Apresentação
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Stereo Cameras 1
Стереокамеры 1
Primeira época 1839-1915
A Rússia pré
revolucionaria era relativamente sortida de fabricantes de aparelhos
fotográficos, eram porém fabricantes artesanais e suas
produções nunca chegaram a se impor mundialmente. Eram porem reconhecidas pelo
excelente acabamento que rivalizavam os modelos estrangeiros. Entre eles,
podemos enumerar:
Cameras of I.K.Akimov
Cameras of N.N.Apostoli
Cameras of K.S.Brandel
Cameras of L.V.Varnerke
Cameras of D.P.Ezuchevsky
Cameras of A.Ivashentsev
Cameras of I.I.Karpov
Cameras of E.Kozlovski
Cameras of Klyachko
Cameras of V.I.Kourdimov
Cameras of I.Pokornyi
Cameras of A.A.Polikarpov
Cameras of V.F.Potte
Cameras of A. W. Ramarkoff
Trade
House of I.Steffen
Cameras of S.A.Oulyamin
Considerando-se
o enfoque que damos neste setor à câmara estereoscópica.
Vamos aqui demonstrar as câmaras deste tipo que se produziram do advento da
fotografia ate 1915.
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Entre os construtores russos de câmaras
fotográficas da segunda metade dos anos 80 do século IXX, I.I.Karpov ocupa um lugar de Liderança. Na empresa de Karpov foram criadas muitas
construções interessantes e de alto nível. É curioso que esta empresa fabricava
aparelhos sob encomenda, utilizando planos de outros construtores de câmaras fotográficas., conhecidos na Rússia.
Em 1896 na Exposição de Toda a Rússia Industrial realizada em Novgorod Inferior foram
demonstrados os dispositivos de I.I.Karpov. Estes diferiam dos demais
por sua construção original e
pela alta qualidade de execução. Um dos periódicos da época
comunicava: " Os Dispositivos de I. Karpov merecem a atenção pela
vantagem de que estes não são cópia dos tipos estrangeiros, e são realizados
segundo seus próprios projetos ". As câmaras de I.I.Karpov receberam nesta exposição
duas medalhas de ouro. O mesmo aconteceu no mesmo ano,.
Por ocasião da Exposição Fotográfica de Moscou.
Esta
câmara produzia dois quadros 9X9 em película de rolo. Corpo em madeira. O visor
de espelho que se encontra no centro era observado por cima. Obturador de
guilhotina com velocidades: M (instantâneo) e Z (e análogo ao "B"). A
óptica com focal de 125 mm, tinha construção de dois
elementos. Diafragma 3,6,9. Dimensões: 212X125X150 mm
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A
estéreocâmara de Ezuchevsky.
O pico da atividade criativa de D. P.Ezuchevski
foi durante os meados dos anos 80 do século XIX, quando ele criou algumas
câmaras originais, que foram realizadas
com idéias próprias do autor.
A câmara foi divulgada em artigo da revista " Liubitel’-FOTOGRAF'
", nº 5 de 1886. (órgão divulgador das: sociedades fotográficas russas em
Moscou, grupos fotográficos de Bakin,
das sociedades de
fotógrafos amadores de Tiflissi, e das sociedades fotográficas de Odessa e Kazan).
Depois de sua morte a viúva do construtor
continuou os afazeres do marido e em 1901 recebeu duas licenças de
suas invenções.
Esta
câmara fornecia duas imagens de 85X85 mm. Recebeu a medalha de bronze na
exposição Parisiense de 1878. Nesta câmara foi aplicado um mecanismo original
para o câmbio de chapas. Projetada para paisagens e retratos.
