Muitos colecionadores de câmaras Soviéticas perguntam- Onde a câmara "TSVVS" foi
construída? O fato é que apenas alguns sabem a verdadeira historia
desta misteriosa câmara Tais paradoxos possuem explicações que
facilmente desaparecem por trás da misteriosa cortina. A razão do
segredo ligado a esta câmara é o fabricante que deu à luz a mesma. Sim,
realmente, o fabricante – o principal responsável sobre a falta de
informações sobre a câmara. Eu nunca ouvi, que alguém, ou um cuidadoso
colecionador tivesse as instruções ou o passaporte destas intrigantes
câmaras "TSVVS". Até se por benção celestial
alguém o tivesse, jamais encontraria o nome ou endereço do fabricante
nestes papeis.
O Fabricante destas câmaras "TSVVS" é a
fabrica secreta militar "ALMAZ" ("Diamante") .Aqui está a
resposta de sua pergunta.Também V. deve ter em conta que neste mesmo
período de produção das câmaras, eram produzidos no mesmo local as
primeiras encomendas de foguetes intercontinentais. Hoje temos algumas
informações.
A construção da fábrica "ALMAZ" iniciou-se
no outono de 1947 no subúrbio de Moscou
num lugar
chamado Vsehsvjatskoe. Esta
enorme construção bem no estilo "Stalin" fica no bifurcamento
das estradas para Leningrado e Volokolam e impressiona pelo poder e
magnitude de um grande palácio mesmo hoje em dia. Esta fábrica era na
época o que existia de mais moderno, avançado e estratégico.
Nesta fábrica trabalhavam os melhores cérebros Soviéticos e os mais
exímios artesãos existentes. Ali, se queimaram etapas tecnológicas para
tornar a então URSS na maior e mais adiantada potência militar de
defesa do planeta.
Neste mesmo lugar, no período de 1947 a 1953 estavam os
cientistas e engenheiros alemães capturados no pós-guerra. Esta fábrica
"ALMAZ"
testemunhou a produção de importantes foguetes para o Arsenal Soviético
desde os primeiros momentos de seu nascimento
O primeiro projeto da fábrica, como mostramos,
foi a criação de uma arma a jato
tele-controlada a "Kometa" - sistema "ar -
mar". -S.L.Berija comandava
este projeto. Os trabalhos se iniciaram em 1947 e
terminaram em 1951 com pleno êxito.
Em 1950 o escritório de projetos iniciou a criação do sistema
anti ataque aéreo de Moscou – sistema de foguetes para defesa aérea. O
nome destes foguetes foi "Berkut"
("Aguia de Ouro") (após a
morte de Stalin seu nome mudou para С-25). O
sistema consistia em um complexo de foguetes antiaéreos colocados em
anéis a 50 e 90 quilômetros do centro de Moscou, e um
sistema de radares multi-canais nestes mesmos
lugares. Este sistema foi feito em tempo extremamente curto, pois
quatro unidades foram terminadas em apenas meio ano.
O primeiro sistema anti-aéreo similar móvel foi o С-75 construído
em 1958 .O complexo С-75 "Dvina" e seus aperfeiçoamentos "Desna" e "Volkhov", capazes
de alcançar alvos em até 25 quilômetros de altura, tornou-se o mais
difundido no mundo. Foi inclusive exportado para vários paises e estão
em uso ainda hoje.A solução não foi ainda superada no que tange ao
critério “custo-eficiência”.
Testes do sistema de defesa antiespacial foram conduzidos com
sucesso em 1970 . Através
deste sistema conseguiu-se
destruir no espaço um satélite artificial.
Em 1979
o complexo
de defesa antiespacial começou a lutar contra o relógio. Apareceram satélites Americanos, de órbita
controlada.
Em
apenas 15 anos os foguetes Americanos "Srem-altair" conseguiam
atingir alvos escolhidos no espaço.
Pena não poder descrever todos os desenvolvimentos e conquistas
conectadas com a fabrica "ALMAZ" mas esta
não é a razão de nosso assunto.
Todavia é
interessante apontar fatos interessantes que se desenrolaram nesta fabrica.
