Influências no estrangeiro
3) Polônia
4ª parte
Druh
Câmara "Druh" 1956
- produzida na filial WZFO de Brzozowie
- formato 6x6 com máscara fornece o formato 4,5x6
- objetiva Bilar 1:8/65mm, tipo periscópio com dois elementos (fix focus)
- aberturas do diafragma 8 e 16
- tempos do obturador 1/50sec e B
- existiiu uma versão "Druh-Synchro" com sincronismo para lâmpadas flash
Os aparelhos "Druh" não eram exatamente de concepção polonesa. Nos anos 40- e 50- foram produzidas as Pouva-Start na Alemanha Oriental que geraram varias câmaras nos paises do Leste Europeu e esta é uma delas.
As "Druh" foram produzidas em varias versões . As primeiras séries tinham visores altos e a parte frontal do corpo possuía apenas uma superfície rugosa Nas séries seguintes os corpos das câmaras tiveram visores baixos e 2 ou 3 cintas decoraticvas na parte frontal do corpo. As faces frontais das objetivas foram produzidas com fundo negro ou branco com variações nas gravações dos tipos de letras. Os modelos "Synchro" – pertencem a segunda serie de câmaras.
A Yunkor de produção soviética
desencadeou a Druh polonesa. São chamadas de “Plan cameras” e vendidas aos
milhares.
Acima variantes da 1ª versão . Abaixo, a 2ª versão com variantes.
Synchro Druh
Ami
Câmara "Ami", "Ami 2", "Ami 66"
Modelo "Ami 1" e "Ami 66" :
- formato 6x6 (4,5x6) (O modelo 66 apenas 6x6)
- objetiva menisco 1:8/75mm fix focus
- aberturas do diafragma 8 e 16
- velocidades do obturador 1/50sec e B
- contacto para lâmpadas relâmpago
A câmara "Ami” foi uma continuação da "Druh". Digamos que uma modernização. Utilizava corpo de "styropol" em lugar do baquelite e possuía mais ou menos a mesma filosofia e destino de mercado. Alias “Ami” a palavra francesa para –Amigo – tem o mesmo significado de “Druh” em polonês. Esta versão tornou-se bem mais leve, mas também a qualidade geral da câmara diminuiu uma vez que passou a ter apenas uma objetiva menisco com menos recusrsos que o modelo anterior.
O Modelo "66" é praticamente a mesma câmara com modificações cosméticas . Houve apenas uma pequena modificação no sistema de disparo que passou a ser mais macio e com menos possibilidades de vibração durante a tomada de cena.
Ami –Primeira série
Ami 66 - a Evolução
1937
A planta de relógios Wytwórnia Zegarów K. Żelazkiewicza i E. Niepanicza iniciou a produção do aparelho miniatura SIDA-OPTIKA, que usava película de 2,5cm, de largura. Objetiva tipo acromática com focal de 35mm e abertura relativa de 1:8.
Estes aparelhos de projeto alemão de Fritz Kaftansky foram produzidos em quase todos os paises Europeus. À mesma época, foi também produzida a Liliput aqui demonstrada para comparação.
Liliput e Sida - Optika