Foto Escolas
Tempo Ruim, Boas Fotografias

          Por: OTTO RICHTER
TRADUÇÃO DO RUSSO:  J. ANTONIO BUENO
CORTEZIA DE FOTOPOISK FOTOSHKOLA

 Para fotografar na chuva, exigem-se algumas condições: Guarda chuva, Capa de proteção para o equipamento, capa de chuva ou japona para o fotografo, suporte para a câmara , e o mais importante, sua admiração pelas forças da natureza, torrentes de água e alguma coisa mais.

A nossa Mãe Natureza nos doa incríveis fenômenos, Chuva, Granizo, Nevadas  e outros fenômenos, que nos proporcionam oportunidades para lindas fotos.

A Chuva cria interessantíssimos efeitos nas pontes calçadas e ruas. Os próprios pingos em sua formação, as torrentes d’água geradas pela chuva, e a noite, principalmente, a iluminação  da luz da rua. , pingos de chuva ou desenhos de  nevadas nas janelas das casas, nas folhas e flores das árvores,  as teias e aranha também nos fornecem maravilhosos efeitos.

Outros motivos, podem ser; Faróis de automóveis, Luzes de letreiros luminosos e Néon etc, que em dias de chuva forte, nos proporcionam quadros “Impressionistas” muito bons.

V. inclusive pode desenvolver bastante estas imagens apelando para sua fantasia e imaginação, apelando a filtros “atenuantes” e de “efeitos”.

Não tenha medo de estragar seu equipamento. Simplesmente proteja-o com um saco plástico transparente , fazendo uma abertura na frente do parasol . Evite molhar a lente para que não gere distorção da imagem. Assim, seu equipamento estará pronto a resistir as intempéries pois as câmaras modernas são em geral bem resistentes. A chuva ou a neve, não penetram no mecanismo de seu equipamento, só se V. mergulha-lo num tanque! E mesmo assim, só depois de algum tempo mergulhado!
As bolsas modernas de proteção são também a prova d’água e dentro delas, o equipamento esta protegido.
Se V. for um fotografo profissional, V. não poderá escolher o tempo em que vai trabalhar.
Se V. se dedicar a este tipo de fotografia, o equipamento básico deverá conter um tripé,  uma sombrinha rebatedora, o Fotômetro de mão, pois aqui os fotômetros de câmara costumam dar resultados imprecisos,  e meça apenas a luz das sombras  somente pela técnica  Luz Refletida , Não use Luz Incidente (com semi-esfera branca). Acrescente 1 ou 2 pontos de diafragma (feche) para que V. tenha agora perfeitos detalhes nas sombras e desenhos de “sombra sobre sombra”. Reveladores suaves (lentos), propiciam melhores resultados e evitam o efeito de “Luz-Oca”.

A arrumação do equipamento em sua bolsa deve ser bem racional para que em condições adversas V. não precise procurar o que precisa.

Eu particularmente recomendo colocar objetivas e lentes, bem como o corpo da câmara em grossos sacos de plástico, e estes na bolsa. Esta sugestão tem por finalidade minimizar o choque térmico do ambiente interno da bolsa com o ambiente, que pode causar condensação nos vidros e inutilizar a aplicação. Ao retornar da seção fotográfica, retire tudo da bolsa e coloque num lugar limpo, seco, e iluminado para evitar a geração de fungos no equipamento.

Se o seu equipamento estiver molhado, seque-o com um toalha, e ele estará novamente pronto para uso.
Um pequeno flash e/ou um filtro de efeito “estrela” cria “círculos” interessantes nas luzes da imagem fotográfica.
Fotografias de neblina são sempre causam boa impressão e romantismo, sejam num local rural, de uma arvore, rio, lago, ou mesmo na cidade.

Atenção: a neblina assim como a neve pode levar a erro de fotometragem. A regra geral é:
Use sempre fotômetro de mão e acrescente sempre (feche) o diafragma  2 ou 3 pontos. Isto e necessário para que as partes escuras apareçam bem trabalhadas.

Ao criar estas imagens, procure sempre um primeiro plano, ramos de arvores, corrimão de escadas, ou janelas. O plano de frente estará sempre mais escuro que o fundo e esta apresentação é o impacto visual da foto. Com filme a cores, V. devera ter o primeiro plano com uma cor bem diferenciada e como no fundo haverá apenas a predominância do branco, recomendo a utilização de filtros coloridos para efeitos especiais O sépia e meu favorito mas o verde, o azul, e até o vermelho, produzem grandes efeitos. Use sua imaginação.
Infelizmente existem poucas fotografias feitas durante nevadas, isto é porque as pessoas não se motivam a faze-las pelas condições pouco favoráveis do tempo. Sejam de dia, e menos ainda a noite. Uma ultima recomendação para o impacto visual da foto de neve, é procurar um fundo escuro, e de cor viva, pois isto inverte a expectativa do observador Pontos luminosos tais como semáforo, cartaz em néon ou vitrines iluminados, compõem muito bem a foto; no primeiro  plano, rebatedores coloridos, também causam um bom impacto visual.

Use o inverno como motivo para seu trabalho criador.

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