Sistemas de adaptação para Estereoscopia

1ª parte A

Por: Eng. L. Paracampo

Apresentação:

Como se sabe, a Estereoscopia é muito anterior a fotografia. Euclides o famoso geômetra grego do século III, já fazia menções às propriedades do paralaxe. (eixos que correm paralelos).  Assim que a fotografia foi introduzida como meio comum, foi  a ela, imediatamente aplicado o principio estereoscópico. A principio, com uma câmara convencional que fotografava o mesmo assunto a partir de dois pontos de vista, e logo a seguir com câmaras geminadas ou duplas.  Até o ano de 1906 não existiu outro sistema que não esse. Foi neste ano, então introduzido o processo de separação  para a obtenção de imagens duplas com apenas uma óptica, de uso prático. Trata-se do Spitzer Stereophot. O seu concorrente Sterean”.somente apareceu em 1914.

A Estereoscopia é sem dúvida a mais alta técnica da fotografia e contrariamente ao Cinema, cuja propriedade se baseia na Permanência Retiniana que é uma deficiência da percepção visual. A Estereoscopia se baseia na Acuidade que é uma percepção Extra Sensorial. Por esta razão, o primeiro é mais popular que o segundo. Na verdade a Acuidade é uma propriedade previlegiada.

Toda a geometria por perspectiva, em todos os tempos, se baseou e se baseia nas linhas de fuga a partir de um só ponto. As propriedades da Estereoscopia e da Perspectiva Estereoscópica foram abordas historicamente por Euclides quando estava ele ficando cego, da mesma forma que Bethoven escreveu as melhores sinfonias e partituras enquanto se tornava surdo. Em ambos os casos, a Percepção Extrasensorial substituiu a menos sensível percepção dos sentidos. Na última parte voltaremos ao tema que é pertinente aos visores estereoscópicos .

O presente estudo aborda os Adaptadores Estereoscópicos e se enfoca nestes. As câmaras estereoscópicas  não fazem parte deste estudo.

Procuramos aqui esclarecer o princípio de funcionamento destes instrumentos absolutamente necessários para o perfeito e exato registro da imagem com o necessário fim para a observação virtual do volume. “A Terceira Dimensão“.

As explicações aqui contidas são apenas qualitativas e não quantitativas e são destinadas à percepção do funcionamento destes aparelhos . Nada de Matemática, apenas Física  e Lógica.

 

Sistema usual ate 1906


Anuncio da casa I. Steffen de S Petersburgo e Moscou. 1906

 

Introdução do Stereophot/Stereograph

Anúncios do adaptador “Stereophot e respectivo visor “Stereograph  1906.

O Sterean

Anúncios do divisor Sterean de 1914

 

Câmara 9x12 com dorso de filme em rolo e adaptador Sterean II”

O modelo II difere de ambos modelos anteriores pelo fato de ser mais compacto e com potencial para adaptação em todas as câmaras  da época . - Câmara Rietzchel Condor.-

Outras tentativas para adaptadores estereoscópicos existiram previamente.

 

 

 FORMADOR ESTEREOSCOPICO DE THEODORE BROWN.  Brown desenvolveu varios tipos de adaptdores estereocopicos no final dos anos 1890. Este, constituído por dois espelhos de superfície, possui molduras em madeira, e é dobrável para transporte e proteção. Foi o mais prático dentre todos. Para uso, adaptava-se a frente da objetiva do aparelho fotográfico. O ângulo dos espelhos era ajustado de acordo com  focal da objetiva e distancia de tomada de cena. A imagem era transposta * e podia ser copiada por contacto, todavia a esquerda era trocada pela direita. Cada quadro de espelho media 72 x 100mm. O diagrama demonstrado é do livro  Haslucks Book of Photography” pub. 1905 p. 619, que descreve esta e outras invenções  do Sr. Brown.

 

A foto acima é a imagem de um dos conjuntos de espelhos construido pelo Próprio THEODORE BROWN.

Funcionamento

Para compreensão do principio de funcionamento dos sistemas virtuais de estereoscopia, damos abaixo o diagrama da trajetória dos raios luminosos nos adaptadores  apresentados

 

Sistema Stereograph / Sterean

 

 

Diagrama

 

 

Perspectiva

 

Sistema de Theodore Brown

Diagrama

 

Perspectiva

 

Comentários:

 

A figura abaixo bem demonstra as imagens formadas pelos dois sistemas acima descritos. Quando V promove  rotação da imagem para impressão, o sistema Stereograph/Sterean resgata o correto posicionamento das imagens, isto é, V. vê a imagem do olho direito à direita e do olho esquerdo à esquerda, nas mesmas posições da nossa visão comum, Sem haver necessidade de * transposição. Esta propriedade, somada ao correto posicionamento da câmara  na ocasião da obtenção da imagem, contribuíram pra o êxito do sistema.   

 

 

Observação da imagem 

 

Quadro comparativo da formação de imagens nos sistemas apresentados e

respectivas rotações das imagens em 180°

 

Formação da imagem dupla

 

Geração e formação da imagem Vendo-se o entrelaçamento das pirâmides visuais

 

Diagrama de formação de imagem por meio de espelhos angulados

Recentemente o Sistema de Theodore Brown foi ressuscitado e encontra uso no cinema, na fotografia digital e em sistemas de canhões eletrônicos de projeção

    

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