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A
casa de comércio I.Steffen
A casa de comércio I.Steffen funcionou de 1882 até o período do começo da Primeira Guerra Mundial. Segundo parece pelos documentos existentes, a Casa de Comercio não apenas possuia depósitos de fototécnica e materiais fotomecânicas em Moscou ( praça Stoleshnikov, 6) e São Petersburgo (rua Kazan., 18), como também desde 1882 publicava uma revista " FOTOGRAFICHESKIYA NOVOSTI " da casa de comércio I. Steffen' ".
As câmaras que eram oferecidas à venda pela Casa de comércio, vinham com óptica de
Goertz ou Zeiss, sob sua própria marca.
Stereo Cameras 2
Стереокамеры 2
"ГОМЗ-стерео",
1938-1940
"GOMZ-stereo"
A câmara estereoscópica desenvolvida por A.O.Gelgar, autor da “Sport”, primeira câmara soviética do tipo mono reflex . A Gomz Stereo
foi construída para uso com película habitual de 35mm. Apesar de possuir
obturador de guilhotina com os
tempos 1/25, 1/50, 1/100 e "B"
, com desenho muito próximo às conhecidas Plaubel Stereo
Makina de 45X107mm (veja
em http://www.novacon.com.br/sistereo8.htm), esta
GOMZ-stereo dava um par de
quadros 24X30mm e teve
gloria de ser a câmara estereoscópica
de 35mm a lançar o que seria posteriormente adotado como o Padrão Esteroscópico Europeu. A óptica tinha os diafragmas: 6,3, 9, 18. , com interpupilar
entre as objetivas de-
72mm, e foco de 1,5m ate infinito
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Totalmente construída em plástico, com visor , ópticas e obturadores gêmeos da “Lubitel-2”
, trazia um par estéreoscopico
de duas imagens 60X60 mm. Óptica: “Тriрlet” T-22 4,5/75, com
base interpupilar de 67 mm;
objetiva do visor 2,8/50. Limite de focalização de 1,3 m a infinito. Obturador
central (tripétalo
ЗТ-5) com velocidades de 1/200, 1/100, 1/50, 1/25, 1/10 – n os
modelos primitivos; (e 1/250, 1/125, 1/60, 1/30, 1/15 nos mais recentes). Busca
de foco – por centro mate em visor brilhante e lupa auxiliar
. Sincronismo X;
peso 900g. A segunda série diferia por alguns detalhes. Foram
produzidas num total de 84 063 peças. Foi preparada a
variante “Sputnik – 2” com controles mais convenientes e outra óptica:
T-35 4/75. com o mesmo obturador. Esta era inspirada
na câmara “
Neva “. Não foi produzida em série.
Veja mais detalhes de Sputnik em: http://www.photohistory.ru/sputnik-all.pdf
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A câmara possuía duas objetivas iguais "Industar -69" 2,8/28,
cambiáveis. Obturador central geminado e sincronizado em X com velocidades de
1/25 a 1/250 seg. Como resultado, fornecia estereopares verticais 18X24mm, ao mesmo padrão das
antigas “Homéos”.
Seqüência “Colardeau” para Chaika
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Câmara estereoscópica padronizada para o
formato duplo 24X30mm. Obturador central com tempos de "B", 1/15 -
1/250 seg. Objetivas - "T43", 4/40. Focalização
por símbolos. Por razões desconhecidas – não se produziu em série.
1960....
No inicio dos anos ’60 revista ‘Sovetskoe Foto’ publicou um artigo de como fazer sua
própria câmara estéreo a um baixíssimo custo. Naquela época, uma câmara usada de estereoscopia valia um mínimo de
100 dólares. Qualquer um poderia ter a sua construída a partir de duas Smena de serie e seu custo ficava
bem abaixo dos 20 dólares . Uma barganha! O artigo foi logo em seguida
republicado pela revista
francesa “Science
et Vie” e provou um grande sucesso em toda a Europa.
Esta câmara foi também construída por David Kravtsov. Tornou-se para ele um verdadeiro desafio
aperfeiçoar ao máximo o principio. Logo, em conjunto com Vladimir Iliich Semenov,
de Novosibirsk, constituíram em Tomsk na Sibéria a firma “Variograf” em com interessantíssimos projetos em 3D.
