Apresentação

 

Nesta etapa apresentamos como particularidade algumas câmaras estereoscópicas produzidas na Rússia. É importante ressaltar que na época de União Soviética, houve uma política de concentração de conhecimento e tecnologia mundiais e obviamente, associando a óptica à fotografia e ao cinema com experimentos  e análises em todos os campos da estereoscopia, passou  hoje este país, a indiscutivelmente possuir todo o acervo  do conhecimento mundial nesta tecnologia. A CFC Novacon vem por meio destes artigos divulgar em maneira simples para todos os interessados, fazendo-o na língua portuguesa, carente destas informações especializadas.  Como é sabido, o efeito estereoscópico é gerado pela visão binocular. Perguntamos aos leitores, - Já imaginaram como seria o efeito da visão tetraocular da águia bicéfala - Símbolo milenar do Império Russo ?

 

****

 

 


Stereo Cameras 1

Стереокамеры 1

 

 

Primeira época 1839-1915

 

A Rússia pré revolucionaria era relativamente sortida de fabricantes de aparelhos fotográficos, eram porém fabricantes artesanais e suas produções nunca chegaram a se impor mundialmente. Eram porem reconhecidas pelo excelente acabamento que rivalizavam os modelos estrangeiros. Entre eles, podemos enumerar:

  Cameras of I.K.Akimov

  Cameras of N.N.Apostoli

  Cameras of K.S.Brandel

  Cameras of L.V.Varnerke

  Cameras of D.P.Ezuchevsky

  Cameras of A.Ivashentsev

  Cameras of I.I.Karpov

  Cameras of E.Kozlovski

  Cameras of Klyachko

  Cameras of V.I.Kourdimov

  Cameras of I.Pokornyi

  Cameras of A.A.Polikarpov

  Cameras of V.F.Potte

  Cameras of A. W. Ramarkoff

  Trade House of  I.Steffen

  Cameras of S.A.Oulyamin

 

 

Considerando-se o enfoque que damos neste setor à câmara  estereoscópica. Vamos aqui demonstrar as câmaras deste tipo que se produziram do advento da fotografia ate 1915.

 

****

Стереокамера  И.И.Карпова

A estéreocâmara  de I.I.Karpov

 

 

 

Entre os construtores russos de câmaras fotográficas da segunda metade dos anos 80 do século IXX,  I.I.Karpov ocupa um lugar de Liderança. Na empresa de Karpov foram criadas muitas construções interessantes e de alto nível. É curioso que esta empresa fabricava aparelhos sob encomenda, utilizando planos de outros construtores de câmaras  fotográficas., conhecidos na Rússia.

Em 1896 na Exposição de Toda a Rússia Industrial realizada em Novgorod Inferior foram demonstrados os dispositivos de I.I.Karpov. Estes diferiam dos demais por sua construção original e  pela alta qualidade de execução. Um dos periódicos da época comunicava: " Os Dispositivos de I. Karpov merecem a atenção pela vantagem de que estes não são cópia dos tipos estrangeiros, e são realizados segundo seus próprios projetos ". As câmaras de I.I.Karpov receberam nesta exposição duas medalhas de ouro. O mesmo aconteceu no mesmo ano,. Por ocasião da Exposição Fotográfica  de Moscou.

 

 

 

Esta câmara produzia dois quadros 9X9 em película de rolo. Corpo em madeira. O visor de espelho que se encontra no centro era observado por cima. Obturador de guilhotina com velocidades: M (instantâneo) e Z (e análogo ao "B"). A óptica com focal de 125 mm, tinha construção de dois elementos. Diafragma 3,6,9. Dimensões: 212X125X150 mm

 

 

****

 

Стерео-камера Д.П.Езучевского

A estéreocâmara  de Ezuchevsky.

 

O pico da atividade criativa de D. P.Ezuchevski foi durante os meados dos anos 80 do século XIX, quando ele criou algumas câmaras originais, que foram realizadas  com idéias próprias do autor.

A câmara foi divulgada em artigo da revista " Liubitel’-FOTOGRAF' ", nº 5 de 1886. (órgão divulgador das: sociedades fotográficas russas em Moscou, grupos fotográficos de Bakin, das sociedades  de fotógrafos amadores  de Tiflissi,  e das sociedades  fotográficas de Odessa e Kazan).

