A Zorki mais que a FED, no Pós Guerra tornou-se definitivamente a Leica russa e era a câmara preferida pelos policiais, pelo exército e pelo serviço secreto, e de um modo geral, pelas repartições públicas e laboratórios. Aqui apresentamos uma nova área de uso para a câmara.  Polícia, e Serviço Secreto.

 Sistema para cópia S-75 (C –75)

 Um interessantíssimo sistema para cópias fotográficas de uso rápido e extremamente portátil é este sistema S-75 projetado para cópias de pequenos documentos.  O equipamento é destinado para uso na polícia para obtenção de dados de investigação etc. , Mas também encontrou uso no serviço secreto para copias de identidades assinaturas e muitos outros usos. Esta é uma versão compacta da gigante e não dobrável “Fingerprint-Camera” da Graflex.

O equipamento S-75 cumpre dois requisitos:

1. Ser portátil, ser rápido e fácil de usar, promover resultados consistentes; copia documentos no formato А4, e passaportes no formato 2 x 3 cm.; é útil também para impressões digitais.
2. Pode ser camuflado e usado por pessoal menos hábil registrando documentos e fotografias que não seriam de fácil acesso.

 

Abaixo a visão de conjunto do equipamento com a câmara  Zorki-4

 

 

 

O sistema S-75 é composto de duas pecas . Abaixo demonstramos  uma câmara dobrável  (Peça –1) que possui uma objetiva “Orion-15” montada de forma invertida . Uma grande baioneta em seu lado externo facilita o engate na câmara Zorki-4

 

 

 

Acima vemos:  À esquerda a câmara de fole dobrada com o engate para a bolsa – (Peça-2) voltada para cima.

À direita vemos a câmara  de fole aberta vendo-se o fundo da objetiva e a grande baioneta de acoplamento à câmara;

 

 

Esta é a peça-2 a bolsa dobrável feita em couro que também possui as lâmpadas para iluminação do objeto.

 

 

À direita a vemos a bolsa  dobrada tal como uma carteira de mulher. À esquerda, armada e em posição para o uso

 

A bolsa tinha o sistema de iliuminação embutida com minúsculas lâmpadas incandescentes. A bateria usada era uma КБС conforme vimos nas fotos . A superfície branca mate das partes internas aumentava a uniformidade do fluxo luminoso produzindo uma luz sem sombras.

 

Nesta figura demonstramos o “explodido” do conjunto para a sua montagem.

 

 

 

O Equipamento usa uma bateria de 4.5 V do tipo utilizado nos Flash-lights de padrão europeu.

 

 

Vista geral do aparelho S-75 no museu Keith Melton

 

 

Especificações técnicas

 

 

НаименованиеTipo

S-75 (C-75 )

Uso

Foto-copiadora especial

Escala de Reprodução

210 x 150 mm, escala 1:6,35

Tipo de filme

Padrões МЗ-2, МЗ-3

Tempo de exposição

Fixo em 1/5 seg.

Diafragma

Fixo em 1:6

Cartucho

De 36 quadros

Objetiva

“Orion-15” "Орион-15"

Distancia focal

28 mm

Resolução

50 … 90 linhas/mm

Alimentação

Bateria tipo КБС 4,5 Volt

Temperatura de trabalho

de 0 ate + 45 graus

Dimensões

250 x 129 x 220 mm

Peso

1,6 kg

 

 

Da mesma forma  como falamos em serviço secreto e espionagem, extraímos do livro deH. Keith Melton, Historical Espionage Equipment, Jupiter  Florida USA outras dois desenhos que mostram esta mesma Zorki-4 numa mala , montada como um aparelho de reprodução.  Duas potentes baterias provêm energia para a iluminação necessária do objeto que for colocado em seu fundo.

O processo é interessante pois se pode fotografar sem iluminar o local e sem despertar a curiosidade dos demais, e com todo o equipamento sempre invisível durante os serviços de tomadas fotográficas. O fundo da maleta se abre no momento da realização da tomada fotográfica , e até mesmo quando aparecia alguém estranho, era para este impossível determinar que se estava copiando algum documento.

 

 

 

 

Concepção de uso do aparelho. No detalhe demonstra-se  sua construção.

 

 

Desenhos de Ballena Melton, Florida, USA 

Estes dispositivos de copiar, assim como os "Árvore de Natal" e os "Grilo", se utilizavam ativamente não apenas nos departamentos soviéticos de inteligência do Ministério de Assuntos Exteriores e no МВТ, como também, nos serviços especiais dos países do Pacto de Varsóvia e dos estados que cooperavam com a URSS no período "da guerra fria ".

     

Volta