Por: OTTO RICHTER
TRADUÇÃO DO RUSSO: J. ANTONIO BUENO
CORTEZIA DE FOTOPOISK FOTOSHKOLA
Para
fotografar na chuva, exigem-se algumas condições: Guarda
chuva, Capa de proteção para o equipamento, capa de chuva
ou japona para o fotografo, suporte para a câmara , e o mais
importante, sua admiração pelas forças da
natureza, torrentes de água e alguma coisa mais.
A nossa Mãe Natureza
nos doa incríveis fenômenos, Chuva, Granizo, Nevadas
e outros fenômenos, que nos proporcionam oportunidades para
lindas fotos.
A Chuva cria
interessantíssimos efeitos nas pontes calçadas e ruas. Os
próprios pingos em sua formação, as torrentes
d’água geradas pela chuva, e a noite, principalmente, a
iluminação da luz da rua. , pingos de chuva ou
desenhos de nevadas nas janelas das casas, nas folhas e flores
das árvores, as teias e aranha também nos fornecem
maravilhosos efeitos.
Outros motivos, podem ser;
Faróis de automóveis, Luzes de letreiros luminosos e
Néon etc, que em dias de chuva forte, nos proporcionam quadros
“Impressionistas” muito bons.
V. inclusive pode desenvolver
bastante estas imagens apelando para sua fantasia e
imaginação, apelando a filtros “atenuantes” e de
“efeitos”.
Não tenha medo de
estragar seu equipamento. Simplesmente proteja-o com um saco
plástico transparente , fazendo uma abertura na frente do
parasol . Evite molhar a lente para que não gere
distorção da imagem. Assim, seu equipamento estará
pronto a resistir as intempéries pois as câmaras modernas
são em geral bem resistentes. A chuva ou a neve, não
penetram no mecanismo de seu equipamento, só se V. mergulha-lo
num tanque! E mesmo assim, só depois de algum tempo mergulhado!
As bolsas modernas de
proteção são também a prova d’água e
dentro delas, o equipamento esta protegido.
Se V. for um fotografo
profissional, V. não poderá escolher o tempo em que vai
trabalhar.
Se V. se dedicar a este tipo
de fotografia, o equipamento básico deverá conter um
tripé, uma sombrinha rebatedora, o Fotômetro de
mão, pois aqui os fotômetros de câmara costumam dar
resultados imprecisos, e meça apenas a luz das
sombras somente pela técnica Luz Refletida ,
Não use Luz Incidente (com semi-esfera branca). Acrescente 1 ou
2 pontos de diafragma (feche) para que V. tenha agora perfeitos
detalhes nas sombras e desenhos de “sombra sobre sombra”. Reveladores
suaves (lentos), propiciam melhores resultados e evitam o efeito de
“Luz-Oca”.
A arrumação do
equipamento em sua bolsa deve ser bem racional para que em
condições adversas V. não precise procurar o que
precisa.
Eu particularmente recomendo
colocar objetivas e lentes, bem como o corpo da câmara em grossos
sacos de plástico, e estes na bolsa. Esta sugestão tem
por finalidade minimizar o choque térmico do ambiente interno da
bolsa com o ambiente, que pode causar condensação nos
vidros e inutilizar a aplicação. Ao retornar da
seção fotográfica, retire tudo da bolsa e coloque
num lugar limpo, seco, e iluminado para evitar a geração
de fungos no equipamento.
Se o seu equipamento estiver
molhado, seque-o com um toalha, e ele estará novamente pronto
para uso.
Um pequeno flash e/ou um
filtro de efeito “estrela” cria “círculos” interessantes nas
luzes da imagem fotográfica.
Fotografias de neblina
são sempre causam boa impressão e romantismo, sejam num
local rural, de uma arvore, rio, lago, ou mesmo na cidade.
Atenção: a
neblina assim como a neve pode levar a erro de fotometragem. A regra
geral é:
Use sempre fotômetro de
mão e acrescente sempre (feche) o diafragma 2 ou 3 pontos.
Isto e necessário para que as partes escuras apareçam bem
trabalhadas.
Ao criar estas imagens,
procure sempre um primeiro plano, ramos de arvores, corrimão de
escadas, ou janelas. O plano de frente estará sempre mais escuro
que o fundo e esta apresentação é o impacto visual
da foto. Com filme a cores, V. devera ter o primeiro plano com uma cor
bem diferenciada e como no fundo haverá apenas a
predominância do branco, recomendo a utilização de
filtros coloridos para efeitos especiais O sépia e meu favorito
mas o verde, o azul, e até o vermelho, produzem grandes efeitos.
Use sua imaginação.
Infelizmente existem poucas
fotografias feitas durante nevadas, isto é porque as pessoas
não se motivam a faze-las pelas condições pouco
favoráveis do tempo. Sejam de dia, e menos ainda a noite. Uma
ultima recomendação para o impacto visual da foto de
neve, é procurar um fundo escuro, e de cor viva, pois isto
inverte a expectativa do observador Pontos luminosos tais como
semáforo, cartaz em néon ou vitrines iluminados,
compõem muito bem a foto; no primeiro plano, rebatedores
coloridos, também causam um bom impacto visual.
Use o inverno como motivo para
seu trabalho criador.