Depois de sua morte a viúva do construtor continuou os afazeres do marido  e em 1901 recebeu duas licenças de suas invenções.

 

Esta câmara fornecia duas imagens de 85X85 mm. Recebeu a medalha de bronze na exposição Parisiense de 1878. Nesta câmara foi aplicado um mecanismo original para o câmbio de chapas. Projetada para paisagens e retratos.

 

****

 

Торговый дом I.Стеффен

A casa de comércio I.Steffen

 

A casa de comércio I.Steffen funcionou de 1882 até o período do começo da Primeira Guerra Mundial. Segundo parece pelos documentos existentes, a Casa de Comercio não apenas possuia depósitos de fototécnica e materiais fotomecânicas em Moscou ( praça Stoleshnikov, 6) e São Petersburgo (rua Kazan., 18), como também desde 1882 publicava uma revista " FOTOGRAFICHESKIYA NOVOSTI " da casa de comércio I. Steffen' ".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As câmaras que eram oferecidas à venda pela Casa de comércio,  vinham com óptica de Goertz ou Zeiss, sob sua própria marca.

Stereo Cameras 2

Стереокамеры 2


Segunda época 1917-1990

 

 

 "ГОМЗ-стерео", 1938-1940
"GOMZ-stereo"

 

 

A câmara estereoscópica desenvolvida por A.O.Gelgar, autor da “Sport”, primeira  câmara soviética do tipo mono reflex . A Gomz Stereo foi construída para uso com película habitual de 35mm. Apesar de possuir obturador  de guilhotina com os tempos  1/25, 1/50, 1/100 e "B" , com desenho muito próximo às conhecidas Plaubel Stereo Makina de 45X107mm (veja em  http://www.novacon.com.br/sistereo8.htm), esta GOMZ-stereo dava um par de quadros  24X30mm e  teve  gloria de ser a câmara estereoscópica de 35mm a lançar o que seria posteriormente adotado como o Padrão Esteroscópico Europeu.  A óptica tinha os diafragmas: 6,3, 9, 18. , com interpupilar entre as objetivas  de- 72mm, e foco de 1,5m ate infinito

 

 

   

 

 

****

 

 

 

 “Спутник”, 1955-1973, “Спутник-2”, ГОМЗ – ЛОМО
”Sputnik”, “Sputnik-2”, GOMZ – LOMO

Totalmente construída em plástico, com visor , ópticas e obturadores gêmeos  da “Lubitel-2” , trazia um par estéreoscopico 

de duas  imagens 60X60 mm. Óptica: “Тriрlet” T-22 4,5/75, com base interpupilar de 67 mm; objetiva do visor 2,8/50. Limite de focalização de 1,3 m a infinito. Obturador central (tripétalo ЗТ-5) com velocidades de 1/200, 1/100, 1/50, 1/25, 1/10 – n os modelos primitivos; (e 1/250, 1/125, 1/60, 1/30, 1/15 nos mais recentes). Busca de foco – por centro mate em visor brilhante e lupa auxiliar . Sincronismo X;  peso 900g. A segunda série diferia por alguns detalhes. Foram produzidas num total de 84 063 peças. Foi preparada a variante “Sputnik – 2” com controles mais convenientes e outra óptica: T-35 4/75. com o mesmo obturador. Esta era inspirada na câmara  “ Neva “. Não foi produzida em série.

Veja mais detalhes de Sputnik em:   http://www.photohistory.ru/sputnik-all.pdf

 

 

 

  

 

 

****

"Чайка-стерео", середина 60-х годов, БелОМО
"
Chaika-stereo", meio dos anos ‘60

 

A câmara  possuía  duas objetivas iguais "Industar -69" 2,8/28, cambiáveis. Obturador central geminado e sincronizado em X com velocidades de 1/25 a 1/250 seg. Como resultado, fornecia estereopares verticais 18X24mm, ao mesmo padrão das antigas “Homéos”.

 

Seqüência “Colardeau” para Chaika

****

 

"Смена-стерео", 1970
"Smena-stereo"

 

 Câmara estereoscópica padronizada para o formato duplo 24X30mm. Obturador central com tempos de "B", 1/15 - 1/250 seg. Objetivas - "T43", 4/40. Focalização por símbolos. Por razões desconhecidas – não se produziu em série.