Durante o período de 1947 a 1953 na "ALMAZ", ocupava o
posto de engenheiro chefe, o filho de Lavrentiy
Pavlovich Beriia
(chefe geral do comitê nacional dos afazeres interos da USSR
1938-1945). – (Ministro do Interior)
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Neste
período, Sergo Lavrentievich
Béria obteve o grau de doutorado. O filho de Béria teve um importante papel na criação e
formação da empresa usando os melhores materiais recebidos como
pagamento de guerra em Land-Lisa.
A empresa tinha uma grande influência e chegou a ter 17000
trabalhadores. O respeitável cientista Alexander Raspletin herdou o lugar de Béria. Nos últimos dez anos, o numero de
trabalhadores no instituto "ALMAZ" foi
reduzido a apenas três mil e agora, tem ainda menos.
A fábrica "ALMAZ" e seu pessoal não tiveram
qualquer problema em criar a "TSVVS". Nesta época já existiam na
USSR as câmaras FED, Kiev (Contax), assim
tinham eles de imediato supridas as primeiras necessidades.
Possivelmente não apenas desenhos mas os
melhores e mais experientes funcionários estavam ao dispor para a
criação desta câmara. Esta possuía melhor qualidade que as câmaras
Soviéticas do período- FED e Zorki. E não se admire - ela era feita
pelos cérebros que defendiam a nossa pátria. Falemos algo sobre a câmara.
Inicialmente devemos entender o nome incomum desta câmara. Pela lógica
se conclúi que "TSVVS" são as
iniciais de alguma coisa. E isto simplesmente quer dizer: (Топографическая
Служба
Военно-Воздушных
Сил) - (Topograficheskaya Slujba Voenno-Vozdushnyh Sil). - Serviço Topográfico da Força Aérea
Militar. Portanto esta câmara foi criada para fotografias de topografia
e foi fornecida a força aérea da União Soviética. Veja o incomum: A
câmara FED foi base de desenvolvimento desta câmara e o sistema
de montagem da objetiva foi obtida de uma outra câmara, a - Kiev (Contax). A objetiva Sonnar 2/50mm para "TSVVS" era a da
câmara alemã Contax e foram
entregues no período pós-guerra. O que houve? Poucos sabem, mas com a transferência da
produção de Jena para Kiev, houve um
“acordo” de fornecimento de Kievs com nome Contax (ou sem nome) e com autênticas objetivas Sonnar para
quantos encomendassem Contaxes em Jena Em 1949 observou-se que os pedidos
eram poucos e inconsistentes, e as Sonnares passaram a
ter um outro destino. A fábrica "ALMAZ" sequer
mudou o nome das lentes, pois Sonnares originais
foram mudadas na fábrica Arsenal nas primeiras levas produzidas de
câmaras Kiev. É até possível que considerando que a câmara "TSVVS" não era
destinada ao grande público não havia necessidade de
faze-lo
Os projetistas da "TSVVS" tinham a
incumbência - Confiabilidade;
- Qualidade nas imagens;
- Simplicidade de produção;
- Rápida substituição de lentes.
A "TSVVS" cumpriu o
objetivo..
Infelizmente esta câmara nunca foi usada em seu destino
topográfico. Para esta finalidade a Força Aérea usava câmaras especiais
desenvolvidas para uso em aviões com muito mais vantagens que as "TSVVS".
A fábrica fez a primeira partida de câmaras "TSVVS", com
aproximadamente 1000 peças. Durante 2
anos: 1949 e 1950 – a fábrica completou a partida e logo em
seguida a administração da "ALMAZ" decidiu
retirar as "TSVVS" de produção devido as
razões explicadas. Em 1955 uma produção experimental do modelo 2, baseada na FED2 usou o estoque remanescente das Sonnares ainda existentes.
Gostaria de observar- Com tal base industrial
a fábrica tinha grandes perspectivas
na União Soviética e no exterior. As câmaras foram distribuídas
tanto na Força Aérea quanto na Defesa Aérea. Parece-me que também a
Defesa Antiaérea recebeu grande parte destas câmaras.(em futuro
próximo poderei afirmar com correção) . Como
estas câmaras não foram usadas em seu destino original, decidiu-se usar
as câmaras "TSVVS"
como
elemento de estímulo para oficiais e para a estrutura geral.
01.07.2006
Tradução de Kirill Davidenko/Adaptação
para a língua portuguêsa de Luiz Paracampo.
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