Veja aqui resultados de sua pesquisa. http://www.photohistory.ru/Vario-stereo.html
David Kravtsov em 1962 com um par de Smena adaptadas
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Nota: V poderá traduzir diretamente sites em russo através http://www.translate.ru/srvurl.asp?lang=ru
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A firma
C.F.C. Novacon do Brasil
após vários contatos e estudos dos processos, desenvolveu a partir deste, o
processo “Izoplasta”,
aplicável em “Photoshop” , “Corel-Draw”
ou “Paint” para produção
doméstica de fotos estereoscópicas
obtidas a partir do “SKF-1” ou outros estereopares.
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Câmara criada sobre
a base da "FED-MIKRON-2", dava 21 estéreopares, - 24X30mm sobre película padrão de
35-mm. Estéreobase - 63,4 mm. Possuía
duas objetivas "Industar
-81" 2,8/38 com límites de focalização entre 1 m a infinito.
Obturador central (com programa diafragma - velocidade). Automático (de 1/30 - f2,8 até 1/650 - f14) e manual (1/30 e "B") – 1/30 com todos os
diafragmas; na posição de “B”, sempre teremos o diafragma 2,8. As mudanças dos
pares velocidade -diafragma ocorrem por um programa pré-estabelecido. Sincro contacto por sapata
“quente”. Focalização por escala métrica ou por símbolos. Ao fim de 1991 foram
construídas as primeiras 918 unidades.
Este projeto nasceu após a edição do 1°
Congresso de Estereoscopia sob patrocínio do
ISU International Stereoscopic Union – que teve lugar na Holanda em 1983- , no qual
se propôs uma câmara de padrão popular
compatibilizada com a metodologia recomendada, esta baseada na antiga “Belplaska” de 1957. A CFC Novacon participou do congresso e
acompanhou o nascimento deste protótipo.
расположение
стереопар на
пленке
disposição
dos estereopares na
película
Distribuição
idêntica às “Gomz Stereo”, “Smena Stereo”.”Etyud de Mishenko”. “Voskhod
Stereo” Idem com a Nifki, nesta
porém cada um dos quadros possuem suas laterais revertidas.
. Вариант
"ФЭД-бой-стерео"
Variante "FED-boy-stereo”
" Câmara
com pequena modificação da anterior – em conjunto com o "B" sempre
estará o diafragma 5,6. No demais, idêntica ao modelo anterior.
Objetiva e
Película
Dados técnicos :
Câmara de
dupla óptica destinada a eliminar o corte e a transposição das imagens estereoscópicas na apresentação de transparências.
Objetivo:
1)Obter
precisão, homogeneidade, rapidez e padronização de montagens estereoscópicas.
2)Reduzir a
fadiga visual.
Dados
construtivos:
1)Corpo- Próprio em liga de alumínio
2)Visor- Moskva 4
4)Objetivas
– Hermagis de Tiranty
5)Obturador
–Gitso
A
característica mais interessante introduzida pelo presente instrumento, foi a tentativa de viabilização da geração dos quadros estereoscòpicos na película, sem a necessidade da posterior
transposição de quadros sempre necessária quando da tomada de cena com câmaras
de objetivas geminadas, e sempre causadoras de desalinhamento
entre as unidades dos pares estereo.
Gráfico de
formação dos pares estereoscópicos em câmaras de
objetivas geminadas.
1) Imagens visualizadas segundo –Olho Esquerdo, Olho direito.
2) Formação
de imagens em câmara convencional de duas objetivas.
d1,
d2, distâncias dos objetos à câmara .
E, D,
imagens formadas pelas
objetivas; esquerda e direita.