 

1960....

 

 

No inicio dos anos ’60  revista ‘Sovetskoe Foto’ publicou um artigo de como fazer sua própria câmara estéreo a um baixíssimo custo. Naquela época,  uma câmara usada de estereoscopia valia um mínimo de 100 dólares. Qualquer um poderia ter a sua  construída a partir de duas Smena de serie e seu custo ficava bem abaixo dos 20 dólares . Uma barganha! O artigo foi logo em seguida republicado pela revista  francesa “Science et Vie” e provou um grande sucesso em toda a Europa.

Esta câmara foi também construída por David Kravtsov.  Tornou-se para ele um verdadeiro desafio aperfeiçoar ao máximo o principio. Logo, em conjunto com  Vladimir Iliich Semenov, de  Novosibirsk, constituíram em Tomsk na Sibéria a firma “Variograf” em com interessantíssimos projetos em 3D.

Veja aqui resultados de sua pesquisa. http://www.photohistory.ru/Vario-stereo.html

 

 

 David Kravtsov em 1962 com um par de Smena  adaptadas

_____________________________________________________________________

 

Nota: V poderá traduzir diretamente sites  em russo através http://www.translate.ru/srvurl.asp?lang=ru

_____________________________________________________________________

 

 

 

 A firma C.F.C. Novacon do Brasil após vários contatos e estudos dos processos, desenvolveu a partir deste, o processo Izoplasta, aplicável em “Photoshop” ,Corel-Draw” ou “Paint” para produção doméstica de fotos estereoscópicas obtidas a partir do “SKF-1” ou outros estereopares.

 

_____________________________________________________________________

 

 

****

 "ФЭД-стерео" 1988-...
"FED-stereo"

 

 

 

 Câmara criada sobre a base da "FED-MIKRON-2", dava 21 estéreopares, - 24X30mm sobre película padrão de 35-mm.  Estéreobase - 63,4 mm. Possuía duas objetivas "Industar -81" 2,8/38 com límites  de focalização entre 1 m a infinito. Obturador central (com programa diafragma - velocidade). Automático (de 1/30 - f2,8 até 1/650 - f14) e manual (1/30 e "B") – 1/30 com todos os diafragmas; na posição de “B”, sempre teremos o diafragma 2,8. As mudanças dos pares velocidade -diafragma ocorrem por um programa pré-estabelecido. Sincro contacto por sapata “quente”. Focalização por escala métrica ou por símbolos. Ao fim de 1991 foram construídas as primeiras 918 unidades.

 

Este projeto nasceu após a edição do 1° Congresso  de Estereoscopia sob patrocínio do ISU International Stereoscopic Union – que teve lugar na Holanda em 1983- , no qual se propôs uma câmara de padrão popular  compatibilizada com a metodologia recomendada, esta baseada na antiga “Belplaska” de 1957. A CFC Novacon participou do congresso e acompanhou o nascimento deste protótipo.

 

 

 

 


 


расположение стереопар на пленке

disposição dos estereopares na película

 

 

Distribuição idêntica às “Gomz Stereo”, “Smena Stereo”.”Etyud de Mishenko”. “Voskhod Stereo” Idem com a Nifki, nesta porém  cada um dos quadros possuem suas laterais revertidas.

 

 

. Вариант "ФЭД-бой-стерео"
Variante "FED-boy-stereo

 

 

" Câmara com pequena modificação da anterior – em conjunto com o "B" sempre estará o diafragma 5,6. No demais, idêntica ao modelo anterior.

 

 

 

 

“Стереофотоаппарат НИКФИ”, конец 1950-х г.г.
Estereocâmera NIKFI” Inicio dos anos ‘50

 

No laboratório de estereoscopia de NIKFI, no início dos anos 50, com proposta de L. ª Akimakinoj foi elaborado e fabricado por ªV.Sokolovym um modelo experimental  desta estéreocâmara fotográfica (sua produção seriada, porém não se realizou), para película de 35mm com formato – 24X30mm. As imagens dos estéreopares sobre a película se posicionam sucessivamente em avanços unitários e triplos , o que leva a necessidade de um dispositivo para  movimento das películas também inicialmente um e logo três quadros.

