Características que influenciaram a indústria soviética
A abertura da porta traseira dos modelos Contax , que já havia influenciado a FAG em sua 3ª versão,
definitivamente decidiu mudança das Zorki, FED, Start e Leningrad , além de outras.
Instruções da Kiev
Instruções da FED
Instruções Kiev, Zorki e FED
Fundos de FED e Zorki a esquerda e traseira de Leningrad a direita
Abertura de MIR e Start
Evolução na abertura do dorso das câmaras Kiev tipo 4: Modelos primitivos com carretel solto, permitindo movimento cassete a cassete, e últimos modelos com carretel preso.
Note-se que houve nos últimos modelos supressão do botão de embreagem. Nestes modelos, a liberação da roda dentada é realizada a meio curso de um dos fechos.
O Botão de disparo das Kiev introduziram o toque serrilhado e a rosca para propulsor de cabo.
Além do mais introduziu o conceito do "T" através da carga e rotação do mesmo, o sistema foi logo adotado ns demais câmaras Zorki e posteriormente nas FED .
Um outro detalhe importante foi a adoção de baixas velocidades e todo o comando, em apenas num dial.
Respectivamente da esquerda para direita, botões de Kiev, Zorki e FED.
Diais de velocidades unificadas. FED 3 1ª série, Zorki 3 e Leningrad.
Assim como a Zorki. oriunda da FED, foi a primeira a adotar o botão de disparo com trava, a mesma marca foi também a primeira a utilizar o mecanismo de auto-disparo, com adaptação direta do mesmo mecanismo empregado nas Kiev de série.
Vemos aqui nestas imagens, o dispositivo de auto-disparo das Kiev
nas primeiras séries de Zorki 2 e Zorki 2S
Outra grande influência foi o telêmetro combinado com visor e a grande base de paralaxe
As Zorki, FED e Leningrad também adotaram o sistema, A Leningrad, pioneirizou no sistema de telêmetro o enquadramento múltiplo para diversas focais, logo em seguida adotado nas Werras , que eram produzidas na mesma planta de Saalfeld, onde inicialmente produziram-se Contax de telêmetro, bem como as primeiras Kievs
O Fotômetro da Kiev teve um importantíssimo papel no processo de desenvolvimento das câmaras Soviéticas, Ele foi primeiramente empregado numa interessantíssima adaptação na Zenit E (Eksponometra) que na verdade sofreu uma enorme influência das Contax S, conforme V. verá nas fotos que seguem. E mais ainda, esta Zenit, na verdade serviu de protótipo funcional para as Futuras Contax E.
Observe a utilização do mesmo calculador/resistor do fotômetro da Kiev 3 Todavia, esta Zenit possuía interessantíssimos recursos. Foi a primeira câmara reflex a utilizar correção de dioptria na ocular. Foi também pioneira na observação da agulha do fotômetro pelo visor.
Aqui temos a Contax E inicialmente lançada em 1956 Trata-se na verdade de uma Contax D com fotômetro
Aqui vemos claramente a existência de uma estreita colaboração Zeiss/Kiev, O fotômetro que é agora embutido nas câmaras alemãs possui o mesmo galvanômetro e célula dos fotômetros de mão de marca Kiev.
As fotos abaixo, bem mostram as mútuas influencias Zeiss/Zenit. Primeiramente o botão de velocidades =Desenhos semelhantes= Mesmo modo operacional, preme-se o botão para baixo para a mudança dos tempos = Existência de janela de vidro para a visualização dos valores. Acima nas Contax S ou D e na janela traseira nas Zenit.
Outras influências das Contax em Zenit = Pé de sustentação, Rosca centrada e dupla tranca. Abertura e carga do filme, porém como Leicas, sem remoção do dorso.