3) Formação de imagens na câmara “NIKFI”
Cada objetiva tem um espelho de
inversão “M”
O filme percorre a trajetória “S”
As esquerda e direita de cada quadro E e D ficam portanto revertidas
dispensando a transposição
4) No primeiro quadro vemos as imagens
da visão normal;
No segundo quadro vemos as imagens
obtidas nas câmaras convencionais de objetivas duplas
No terceiro quadro vemos a disposição
das imagens na câmara “NIKFI”
Como vemos, no sistema proposto na câmara “NIKFI” há dispensa do corte e remontagem das imagens, proporcionando muito mais facilidade de demonstração do quadro estereoscópico e menor fadiga visual nas observações.
“НИКФИ”
НАУЧНО-ИСЛЕДОВАТЕЛЬСКИЙ КИНОФОТОИНСТИТУТ
Кинопроекционное
Holographic
studio of NIKFI
Scientific
Research Cinema & Photo Institute (NIKFI) is the state institute, founded
in 1929, is the single in
NIKFI
is widely known as the leader in the field of three-dimensional stereoscopic
and holographic images creation technique. In the 40-s' for the first time in
the world the stereoscopic film projection without glasses on perspective
lenticular screen was realized, invented in NIKFI by S.P. Ivanov.
The
system of stereoscopic cinematograph "Stereo - 70", developed in NIKFI,
is considered as the best in the world in the category of qualitative
reproducing stereoscopic motion-picture image and it is used in stereo movie
theatres both in Russia, and in many other countries abroad. In 1991 NIKFI was
awarded by the "Oscar" of
In
early 70-s' complex works in the new area of the three-dimentional images
creation – holography were begun in NIKFI The researches developed holographic
materials and their chemical-photographic processing, methods of hologram
recording, copying and reconstruction methods, laser sources and other parts of
holography processes. One of the first high-quality image holograms, that was written by the Yuri N. Denisuk method, were made in
NIKFI by G.A. Sobolev.
Under
the management of prof. Komar the development of the holographic cinematograph
system offered by him with the three-dimensional color image were kept in NIKFI
For the first time in the world the holographic one-color 20-seconds film was
demonstrated on the special holographic screen in 1976 at the UNIATEC congress
in Moscow. Holographic screen 0.6x0.8 sq.m. formed four vision areas, from which one-color
three-dimentional scene of moving human was observed. Two-color 3-D cartoon on
the screen with five vision areas was demonstrated in 1984.
At
present under the management of Yuri N. Ovechkis works on pictorial hplography
are kept in NIKFI in the part of new technological facilities of hologram
production development, improvement of holographic photomaterials and their
chemical-photographic processing.
Pictorial
holograms of NIKFI, including multicolor three-dimentional images, were
demonstrated on many international exhibitions (Austria, Hungary, France, Finland
and many other countries) and every time were considered as one of the best in
the world.
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Vistas da câmara no
estojo sempre-pronto e sem o estojo.
1- avanço do filme,
2- tampa dobrável, 3- parafuso do telêmetro, 4- contador de quadros, 5- botão de
disparo, 6- disco das velocidades, 7- botão de armamento do obturador.
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Câmara estéreofotográfica especialmente criada para a Exposição Mundial de
Bruxelas de 1958. Trata-se de uma câmara de alto nível concebida no formato estereoscópico de padrão americano com posicionamento dos
quadros no sistema Colardeau , destinada a ser principalmente comercializada no mercado
Norte Americano. Não entrou em produção seriada, infelizmente pelo
recrudescimento da “Guerra Fria” . No início dos anos
1960 a documentação desta câmara fotográfica foi transferida para a
ММЗ de Minsk para planejamento de produção em grandes séries.