A análise dos quadros obtidos com a ajuda deste dispositivo, mostrou a possibilidade do uso prático do esquema descrito, apesar de uma série de dificuldades de caráter  produtivo e de uso (complicações com a formação de duplos pares estereoscópicos, quanto a separação de assuntos, apesar da dispensa de cortes dos negativos ou transparências para transposição e posterior montagem).

Neste mesmo laboratório foi elaborado e fabricado um novo modelo experimental de estéreo câmara fotográfica para uso de películas  de 35mm não perfuradas agora com  formato de 33X54mm, usando objetivas com  foco de 62mm. Este novo modelo, tornou-se compatível com o antigo formato 45X107, e explorava toda a área útil do negativo, sem a inserção de outro estéreopar nos intervalos do avanço

A aplicação de películas não perfuradas levou a necessidade de construir um mecanismo especial para o avanço preciso

 

 

     

 

 

Objetiva    e    Película

 

 

Dados técnicos :

Câmara de dupla óptica destinada a eliminar o corte e a transposição das imagens estereoscópicas na apresentação de transparências.

Objetivo:

1)Obter precisão, homogeneidade, rapidez e padronização de montagens estereoscópicas.

2)Reduzir a fadiga visual.

Dados construtivos:

1)Corpo- Próprio em liga de alumínio

2)Visor- Moskva 4

3)Telêmetro –Zorki 1

4)Objetivas – Hermagis de Tiranty

5)Obturador –Gitso

 

A característica mais interessante introduzida pelo presente instrumento, foi a tentativa de viabilização da geração dos quadros estereoscòpicos na película, sem a necessidade da posterior transposição de quadros sempre necessária quando da tomada de cena com câmaras de objetivas geminadas, e sempre causadoras de desalinhamento entre as unidades dos pares estereo.

 

Gráfico de formação dos pares estereoscópicos em câmaras de objetivas geminadas.

 

1) Imagens visualizadas segundo –Olho Esquerdo, Olho direito.

 

 

2) Formação de imagens em câmara convencional de duas objetivas.

d1, d2, distâncias dos objetos à câmara .

E, D, imagens formadas  pelas objetivas; esquerda e direita.

 

3) Formação de imagens na câmara “NIKFI” 

Cada objetiva tem um espelho de inversão “M”

O filme percorre a trajetória “S”

As esquerda e direita de cada quadro E e D ficam portanto revertidas dispensando a transposição

 

 

4)    No primeiro quadro vemos as imagens da visão normal;

No segundo quadro vemos as imagens obtidas nas câmaras convencionais de objetivas duplas

No terceiro quadro vemos a disposição das imagens na câmara “NIKFI”

 

Como vemos, no sistema proposto na câmara “NIKFI”  há dispensa do corte e remontagem das imagens,  proporcionando muito mais facilidade de demonstração do quadro estereoscópico e menor fadiga visual nas observações.

 “НИКФИ”

НАУЧНО-ИСЛЕДОВАТЕЛЬСКИЙ КИНОФОТОИНСТИТУТ

Кинопроекционное

Holographic studio of NIKFI

 

Scientific Research Cinema & Photo Institute (NIKFI) is the state institute, founded in 1929, is the single in Russia and unique in the world scientific center on the development of technique and technology of professional cinematograph, photographies and other imaging facilities.

NIKFI is widely known as the leader in the field of three-dimensional stereoscopic and holographic images creation technique. In the 40-s' for the first time in the world the stereoscopic film projection without glasses on perspective lenticular screen was realized, invented in NIKFI by S.P. Ivanov.

The system of stereoscopic cinematograph "Stereo - 70", developed in NIKFI, is considered as the best in the world in the category of qualitative reproducing stereoscopic motion-picture image and it is used in stereo movie theatres both in Russia, and in many other countries abroad. In 1991 NIKFI was awarded by the "Oscar" of American Academy of Cinema for technical achievements in the part of stereoscopic cinematograph.

In early 70-s' complex works in the new area of the three-dimentional images creation – holography were begun in NIKFI The researches developed holographic materials and their chemical-photographic processing, methods of hologram recording, copying and reconstruction methods, laser sources and other parts of holography processes. One of the first high-quality image holograms, that was written by the Yuri N. Denisuk method, were made in NIKFI by G.A. Sobolev.

