Doppel Dynamisch ou amplificador com controle dos harmônicos ímpares.

 

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Construindo o conjunto Audiobellum.

Amplificador e pré de última geração.

Gabinetes acústicos recomendados.

 

 

Sugestão de emblema para o Audiobellum

 

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Vamos aqui complementar o que foi dito para que V. possa construir um Audiobellum completo. Entramos com sugestões para o chassi de alumínio chapa 0.3mm com as dimensões adequadas. Qualquer ferreiro ou mecânico  poderá faze-lo desde que tenha uma guilhotina e uma dobradeira. Os furos poderão ser feitos com furadeira radial. A construção é bastante simples e não usa circuito impresso apenas o medidor do TIMBRE SCALER LM 3415 é montado em placa impressa com soquete. Realmente não há muito o que dizer, pois v. poderá optar por uma série de soluções, anodizar, pintar ou recobrir com madeiras nobres. Todos estas sugestões também se aplicam ao chassis do pré que ilustramos a seguir.  

 

 

Dimensões e furações do chassi do amplificador.

 

Distribuição interna dos componentes no chassi do amplificador.

 

 

 

Audiobellum pre-amplifier.

 

Adotamos como modelo a configuração básica interna dos MANLEY PURIST PREAMPLIFlER com algumas simplificações. Este pré-amplificador já foi descontinuado entre outros motivos, pelo fato de utilizar componentes incomuns e de produção limitada, e já também descontinuada muitos anos antes do lançamento do produto. Todavia é um circuito interessante e de muito boa qualidade. Resolvemos simplificá-lo eliminando a saída balanceada e a realimentação dosada por canal o que vem a ser uma espécie de reedição do TIMBRE SCALER no pré-amplificador.

Se V. quiser conhecer o Manley Purist vá ao mausoléu da empresa.

http://www.manleylabs.com/containerpages/purist99.html

 

Abaixo o diagrama das entradas.

As 6N1P podem ser indistintamente utilizadas em cápsulas MM ou MC. “R” corresponde ao resistor recomendado pelo fabricante da cápsula mas V. poderá utilizar um trim pot de 25K e ajusta-lo de acordo.

Pré-amplificador - Entradas.

 

Abaixo temos o pré-amplificador de linha propriamente dito. Utiliza uma moderna válvula 6N30P (13.300 micromhos de transcondutância  e mu de 15.5)  e possui controle de MUTE (emudecimento), Narrow (estreitamento da separação estereofônica) e Large (ampliação da base estereofônica) além de volumes individuais e balanço. A retificação é feita por válvula retificadora com entrada a reator para menor ruído de fundo.

Logo a seguir daremos os dados dos reatores e do transformador de força.

Pré-amplificador – Unidade de linha e fonte e especificações esperadas se bem construído.

Especificações dos transformadores.

 

Dimensões e furações do chassi do pré-amplificador.

 

Distribuição interna dos componentes no chassi do pré-amplificador.

 

As caixas acústicas.

 

 Incluímos aqui dois modelos de caixas susceptíveis da mais alta qualidade de reprodução sonora. A primeira delas é a “VektorHorn” sugerida por Seigei Normann que gentilmente cede o projeto e as fotos das variações construidas. É uma evolução para maior e melhor do Grundig Phonogen  http://www.novacon.com.br/audiogrkla.htm .

A segunda é um projeto original da LOMO para utilização em salas de cinema. Utiliza um falante de 12 polegadas e é uma derivação direta do projeto Jensen Ultraflex que pode ter opcionalmente uma corneta para médios e agudos ou um squawker especialmente adaptado em seu topo.

As técnicas construtivas são absolutamente as normais para a construção de caixas. Utiliza-se compensado de 20mm ou MDF de 20mm. A “VektorHorn” poderá vir opcionalmente equipada com um difusor na radiação direta do falante. Este difusor não é critico e aqui apresentamos duas variações de difusores e a caixa sem difusor.

Abaixo os desenhos construtivos de ambas e fotos de possíveis variantes construtivas.

Se V. se interessar em ter um conjunto com apenas duas caixas, recomendo fortemente o projeto “VektorHorn” pela sua excelente reprodução.

As superfícies pontilhadas na visão Raios X da “VektorHorn”  correspondem a lâminas de espuma destinadas a retardar o movimento das ondas provenientes da parte posterior do falante. O tweeter será sempre uma unidade externa.

Ao término do artigo sugerimos ligações com múltiplas caixas e múltiplos amplificadores de potência, introduzindo o diagrama de retardo +45º-45º que lhe reproduzirá quadrafonia SQ ou lhe dará novas dimensões acústicas quando conjugado ao Controle de timbre que sugerimos no segmento anterior.

 

VektorHorn

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LOMO ou Jensen Ultraflex

 

 

 

Nota:  Com diâmetro de 350mm na parte frontal o mesmo gabinete poderá receber um woofer de 15 polegadas.

 

Lembramos que o gabinete acima é uma variação do “Corner Ultraflex” cujo desenho original expomos abaixo. O Ultraflex  acima demonstrado poderá trabalhar como corneta dobrada se utilizada como no desenho abaixo.

 

 

 

 

Opção 1 = Montagem paralela à parede

Opção 2 = Montagem em canto

Opção 3 = Operando como corneta de canto.  Verifique passagem de ar nos cantos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Esquema de ligação simples com dois amplificadores de potência.

Com duas, quatro ou seis caixas acústicas.

 

 

Ligação com decodificador matricial para quatro canais com rotação de fase fixa  -45° +45°.

Esquema com dois amplificadores de potência em quatro caixas.

Esquema com quatro amplificadores de potência.

Os amplificadores A2 e B2 podem ser do tipo Randall (2x EL34) http://www.novacon.com.br/audioamprand.htm   ou  Darius Loftin White (300B) http://www.novacon.com.br/audioampdelof2.htm  ou o PhaSe1 (6S33) http://www.novacon.com.br/audioampdecar.htm .

 

 

 

Anexo A   Anexo B 

 

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