Todavia, esta produção
não chegou a se realizar. O projeto ficou pronto em 1957, e foram
produzidas em 1957 e 1958. Tipo de películas: 135; formato do quadro: 2x
(24x23) mm; Quantidade de fotografías: 28 estéreopares; contador de quadros: mecânico; objetivas: Industar -60 2,8/35, casadas e não cambiáveis. Estéreobase (distância entre as objetivas): 70 mm,
focalização: por visor-telêmetro acoplado às objetivas com
base de 55 mm, imagem com aumento de 0,75x, deslocamento simultâneo das
objetivas em bloco. Escala de distâncias. Obturadores: dois. Cortinas de
deslocamento vertical em cada uma das câmaras. Armamento conjugado ao avanço.
Velocidades: 1, 1/2, 1/5, 1/10, 1/25, 1/50, 1/100,
1/250, 1/500 e “B” (ou 2ª série: 1, 1/2,
1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500 e “B”). Abertura completa do
quadro: 1/50. Sincronização: X e M. Autodisparador:
demora - 9-15, Visor: óptico, simultâneo ao telêmetro. Ângulos de campo visual:
40°x40 ° Rosca de tripé: 3/8 ". Cassetes: metálicos, aberturas
automáticas, conjugadas aos fechos da tampa traseira. Dimensões máximas
(ш/в/г): 185x98x63 mm. O jogo de componentes fornecidos com a
câmara incluíam: estereoscópio
para observação das fotos; filtros coloridos e um par de polarizadores; oculares de dioptrías
distintas que se inserem na montagem exterior da ocular do telêmetro; parasóis; porca de transição para rosca de 1/4 ";
adaptador para retratos a distâncias próximas (de 1 m a 0,5 m). Instruções e
bolsa - http://www.zenitcamera.com/archive/stereo/index.html
distribuição
“Colardeau”
. Вариант
" зоркии/ФЭД
-стерео"
Variante
"Zorki/FED -stereo”
Construção
artesanal baseada na “Doppel-Leica” relativamente
comum realizada com duas Zorki ou duas FED utilizando
cortinas especialmente
preparadas. Esta câmara desencadeou o projeto “Astra”.
"Восход-стерео",
1965, ЛОМО
"Voskhod-stereo", 1965, LOMO
Protótipo de câmara estéreo da LOMO com opção
para fotos mono ou estéreo, Fotômetro de selênio acoplado aos obturadores com
ajuste visível através do visor da câmara
. Visor central
com linhas limites projetadas do tipo van
Albada. Alavanca de avanço que arma ambos
obturadores, contador de quadros e comando individual de velocidades em cada
obturador Obturadores e objetivas da Voskhod
comercial 1 - 1/250 + “В”. Diafragmas conjugados e sistema de disparo
simultâneo. Objetivas T-48 2.8/45mm; focalização por escala. Interpupilar de
75mm. Sapata porta acessórios. Traseira removível à la Contax e navalha corta-filme à
la Exakta.
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Стереофотоаппарат
Исаева
Stereocamera de
Isaev
Câmara estéreo
fotográfica de pequeno formato, elaborada pelo especialista mecánico N.V. Isaeva. A pedido
especifico do Instituto de Oceanografía em 1989.
Estéreocâmara Исаева (de Isaev)
Nome: não tem
Ano de construção: 1989
Construtor: N.V.Isaev
Produção: sob encomenda
Quantidade: não há dados, produção individual.
Ano de produção: 1989.
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Tipo de
películas: 135
Formato do
quadro: 2 x 24x35 mm
Quantidade
de fotografías: 100 estéreopares
Objetivas: Mir- 10 3,5/28mm,
Tipo de obturador: : ФЗЛ-84
Sincronização
para lâmpadas-relâmpago: X
A câmara fotográfica tinha dois regimes de trabalho: Estéreo
e mono, com tele comando. Movimentos de
avanço e rotação realizado por motor
elétrico ДПМ-20. A câmara
fotográfica ficava embutida numa caixa estanque para tomada de cenas
submarinas. Muitas variantes de câmaras estereoscópicas
foram feitas no período soviético ; a maioria provinha
de reconstruções de câmaras fotográficas habituais em estéreo, constantemente
pelos próprios aficionados a fotografia,
Atualmente vários entusiastas caminham
nesta direção, por exemplo: " O Club da Estéreofoto“ em Dniepropetrovsk, Ucrânia.