Under the management of prof. Komar the development of the holographic cinematograph system offered by him with the three-dimensional color image were kept in NIKFI For the first time in the world the holographic one-color 20-seconds film was demonstrated on the special holographic screen in 1976 at the UNIATEC congress in Moscow. Holographic screen 0.6x0.8 sq.m. formed four vision areas, from which one-color three-dimentional scene of moving human was observed. Two-color 3-D cartoon on the screen with five vision areas was demonstrated in 1984.

At present under the management of Yuri N. Ovechkis works on pictorial hplography are kept in NIKFI in the part of new technological facilities of hologram production development, improvement of holographic photomaterials and their chemical-photographic processing.

Pictorial holograms of NIKFI, including multicolor three-dimentional images, were demonstrated on many international exhibitions (Austria, Hungary, France, Finland and many other countries) and every time were considered as one of the best in the world.

 

****

Стереоаппарат "Этюд", А. Мищенко
Stereocamera "Etyud", A. Mishenko

 

Transcrevemos as explicações de A. Mishenko em sua entrevista a revista “Sovetskoe Foto” :

 " Construì a estéreocâmara fotográfica  "Etyud". Suas dimensões máximas: comprimento - 160 mm, largura - 80 mm e altura - 55 mm. Peso 1400g . Montei duas objetivas "Industar-10", 3,5/50 de FED.

 Usei para dimensões do quadro 24X30 mm. Isto possibilita receber a película de 35-mm  comum de 1,6 m de  comprimento dando 20 estéreopares. Obturador de fenda variável, com mecanismo pneumático, com velocidades Z, 1/25; 1/50; 1/100; y 1/200 seс; é  possível em caso de necessidade ajuste de velocidades intermediarias.

 A câmara tem contador, visor de quadro e telêmetro por parafuso com a escala de distâncias, para focalização. Os diafragmas das objetivas são regulados em conjunto por uma alavanca. A parede dianteira decorativa incorpora o diafragma. A tampa dobrável sombreia as objetivas da luz superior servindo de parasol. (como nas Rolleidoscope- e mais tarde nas Realist).  Ela serve também para proteção das lentes. Todas as superfícies exteriores da câmara são cromadas e as tampas traseira e dianteira desmontáveis.  As faces superior, inferior e as paredes laterais são recobertas por couro negro. A câmara era fornecida com estojo e correia tira-colo. ".   -A.Mishchenko


Vistas da câmara no estojo sempre-pronto e sem o estojo.

1- avanço do filme, 2- tampa dobrável, 3- parafuso do telêmetro,  4- contador de quadros, 5- botão de disparo, 6- disco das velocidades, 7- botão de armamento do obturador.

****

 "Астра"
"Astra"

 


 

 

Câmara estéreofotográfica especialmente criada para a  Exposição Mundial de Bruxelas de 1958. Trata-se de uma câmara de alto nível concebida no formato estereoscópico de padrão americano com posicionamento dos quadros no sistema Colardeau , destinada a ser principalmente comercializada no mercado Norte Americano. Não entrou em produção seriada, infelizmente pelo recrudescimento da “Guerra Fria” . No início dos anos 1960 a documentação desta câmara fotográfica foi transferida para a ММЗ  de Minsk para planejamento de produção em grandes séries. Todavia, esta produção  não chegou a se realizar. O projeto ficou pronto em 1957, e foram produzidas em 1957 e 1958. Tipo de películas: 135; formato do quadro: 2x (24x23) mm; Quantidade de fotografías: 28 estéreopares; contador de quadros: mecânico; objetivas: Industar -60 2,8/35, casadas e não cambiáveis. Estéreobase (distância entre as objetivas): 70 mm, focalização: por visor-telêmetro acoplado às objetivas com base de 55 mm, imagem com aumento de 0,75x, deslocamento simultâneo das objetivas em bloco. Escala de distâncias. Obturadores: dois. Cortinas de deslocamento vertical em cada uma das câmaras. Armamento conjugado ao avanço. Velocidades: 1, 1/2, 1/5, 1/10, 1/25, 1/50, 1/100, 1/250, 1/500  e “B” (ou 2ª série: 1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500 e “B”). Abertura completa do quadro: 1/50. Sincronização: X e M. Autodisparador: demora - 9-15, Visor: óptico, simultâneo ao telêmetro. Ângulos de campo visual: 40°x40 ° Rosca de tripé: 3/8 ". Cassetes: metálicos, aberturas automáticas, conjugadas aos fechos da tampa traseira. Dimensões máximas (ш/в/г): 185x98x63 mm. O jogo de componentes fornecidos com a câmara  incluíam: estereoscópio para observação das fotos; filtros coloridos e um par de polarizadores;  oculares de dioptrías distintas que se inserem na montagem exterior da ocular do telêmetro; parasóis; porca de transição para rosca de 1/4 "; adaptador para retratos a distâncias próximas (de 1 m a 0,5 m). Instruções e bolsa - http://www.zenitcamera.com/archive/stereo/index.html

