Evolução da Zenit 1ª fase

1) Antecedendes

 

 

 Na Rússia já eram criadas e construídas câmaras reflex desde o século XIX a primeira, provavelmente foi a câmara de Karpoff de 1896

Temos aqui um magnífico exemplo:

 



 

Tiveram eles por primazia, construir a primeira reflex (SLR) de 35mm antes mesmo da conhecida Exakta. Seu projeto data de 1929.

 

Câmara multiplicadora Reflex de Liubimov

Protótipo Geodesiya

Geodesiya equipada com periscópio para observação pela objetiva

 

 

 

As Zenit


2) "Zenit", 1952-1956, "Zenit-S", 1955-1961

 

A Zenit marcou o ápice da evolução da indústria soviética do pós-guerra, e mais tarde com o modelo 3, a última a possuir carga pelo fundo, a nova fase de expansão desta mesma indústria, já anteriormente iniciada ao término da produção da Zorki 5  última câmara de telêmetro com carga no mesmo sistema.

A primeira geração de câmaras “Zenit” desenvolvida pela KMZ, como vimos anteriormente foi baseada nas Zorki, e como ela, tinham obturador de cinco velocidades (25-500 + B e T). Obviamente mudava o sistema de focalização que possuía um espelho no caminho óptico da objetiva que levantava imediatamente antes da toma de cena. O espelho destas primeiras séries não possuía retorno e a imagem ficava bloqueada até o avanço do próximo quadro. A imagem se observava em um vidro mate.

O Sr, Rick  Oleson, “expert” em câmaras clássicas, define estas primeiras câmaras como as verdadeiras “Leicaflex”, uma vez que um tipo reflex foi construído com base nas “Leicas” originais (Zorki/FED).

Os visores destes tipos de câmaras foram obviamente influenciados pelas “Contax S/Pentacon” da Zeiss Ikon de Dresden indo a interessantes e meticulosos detalhes, tais como uma tela mate útil de 20x28mm, representando 67% do campo real e um registro de 45.2mm também idêntico ao das câmaras alemãs.  A montagem todavia foi reduzida para M39x1 para imediato acoplamento a todos os acessórios Zorki, já produzidos pela KMZ.

Estas primeiras séries vinham com Industar 22 e logo após Industar 50 3.5/50.  Sempre carga do filme pelo fundo. Variações de desenho existem. Em 1956 iniciou-se a produção do modelo “S” (C cirílico) com sincronismo e novo padrão de velocidades - 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500, B e T.

Foram produzidas 39019  unidades de Zenit e 232949 de  Zenit С.

 

Zenit prisma facetado escrita manual nº 00001 Museu KMZ

Zenit prisma facetado letra de imprensa

 

Zenit prisma arredondado letra de imprensa em quadro retangular

Zenit prisma arredondado letra de imprensa em quadro retangular Objetiva“Vega-1”

Zenit prisma arredondado letra manual Industar 22

Zenit prisma arredondado letra manual Industar 50

 

Estas são as Zenit “S”

“S” = sinchrokontakt

(“С” = синхроконтакт)

 

Zenit S variante sincronizada

Zenit S com variações em objetivas



Zenith S  variante para mercado Inglês

Zenith S  variante com objetiva experimental GOI- Jupiter 9D

 

 

 

 

Caixa submarina  dois modelos (Krab)

 

Aqui vista com Zenit 3M

 

 

 

 

Volta