RCA D 22-1
Aqui está um magnífico rádio console RCA D-22 em excelentes condições após 76 anos. Provavelmente mais raro do que os concorrentes de alta gama, foi a resposta de RCA ao Stratosphere da Zenith e ao Philharmonic da Scott.
Este é um rádio de cinco bandas com fonógrafo e opção para gravação de discos com 22 válvulas. Foi o modelo topo-de-linha da RCA produzido em 1935. O som é rico e profundo e possui uma excelente tonalidade com abundância de graves e volume.
Isto é conseguido por quatro 2A3's na etapa de saída do amplificador de potência que excita dois alto-falantes de 12 polegadas. É capaz de receber estações de todo o mundo com excelente sensibilidade nas bandas de ondas curtas, como também o AM local é um prazer de se ouvir. Suas cinco bandas são Banda X - 140-410Kc, Banda A - 540-1.800 Kc, Banda B - 1,800-6000 Kc, Banda C - 6000-18.000 Kc, Banda D - 18.000-60.000 Kc. O rádio aqui apresentado é uma restauração realizada por um perito no campo. Todos os condensadores foram substituídos bem como os componentes fora de tolerância. Recebeu um alinhamento adequado da antena ao alto-falante. Este modelo foi produzido no final do ano de 1935. O fonógrafo é original e completo. O motor opera impecavelmente. O RCA Vuctor D-22-1 é um instrumento de alto nível e qualidade. Compõe-se de treze válvulas no rádio de cinco bandas, seis no amplificador de potência de alto nível de qualidade e três válvulas no amplificador dinâmico de expansão. Dimensões: altura 1.07m, largura 0.95m, profundidade 0.50m.
Toca discos gravador.
Conjunto eletrônico com microfones e altofalantes
Vista traseira no gabinete
Microfone de mesa
Topo de linha entre os mais famosos rádios americanos do final dos anos 1930, época dos grandes avanços em eletrônica, contando com a experiência dos laboratórios da RCA no desenvolvimento do cinema sonoro e da indústria fonográfica, surge o magistral radio aqui apresentado, que pioneirizava o sistema de expansão dinâmica das gravações. Rivalizava comercialmente com os lendários McMurdo Silver (que utilizava tecnologia da própria RCA) e o Scott Philharmonic. Apresentados em: http://www.novacon.com.br/audiomurdo.htm e http://www.novacon.com.br/audioscott.htm respectivamente.
Amplificador com 25 W de potência. Permite gravações diretas a partir de programas de rádio ou via microfone. Toca discos para 78 rpm com sistema automático de troca de discos para 10” ou 12”. Cérebro Mágico coordena a radio freqüência e o primeiro detector do Super heterodino.
Diagrama esquemático e detalhes.
Nos capítulos de http://www.novacon.com.br/audioexpan.htm elucidamos detalhes de funcionamento do expansor, sistema introduzido comercialmente pela RCA