 

 

 

 

distribuiçãoColardeau

 

 

 

 

. Вариант " зоркии/ФЭД -стерео" 

Variante "Zorki/FED -stereo

 

 

Construção artesanal baseada na “Doppel-Leica” relativamente comum realizada com duas Zorki ou duas FED utilizando cortinas  especialmente preparadas. Esta câmara desencadeou o projeto “Astra”.

****

"Восход-стерео", 1965, ЛОМО
"Voskhod-stereo", 1965, LOMO

 

Protótipo de câmara estéreo  da LOMO com opção para fotos mono ou estéreo, Fotômetro de selênio acoplado aos obturadores com ajuste visível através do visor da câmara   . Visor central  com linhas limites projetadas do tipo van Albada. Alavanca de avanço que arma ambos obturadores, contador de quadros e comando individual de velocidades em cada obturador Obturadores e objetivas da Voskhod comercial  1 - 1/250 + “В”.  Diafragmas conjugados e sistema de disparo simultâneo. Objetivas T-48 2.8/45mm;  focalização por escala.  Interpupilar de 75mm. Sapata porta acessórios. Traseira removível à la Contax e navalha corta-filme à la Exakta.

 

 

 

 

visualização do ponteiro do fotômetro pelo visor de enquadramento

****

Стереофотоаппарат Исаева

Stereocamera  de Isaev

 

Câmara estéreo fotográfica de pequeno formato, elaborada pelo especialista mecánico N.V. Isaeva. A pedido especifico do Instituto de Oceanografía em 1989.

 

 

Estéreocâmara Исаева (de Isaev)

 Nome: não tem

 Ano de construção: 1989

 Construtor: N.V.Isaev

 Produção: sob encomenda

 Quantidade: não há dados,  produção individual.

 Ano de produção: 1989.

 

 

Isaev stereocamera
Стереофотоаппарат Исаева

******

 Tipo de películas: 135

Formato do quadro: 2 x 24x35 mm

Quantidade de fotografías: 100 estéreopares

Objetivas: Mir- 10 3,5/28mm,
Tipo de obturador:
: ФЗЛ-84

Sincronização para lâmpadas-relâmpago: X

 

A câmara fotográfica tinha dois regimes  de trabalho: Estéreo e mono, com tele comando.  Movimentos de avanço  e rotação realizado por motor elétrico  ДПМ-20. A câmara fotográfica ficava embutida numa caixa estanque para tomada de cenas submarinas. Muitas variantes de câmaras estereoscópicas foram feitas no período soviético ; a maioria provinha de reconstruções de câmaras fotográficas habituais em estéreo, constantemente pelos próprios aficionados a fotografia,

 

 

 

Atualmente vários entusiastas caminham nesta direção, por exemplo: " O Club da Estéreofoto“ em Dniepropetrovsk, Ucrânia.  Em 2001, Vladimir Zhidenko deste club nos enviou esta fotografía de uma ЗЕНИТ-АМ  refeita em estéreocâmara. Bem, como se pode ver, o resultado não está mal.:

 

 

 

 

 

Click to close

 

 

 

seqüência similar a “Verascope” mas com 8 perfurações  por quadro

 

****

 

 

“кИев Стерео 6X6” прототИП

PrototYpe “Kiev Stereo 6X6”

