenol que vem a ser exatamente o 4-aminofenol utilizado na formulação original.

2) A reação com o hidróxido de sódio é exotérmica, ou seja, gera calor. As precauções necessárias devem ser adotadas.

3) A solução concentrada, depois de pronta, apresenta uma coloração rosa/lilás claro.

4) A solução de trabalho (diluída) se esgota rapidamente. Usar em, no máximo, 30 minutos após sua preparação.

5) Esse revelador é universal para materiais fotográficos em preto e branco.

6) Existem variações da fórmula acima, com a substituição do sulfito de sódio por metabissulfito de sódio ou a adição de brometo de potássio como agente anti véu.

Luiz Jorge:

http://www.fotografianaweb.com.br/fotografia-analogica/revelacao/62-tutorial-como-fazer-parodinal.html  COMO FAZER.

 

A nossa experiência nos leva a possibilidade de preparar este revelador em farmácias de manipulação. Teremos um preço compatível e saberemos que o produto terá uma excelente qualidade comercial.

O uso é relativamente simples. Basta seguirmos as tabelas elaboradas para o próprio Rodinal. (vide a seguir) Mesmo sendo ser um revelador enérgico, o filme revelado poderá ser usado com qualquer fixador. Sempre será melhor usar um banho intermediário de parada para após realizarmos a fixação. Em uso prático, observe o tempo necessário para que as partes leitosas do filme (prata não fixada) desapareçam após a imersão no fixador. O tempo de fixação deverá, portanto ser o dobro deste tempo que v. observou. Assim se um filme levou 2 minutos para clarear, a fixação deverá ser de 4 minutos. A lavagem profunda também é sempre recomendada.

Fórmula Rodinal a partir de 2004

Modo de Emprego

 Guia de Emprego

 

Variações

Fórmula de Patrick Gainer

 Rodinal/Ácido Ascórbico

HP-5+ developed in PCKPatrick Gainer nos enviou a formula Rodinal que usa Vitamina C no lugar do metabisulfito. Apesar de não a ter experimentado estamos publicando para quanto se interessem. Ele a chamou de PCK.  “Você adiciona 10 gramas de p-aminofenol.HCl, 20 gramas de ácido ascórbico, 30 gramas de sulfito de sódio, and 10 gramas de Red Devil Lye (nosso Diabo Verde ou Arqueiro Verde – Soda cáustica com sal de cozinha) em um litro d’água. Assim que v. derramar o sulfito, e. verá um precipitado idêntico àquele que aparece ao fazer a fórmula do Rodinal. Coloque mais 10 gramas de hidróxido sem se preocupar em economizar alguns cristais. Esta mistura diluída em 1+9 revela o HP5 + em 8 minutes a 21 graus C com negativos normais e grão fino.Resta-nos saber sobre a durabilidade da fórmula.

 

 

 

 

Veja também   Neofin Blue Formula

Beutler High Acutance Film Developer

 

Volta