Em 2001, Vladimir Zhidenko deste club nos enviou esta fotografía
de uma ЗЕНИТ-АМ refeita em estéreocâmara.
Bem, como se pode ver, o resultado não está mal.:
seqüência
similar a “Verascope” mas com 8 perfurações por quadro
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“кИев
Стерео 6X6”
прототИП
PrototYpe “
Câmara fotográfica 2X
6X6 com duplo magazine de Kiev 88 , utiliza também duas objetivas do
mesmo tipo de câmara, preferencialmente
dos tipos grande angular. Desenvolvida especialmente para fotografia de paisagens. Fabrico requisitado pela
Central de Turismo Ucraniana. Obturador de guilhotina vertical em aço com apenas
1/125 seg. e “B”. Duplo sincronismo “X”
podendo sincronizar ao mesmo tempo dois disparadores
de relâmpago com características elétricas diversas. Dois regimes de trabalho
Estéreo e Mono. Em Mono permite adaptação do despolido em uma das câmaras em
conjunto com o visor de lupa ou o pentaprisma trabalhando desta
forma como uma duplo reflex, com objetivas
horizontalmente dispostas. Visor óptico
externo para enquadramento rápido.
Objetivas aos pares
Mir 3, Mir 38
ou Mir 26, focalização independente de cada uma das
objetivas por escala ou por despolido.
Copyright © G.Abramov,L.Paracampo
1997-2006
Aqui
transcrevemos comentário de Tara Maginnis, de
fevereiro de 1995 sobre como é usual a estereoscopia
na Rússia.
MOVIES
HAVE DEPTH AT THE STEREOKINO (THOUGH RARELY IN THE PLOT)
Back in the 1950's, at
the height of the Cold War, in
In the
The Stereokino
also shows "flatties" (regular un-3-D films), mainly pirated American
B-movies. On one
occasion I even saw a film there that was not only projected from an
out-of-focus video projector, but had "FOR SCREENING PURPOSES ONLY"
in big red letters on the bottom edge of the picture in the key scenes!
However, every so often, the Stereokino comes to full flower when they actually
get hold of a real 3-D movie. These range from
American porno films (the only 3-D movies of note made in
Right now the
Stereokino is showing The Lynx Stalks It's Prey, a new Russian live
action family movie, strikingly similar to an old Lassie movie. In Lynx, Stepan
Starchikov stars as a brave forest ranger battling a band of evil poachers. He
is supported by a wise fatherly head of the local militia, a long suffering wife,
and a cute blonde little girl. The little girl has raised a wild lynx as a pet
since kittenhood, when the lynx's mother was killed by the evil poachers. A
long, complex and rather predictable plot ensues where the little girl is
kidnapped by the lead poacher. And of course, all ends happily, as Lassie-like,
the lynx pounces on the evil poacher's head, and saves the little girl. I need
hardly say, the plot is not the attraction here. What
is an attraction is seeing a lot of nice, if not incredible, Russian nature
scenes in 3-D. It's a bit like getting to have a 2-hour Summer
dacha trip in the middle of winter.
If you want to see 3-D
movies at the Stereokino you need to check periodically at the entrance for the
posters announcing the films and times. Always make sure the movie is a stereo
feature by looking for the word stereo (it looks like "ctepeo"), or
"3-D" on the poster somewhere. The box office also posts
"stereo" next to the title of any 3-D film. Prices range from 3-5T a
ticket. Inside you will be given a pair of polarized 3-D glasses to wear for
the duration of the show. Try to sit in the approximate center of the house to
get the best stereo effect, and enjoy the show. ---Tara Maginnis, 2/95