 

 Câmara fotográfica  2X  6X6 com duplo magazine de Kiev 88 , utiliza também duas objetivas do mesmo tipo de câmara,  preferencialmente dos tipos grande angular. Desenvolvida especialmente  para fotografia  de paisagens. Fabrico requisitado pela Central de Turismo Ucraniana. Obturador de guilhotina vertical  em aço com apenas 1/125 seg. e “B”.  Duplo sincronismo “X” podendo sincronizar ao mesmo tempo dois disparadores de relâmpago com características elétricas diversas. Dois regimes de trabalho Estéreo e Mono. Em Mono permite adaptação do despolido em uma das câmaras em conjunto com o visor de lupa ou o pentaprisma  trabalhando desta forma como uma duplo reflex, com objetivas horizontalmente dispostas.  Visor óptico externo para enquadramento rápido.  Objetivas aos pares  Mir 3, Mir 38 ou Mir 26, focalização independente de cada uma das objetivas por escala ou por despolido.

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright © G.Abramov,L.Paracampo 1997-2006

 

 

Aqui transcrevemos comentário de Tara Maginnis, de fevereiro de 1995 sobre como é usual a estereoscopia na Rússia.

MOVIES HAVE DEPTH AT THE STEREOKINO (THOUGH RARELY IN THE PLOT)

Back in the 1950's, at the height of the Cold War, in America the movie industry was all agog at a "new" gimmick: the 3-D movie. Major films like Dial M for Murder, The House of Wax, and Kiss Me Kate were shot in polarized "stereo," and Americans flocked to the latest in American technology. What did the Soviets do in reply? Nothing. You see, the Soviets had been making 3-D movies since the 1920's! It was all old hat here in St. Petersburg.

In the U.S., the interest in 3-D fizzled and died by the 1960's, but here in Russia, it went slowly and quietly on. Because of this, you can occasionally find screw on attachments for the Zenit camera to convert it to a 3-D camera. If you special order from the film shop above Agfa, you can get a FED Stereo camera, which in 3-D photography circles is considered to be not only better than the Japanese Nishika 3-D, but the best stereo camera ever. In keeping with the continued Russian interest in 3-D, St. Petersburg even has it's own 3-D movie theatre, the Stereokino, right on Nevsky Prospect, opposite the Nevsky Palace Hotel.

The Stereokino also shows "flatties" (regular un-3-D films), mainly pirated American B-movies. On one occasion I even saw a film there that was not only projected from an out-of-focus video projector, but had "FOR SCREENING PURPOSES ONLY" in big red letters on the bottom edge of the picture in the key scenes! However, every so often, the Stereokino comes to full flower when they actually get hold of a real 3-D movie. These range from American porno films (the only 3-D movies of note made in America after the 50's were porno flicks), Japanese action-adventure cartoons, and Russian family features.

Right now the Stereokino is showing The Lynx Stalks It's Prey, a new Russian live action family movie, strikingly similar to an old Lassie movie. In Lynx, Stepan Starchikov stars as a brave forest ranger battling a band of evil poachers. He is supported by a wise fatherly head of the local militia, a long suffering wife, and a cute blonde little girl. The little girl has raised a wild lynx as a pet since kittenhood, when the lynx's mother was killed by the evil poachers. A long, complex and rather predictable plot ensues where the little girl is kidnapped by the lead poacher. And of course, all ends happily, as Lassie-like, the lynx pounces on the evil poacher's head, and saves the little girl. I need hardly say, the plot is not the attraction here. What is an attraction is seeing a lot of nice, if not incredible, Russian nature scenes in 3-D. It's a bit like getting to have a 2-hour Summer dacha trip in the middle of winter.

If you want to see 3-D movies at the Stereokino you need to check periodically at the entrance for the posters announcing the films and times. Always make sure the movie is a stereo feature by looking for the word stereo (it looks like "ctepeo"), or "3-D" on the poster somewhere. The box office also posts "stereo" next to the title of any 3-D film. Prices range from 3-5T a ticket. Inside you will be given a pair of polarized 3-D glasses to wear for the duration of the show. Try to sit in the approximate center of the house to get the best stereo effect, and enjoy the show. ---Tara Maginnis, 2/95