As Zorkis extraordinárias

 

Tipos diferenciados eram também produzidos em maior ou menor escala . Na verdade através das câmaras de 35mm estudamos as fabricas Russas. Mas eis que a KMZ já produzia outras câmaras  antes e durante a produção da Zorki . Neste trecho relembramos as câmaras produzidas no período 1940 ate o início dos anos 50 e anexamos outros itens.

 

 

Variante da Photosniper.

 

Modelo da câmara "АФА-13" (AFA-13), de corpo semelhante ao modelo "АФА-1M "  1M

Modelo da câmara "АФА-3С" (AFA-3S), e a versão de fenda de varredura "АЩАФА-2"(AFA-2)

Image:Ilyushin Il-10.jpg

Iliushin Il10. The aircraft had a radio set and a camera AFA-1M in a rear section of the fuselage.

     

 

 

 

 

Logo após a guerra (1945) foram lançadas 3 versões da Moskva (sem telêmetro, com telêmetro, e modelo para placas).

Filmadora de 35mm KS50B (de desenho similar ao modelo DKT). Produzida em 1954. Incluía lentes de 35mm, 50mm e 75mm.

 

 

Neste período, a Zorki foi o mais importante produto

 

 

Mas se já se produziam FED Zorki porque agora (1950) somente Zorki?

 

O inicio da produção Zorki foi um novo marco na fábrica Krasnogorsk e na tecnologia fotográfica mundial.

Primeiramente uma nova filosofia acabava de ser implantada:  a assimilação tecnológica Zeiss - Leitz para um produto aperfeiçoado. 

 

O nome “Zorki” foi um nome ao mesmo tempo providencial e muito bem escolhido.

O primeiro ponto importante era ter um nome sonoro próximo ao conhecido e conceituado nome “Zeiss

Por outro lado, “Zorki” em russo significa “Observador Perspicaz” . nada mais adequado.

Era também o nome do jornalzinho de noticias internas da KMZ desde 1942 e também o nome do time de hockey da fàbrica.

 

Hockey Club  Zorki

Onde se vê o prisma da KMZ

 

Em seguida  talvez o acessório que se tornou numa nova câmara.- A ZorkiReflex – a mais compacta e versátil câmara do tipo  até então já construída e associando a estes quesitos a vantagem de um baixíssimo preço de produção e venda, seria a futura Zenit.  que teria também um nome sonoro com a letra “Z”.

 

Nascia assim em 1950 a Zenit – (O ponto mais alto- o ápice) ainda em protótipos,

Sua comercialização foi iniciada apenas a partir de 1952.

O modelo original, o modelo 1, o modelo S, o modelo L e o modelo 3 foram fiéis ao desenho Leica com carga pelo fundo.

 

Nesta época surgiram muitas pesquisas e experimentações em Zorki e Zenits além de uma nova linha de ópticas especialmente desenvolvidas

Aqui demonstramos alguns projetos:  

 

Zorki 250  1954/55

 

 

 

 

Inspiração: Leica 250 1938  photo credit: Innelda Isher

 

 

 

 

Primeiras série: Zorki 250 1954 photo credit: HPR

 

 

 

Leica 250 (1932) prototype w/ added slow speed photo credit: Innelda Isher

 

 

 

Zorki 75 produção especial -1956

 

 

 

 

 

 

 

As Zorki 75 foram produzidas em 1956 e 1957 em pequena quantidade para atender pedido de companhia estatal.

É interessante notar que as Zorkis deste modelo  (tipo 1) com carga pelo fundo já haviam deixado de ser produzidas desde 1955, com exceção das Zorki 5 de 1957.  e da Yura, modelo comemorativo de 1961-Yuri Gagarin o primeiro vôo sideral tripulado.  As Zenits continuaram com o processo ate 1963.

 

 

 

 

 

 

Aqui a PFA modelo de 360º com seu repectivo ampliador de três tamanhos

 

 

Diagrama esquemático do funcionamento da câmara PFA

 

 

 

A câmara  PFA ( Panoramicheskii Foto-Apparat) produzia fotos panorâmicas por varredura  a escolha entre 45 a 360 graus e com tempos equivalentes a 1/30 a 1/500 de segundo. Possuía objetiva Industar 50 focalizável  e usava película comum de 35mm.  Quando realizava fotos de 360º , utilizava 30 cm de película.

O ampliador funcionava também por varredura de luz (lâmpada e condensador) no negativo com processo conjugado de revolução da objetiva (idêntica à da câmara). O operador tinha três escolhas de ampliações 5x50. 7x70 e 9x90 cm.

Logo abaixo temos o diagrama operacional do ampliador.

 

Projeto de I. Petrov. 1948/1952

     

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