Sistemas de adaptação para Estereoscopia

2ª parte B2

 Por: Eng. L. Paracampo 

 

 

A Zeiss novamente em cena  2:

 

Primavera de 1953: Ao mesmo tempo do lançamento da Contaflex, câmara destinada ao mercado amador de elite, A Zeiss IKON vem a lançar no mercado o Steritar. O primeiro modelo, era destinado às Contaflex I e II (objetivas Tessar 2.8/45mm).  Estas câmaras  devido a suas construções peculiares de óptica não cambiável com rotação do elemento frontal para o foco e a fragilidade da montagem do obturador, exigia um sistema de acoplamento através de um sub chassi que se unia ao corpo da câmara, por intermédio de trilhos construídos na caixa reflex. Este adaptador compartilhava o Steritar, dispositivo estereoscópico  e o Teleskop, conversor afásico para aumento da distância focal da objetiva normal em 1.4X.

O Steritar  desta época, era na verdade uma reedição do Stereoly , portanto, não trazendo novas características técnicas  para nosso acervo.

 

Ao lançamento das Contaflex III e IV, e com utilização nos modelos posteriores Rapid e todas as variações de modelos Super, todas usando a Tessar 2.8/50mm.  A Zeiss IKON lançou o modelo Steritar C que difere do modelo anterior pelo fato de ter embutido no sistema , o elemento frontal da óptica da Contaflex. Ao mesmo tempo, foi construído o Steritar B que apenas diferia do modelo ora estudado, por ser projetado para ópticas tipo Pantar 2.8/45mm para uso em Contaflex Alfa, Beta e Prima e nas Câmaras Contina III.

 

 

 

“Zeiss Ikon Steritar D”.

Modelo de 1957, pode este dispositivo ser considerado à época o mais avançado adaptador para estereoscopia.

Diferia dos dispositivos ate então construidos em três pontos básicos. Primeiro: levava em sua construção a reprodução do elemento frontal da objetiva da câmara, esta removível proporcionando exato posicionamento em relação os prismas, oferecendo portanto a obtenção dos pares estereoscópicos  sem variação da sombra divisora, para toda a gama de diafragmas. Segundo: possuía um parasol tipo “septo” evitando a reverberação luminosa interna na objetiva quando com pleno diafragma. Terceiro : Possuía uma gaveta para uso de diversos filtros.

Este modelo D foi produzido em duas versões :

 

 

1) O Steritar C Standard, para fotos entre 2.5m a oo (base 65mm)

Contaflex Super com Steritar C Standard

 

 

Contaflex IV com Steritar C Standard

 

Steritar C Standard em vista traseira vendo-se o elemento frontal da objetiva e a gaveta porta filtros.

 

 

2) E o modelo Nahr-Steritar para distâncias de 0.2m a 2.5m (base 12mm)

 

 

Nahr-Steritar com Contaflex Super e parasol. Este acessório será sempre usado  com as lentes Proxares apresentadas na ultima foto.

 

 

 

 

 

Outra vista do Contaflex Super com Nahr-Steritar sem o parasol

 

Nahr-Steritar em vista traseira vendo-se o elemento frontal da objetiva e a gaveta com o Proxar.

 

 

 

Proxares de 0.2m, 0.3m, 0.5m e 1m

 

 

 

 

Aqui analisamos para sua apreciação, graficamente a operação dos Sistema Steritar C